TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Administração Unopar

Por:   •  22/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.114 Palavras (13 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        PASSO UM        4

2.2        PASSO DOIS        5

2.3        PASSO TRÊS        7

2.4        PASSO quatro        8

2.5        PASSO CINCO        10

3        CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14

  1. INTRODUÇÃO

No livro "Adapte-se ou Morra" (Fast Company) fala sobre algumas lições de grandes pensadores do mundo dos negócios trazendo uma mensagem clara para todo empreendedor: Adaptar a empresa ao mercado é fundamental para fazer bons negócios.

Esse tema está relacionado com a gestão da mudança da organização, pois para se adaptar ao desenvolvimento da empresa no mercado, ela deve se reinventar e até inovar para se manter viva no mercado.

Em nossas vidas, tudo gira em torno da adaptação e um exemplo disso está refletido na frase popular de que “as coisas mudam”. Embora seja uma frase de raso conteúdo, reflete muita verdade, sobre tudo no mundo empresarial onde, tristemente, muitos empreendedores não entendem ou aceitam o processo de adaptação, não aplicando-o no dia a dia de sua empresa resultando na incapacidade de se adaptar à essas mudanças, sendo levado a maior causa do fracasso de muitas organizações.

Esse trabalho busca trazer um pouco dessa visão onde, num cenário pandêmico, as empresas precisam se reinventar e buscar novas estratégicas, tendo que se adaptarem às novas práticas empresariais caso queiram permanecerem ativos no mercado no qual atuam de maneira satisfatória e sustentável.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. PASSO UM

A diversificação de produtos é uma abordagem estratégica para o desenvolvimento de empresas, principalmente das pequenas e médias. Se implementado com sabedoria, pode ser muito útil. A diversificação ajuda a empresa a obter uma vantagem competitiva, aumentando sua participação de mercado e fornecendo oportunidades para penetrar em novos mercados onde a concorrência é menos intensa ou pode ser totalmente nula.

Portanto, a diversificação se tornou uma parte importante das estratégias de desenvolvimento de muitas empresas. A decisão de diversificar deve ser cuidadosamente pensada e feita de forma planejada. Na formulação e implementação da estratégia de diversificação de uma empresa, além do conhecimento e da experiência, também é necessária uma avaliação preliminar abrangente.

Nesse contexto, o produtor e empreendedor Edvaldo Costa poderá adotar algumas estratégias de diversificação de seus produtos a fim de ganhar mais participação de mercado, mesmo que no cenário atual tudo esteja indo bem na distribuição de sua produção, visando um melhor posicionamento no médio-longo prazo.

Uma análise SWOT da diversificação de portfólio pode demonstrar melhor os pros e os contas ao se adotar uma estratégia empresarial dessa forma, conforme exposto abaixo.

 FORÇAS

FRAQUEZAS

  • Desenvolvimento de mercado, de produtos
  • Aumento de market share
  • Estabilidade
  • Manutenção da estabilidade de oferta/demanda
  • Manutenção de nichos
  • Especialização

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

  • Inovação
  • Internacionalização
  • Parcerias
  • Expansão
  • Redução de custos
  • Desinvestimento
  • Liquidação do segmento

Produzir outros frutos também ricos em vitamina C seria o ponto de partida, começando com algumas espécies além dos citrus e, posteriormente, aumentando seu portfólio de espécie. Nessa lista temos a Acerola, Goiaba e o Morango, frutas essas tão comuns no cardápio dos brasileiros e, especialmente esses três, com melhor aceitabilidade e facilidade de distribuição.

  1. PASSO DOIS

Em todas as Teorias de Administração, a Teoria Contingencial foca na empresa de dentro para fora, tomando o meio ambiente como principal fator de estrutura e comportamento da organização. Por um lado, o ambiente oferece oportunidades e recursos, por outro impõe constrangimentos e ameaças à empresa.

Partindo da Teoria da Contingencial, o fator tecnologia passou a desempenhar um papel importante.

A COVID-19 nos trouxe consequências sociais, econômicas e políticas para o mundo, tornando a pandemia um fator chocante na economia e no desenvolvimento de todos os países. Devido a isso, a crise afeta diretamente as organizações e, devido a emergências no ambiente externo, os gestores precisam de um plano estratégico de contingência.

As medidas preventivas adotadas incluíram lavagem frequente das mãos, máscaras e distanciamento social, sendo este último um problema maior para as empresas, onde ocorreram fechamento de lojas, escolas, universidades e empresas para evitar aglomerações. Vale ressaltar ainda que, além disso, os trabalhadores precisaram que se adaptar para trabalhar remotamente sem perder o emprego por conta da pandemia.

Outro aspecto que merece destaque é o impacto psicológico, causado principalmente nos colaboradores das empresas, muitas vezes mais grave do que a própria pandemia, pois os sintomas persistem a médio e longo prazo. A globalização promoveu a propagação de epidemias, tornando difícil contê-las, e produziu esses efeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (266.5 Kb)   docx (73.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com