TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio La chef Gato

Por:   •  2/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.838 Palavras (16 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 16

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 PASSO 1 5

2.2 PASSO 2 7

2.2.1 Item a 7

2.2.3 item b 8

2.3 PASSO 3 9

2.3.1 Item a 9

2.3.2 Item b 10

2.3.3 Item c 10

2.3.4 Item d 11

2.4 PASSO 4 12

2.4.1 Item a 12

2.4.2 Item b 12

2.4.3 Item c 12

2.5 PASSO 5 14

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 16

REFERÊNCIAS 17

1 INTRODUÇÃO

A empresa Le Chef Gatô foi fundada em 2011 pelo casal e sócios proprietários Ednei e Claudia, e é especializa na produção e comercialização de doces e chocolates finos. Mesmo com a retração econômica vivência nos últimos anos no Brasil, a Le Chef Gatô experienciaram um crescimento de seu negócio.

Com o crescimento de seu negócio, os sócios-proprietários começaram a ter problemas relacionados a gestão do negócio, como problemas com as rotinas burocráticas, precificação de seus produtos, desperdício de ingredientes e produtos acabados, entre outros. Mesmo assim, Edinei e Claudia resolveram iniciar um processo de expansão da empresa, visando aumentar os seus lucros

Neste contexto, o objetivo deste trabalho é investigar e dissertar sobre os aspectos inerentes a expansão da Le Chef Gatô, buscando relacionar os cenários propostos com as disciplinas de Planejamento Estratégico, Macroeconomia, Estratégia Empresarial e Negociação, Teorias da Administração e Planejamento Tributário.

Espera-se que, com o decorrer do trabalho, sejam abordados de maneira práticas os conteúdos relacionados com estas disciplinas, na missão de promover um aprendizado integral e prático, utilizando da situação geradora de aprendizagem como uma ferramenta de aprendizado.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PASSO 1

A palavra empowerment não tem tradução direta para o português, mas é decodificado como “repotenciamento”, “empoderamento”, “energização”. No contexto empresarial, o empowerment é uma ferramenta gerencial muito utilizada por organizações modernas, cujo objetivo é a transferência de poder para os colaboradores da empresa, para que possam tomar decisões de maneira autônoma.

Esta ferramenta tem com fundamento a descentralização do poder, repassando-os pelos diversos níveis hierárquicos da organização, possibilitando que os colaboradores possam tomar decisões de maneira autônoma e aproveitando toda a criatividade e conhecimento da equipe de trabalho. Ao compartilhando o poder decisório, os processos se tornam mais eficazes, além de ser um fator motivacional para os funcionários, que sentirão mais confiantes sabendo que são qualificados para tomar decisões por conta própria, criando um sentimento de propriedade.

De acordo com Lima e Frota (2002), o empowerment tem como base o conceito de delegação. A delegação consiste em conferir, conceder poder a alguém para decidir sobre algum assunto ou decisão, o representando. Assim, segundo as diretrizes do empowerment, a delegação é um processo benéfico para toda a estrutura organizacional, onde a alta cúpula administrativa delega para uma pessoa ou equipe de trabalho, autoridade e autonomia para realizar um projeto ou tarefa, assumindo a responsabilidade de conclui-la.

Esta equipe de trabalho ou pessoa que recebeu poder decisório poderá delegar autoridade e competência de parte da tarefa para outros colaboradores da organização, construindo uma rede autônoma de poder em prol do melhor meio de se concluir o assunto requisitado. Este fato fortalece a organização, onde se admite poder a vários colaborados que tem competências específicas para a resolução da tarefa, possibilitando que esta seja concluída do melhor jeito possível. Além disso, inclui-se o fator motivacional de conceder poder a um colaborador, criando um sentimento de satisfação e responsabilidade pelo crescimento da empresa.

De acordo com Bravin (2012), os quatro pilares principais do empowerment são:

● Poder: No quesito poder, este quesito é alcançado por meio da delegação de autoridade, autonomia e responsabilidade sobre alguma tarefa ou projeto, sendo repassado pelos diversos níveis de hierarquia dentro da organização. Esta delegação demonstra confiança nos colaboradores, dando-lhes autonomia e liberdade para tomar decisões

● Motivação: No que tange a motivação, a empresa deverá reconhecer desempenho de seus colaboradores, os recompensando quando há resultados positivos.

● Desenvolvimento: Para conceder autonomia e responsabilidade, é necessário que os colaboradores sejam capacitados. Assim, a empresa deverá oferecer treinamentos, informações e conhecimento para o desenvolvimento das competências pessoais dos colaboradores

● Liderança: No contexto do empowerment, a liderança é descentralizada, mas deve ser orientada por meio de metas e objetivos.

No caso da empresa Le Chef Gatô, é observado que os sócios-proprietários Edinei e Cláudia “estavam sobrecarregados nas tarefas administrativas e de gestão, mesmo assim decidiram aproveitar a oportunidade de expandir os negócios”. Assim, percebe-se que o poder decisório no que tange as tarefas administrativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com