TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Individual

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.304 Palavras (10 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 10
























































1- INTRODUÇÂO....................................................................1

2- DESENVOLVIMENTO....................................................... 2

3- CONCLUSÃO......................................................................3

4- PLANO DE AULA.................................................................5

5- REFERÊNCIA......................................................................4







1. INTRODUÇÃO

A aula é um processo de ensinar e aprender onde se cria e desenvolve as condições necessárias para que o aluno adquira conhecimentos e habilidades desenvolvendo potenciais na sua vida tanto profissional como pessoal.

Cada aula tem as suas particularidades onde são desenvolvidos seus métodos e qualidades. A avaliação não deve ser rotulada a cada aluno e sim deve ser feita de maneira que o aluno possa demonstrar que entendeu o conteúdo da aula, de que alcançou o objetivo do professor de preparar o aluno para usar o que entendeu na vida e no dia a dia quando bater de frente com o que é necessário saber. O plano de aula é caracterizado pela descrição especifica de tudo que o professore realizará dentro da sala de aula em tempo especifico, alguns pontos são importantes, tais como: Dados do professor e da escola, objetivos a serem alcançados, conteúdos que será dado dentro de sala de aula, com objetivo de aprendizagem do discente, os objetivos a serem alcançados, os recursos que serão utilizados.

 Nesse sentido será apresentado um plano de aula interdisciplinar envolvendo as disciplinas Língua Portuguesa e Educação Física.

DESENVOLVIMENTO

AVALIAÇÃO E PLANO DE AULA

O planejamento de ensino de acordo com Libâneo (2001) consiste na previsão da ação a ser realizada, partindo das necessidades, estabelecendo objetivos, procedimentos e recursos a serem empregados, tempo de execução e formas de avaliação sempre voltada para uma leitura critica da realidade, assim, a ação de planejar consiste em uma reflexão, antes de partir para a prática.

Vasconcellos, 200 afirma que a elaboração do planejamento é um processo de construção do conhecimento e pode ser compreendidos em etapas.

Entretanto, o plano de aula é uma ferramenta muito importante para o professor. Por meio dele, o educador pode fazer a previsão dos conteúdos que serão dados, as atividades que serão desenvolvidas, os objetivos que pretende alcançar, e as formas de avaliação.

Um plano de aula tem sempre sua origem num projeto pedagógico institucional que dinamiza as direções do ensino, detalhadas num plano de curso e de unidade. É uma previsão de atividades vinculadas a um plano de ensino mais amplo desenvolvidas em etapas seqüenciais, em consonância com objetivos e conteúdos previstos. Serve para organizar a intenção do professor e o modo de operacionalizá-la. Expressa, ainda, as opções desse professor diante de seu contexto de trabalho, que implica pensar simultaneamente o conteúdo e os sujeitos com os quais interage. A preparação de aulas é uma tarefa indispensável, deve resultar num documento escrito, que servirá de orientação.
Na elaboração de um plano de aula deve-se levar em consideração que a aula é um período de tempo variável, geralmente um tópico não se encerra em apenas uma aula, por isso devemos planejar um conjunto de aulas bem como uma analise da avaliação da aprendizagem que deve fazer parte da rotina em sala de aula, sendo utilizada de forma contínua e processual, como um dos aspectos complementares do processo ensino e aprendizagem. Para a realização de uma avaliação que priorize a modalidade formativa, existe uma grande variedade de instrumentos avaliativos, sendo que devem ser selecionados visando os objetivos propostos. - A avaliação diagnóstica é aquela que acontece geralmente no começo do ano letivo, antes do planejamento, onde o professor verifica os conhecimentos prévios dos alunos, o que eles sabem e o que não sabem sobre os conteúdos. Não tem a finalidade de atribuir nota. - A avaliação formativa acontece durante o processo de ensino, com a função de repensar o ensino, pensar em outra proposta para o aluno aprender. Fornece dado para aperfeiçoar o processo ensino e aprendizagem, verifica se os objetivos foram ou não atingidos. Também não é atribuída nota. - A avaliação somativa acontece no final do processo de ensino. Serve para ver o que o aluno aprendeu depois de todo conteúdo trabalhado pelo professor. São atribuídas notas que serão divulgadas posteriormente. Esta avaliação é realizada no final de um período de ensino, a fim de atribuir uma nota ou dar um certificado aos alunos, relativos a uma unidade, capítulo, curso ou trabalho semestral, entre outras coisas. “E acrescentam que é justamente a avaliação que gera tanta ansiedade e defesa entre os alunos, professores e programadores do ensino”. É a partir daí que percebemos que muitos educadores, pais e alunos, ainda não compreendem o real significado da avaliação e acabam tornando-as um instrumento punitivo, de ameaça, voltado exclusivamente para o aspecto de julgamento, para uma classificação. Os instrumentos avaliativos mais utilizados pelos professores e citados pelos mesmos, são: trabalhos (individuais ou em grupos), provas objetivas e dissertativas, pesquisas.

Nesse sentido Perrenoud salienta:

(...) Não existem medidas automáticas, avaliações sem avaliador nem avaliado; nem se pode reduzir um ao estado de instrumento e o outro ao de objeto. Trata-se de atores que desenvolvem determinadas estratégias, para as quais a avaliação encerra uma aposta, sua carreira escolar, sua formação. (...) Professor e aluno se envolvem num jogo complexo cujas regras não estão definidas em sua totalidade, que se estende ao longo de um curso escolar e no qual a avaliação restringe-se a um momento. (Perrenoud 1990, p.18).

O professor também faz parte desse sistema, porém para ser um bom profissional deve se despir dessas avaliações errôneas que, muitas vezes, determinam o fracasso escolar.

Portanto, o profissional da educação tem que saber usar de forma adequada esse recurso avaliativo.

Para Luckesi, "A avaliação só nos propiciará condições para a obtenção de uma melhor qualidade de vida se estiver assentada sobre a disposição para acolher, pois é a partir daí que podemos construir qualquer coisa que seja."

O professor tem que estar disposto a transformar a realidade do seu aluno, mas primeiro terá que aceitá-lo do jeito em que se encontra. Ao acolher esse sujeito está dando uma chance de mudança, apresentando novos caminhos construirá, juntamente com ele, uma nova realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (130.7 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com