TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio le chef gato

Por:   •  5/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.120 Palavras (9 Páginas)  •  916 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

DESAFIO PROFISSIONAL

Le Chef Gatõ

Campo Verde/ MT

2019

DESAFIO PROFISSIONAL

Le Chef Gatõ

Ana Paula Pereira Borges         RA 1037452852

Elidiane de Mello Teixeira          RA 1007397202

Leticia Maria Romani                  RA 9918002622

Luciana Claudia dos Santos       RA 2865968073

Vagna Helica de Almeida Silva   RA 1057541863

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        EMPREENDEDORISMO        4

3        NEGOCIAÇÃO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL        5

4        DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO        6

5        ANÁLISE SWOT DA LE CHEF GATÕ        8

6        PROPOSTA DE CONSULTORIA ESTRATÉGICA        9

7        CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12




  1. INTRODUÇÃO

Este desafio tem por objetivo mostrar os conceitos e como retratar na prática o conteúdo das aulas de Empreendedorismo, Comportamento Organizacional, Técnicas de Negociação, Desenvolvimento Pessoal e Profissional e Gestão do Conhecimento.

O estudo de caso evidencia o crescimento da empresa Le Chef Gatõ, uma doceria que iniciou pequena e vem expandindo diariamente tendo atualmente quatro lojas além de praticar vendas pela internet e atendimento delivery.

Durante a realização do trabalho será possível conhecer a história do casal Ednei e Claudia que vem expandindo os negócios, mas, enfrentam dificuldades em relação à administração por conta de muitos procedimentos existentes e poucos colaboradores para realiza-los.

Para auxiliar os gestores no processo de expansão realizaremos a definição do negócio identificando os problemas e de qual forma resolve-los, formas de negociação com fornecedores, identificar os principais concorrentes, discorrer sobre o desenvolvimento de pessoas, realizar a análise do ambiente externo e interno e ainda propor melhorias para a Le Chef Gatõ.

A realização do trabalho irá estimular a aprendizagem, através da análise crítica de situações reais que são vividas nas empresas, e assim correlacionar a teoria com a prática proporcionando melhor assimilação do conteúdo estudado.


  1. empreendedorismo

As principais características do empreendimento são.

Marca: Le Chef Gatõ

Produtos: Brigadeiros, Doces Especiais, Coxinha de Morango, Bolos, Produtos da Época.

Serviços: Venda online, sistema delivery, atendimento aos clientes na loja.

Infraestrutura: As lojas contam com espaços pequenos, mas aconchegantes para que os clientes possam degustar os produtos.

Segmento: Comercio varejista

Público-Alvo: Classe média alta

Concorrentes: As principais concorrentes são a Brigaderia, São brigadeiros e Kopenhagen, sendo que as duas primeiras atuam apenas no estado de São Paulo enquanto a Kopenhagen tem abrangência nacional.

Estrutura Organizacional

Divisão do Trabalho: Ednei fazia os doces com mais dois funcionários, e na operação da loja tinha mais dois atendentes, Claudia ficava no administrativo e suporte operacional.

Serviços Contratados: a empresa contratou serviços de uma nutricionista e uma empresa especializada em marketing

Os principais problemas ocorridos durante a expansão da empresa foram relacionados ao gerenciamento, como rotinas burocráticas, precificação de produtos, falta de funcionários e de treinamento, atendimento a clientes, controle inadequado de estoque, desperdício com matéria prima.

A maior parte dos problemas ocorre por falta de planejamento, a empresa precisa contratar mais pessoas para gerir o negócio uma vez que a empresa vem crescendo, contratar um profissional na área administrativa a fim de realizar as rotinas burocráticas e a precificação e controle de custos dos produtos, contratar uma empresa terceirizada para efetuar o recrutamento e seleção de colaboradores, assim como treinamentos inclusive para proporcionar um bom atendimento aos clientes, controlar o estoque evitando compras desnecessárias e desperdícios.


  1. negociação e comportamento organizacional

A empresa deve realizar contratos com os fornecedores a fim de deixar explícito as obrigações e direitos de ambos, os contratos devem definir prazo de entrega, pagamento, exclusividade entre outros aspectos.

A Le chef gato deve trabalhar com mais de um fornecedor para evitar que algum problema atrase a produção, definindo a quantidade de produtos que devem ser entregues, o ideal e manter um estoque enxuto e a reposição ser realizada semanalmente, uma vez que o chocolate é um produto que necessita de cuidados para não estragar gerando desperdícios.

Concorrência é a rivalidade entre empresas do mesmo segmento que desejam vender seus produtos ao mesmo público.

Concorrência direta são as empresas que oferecem o mesmo produto e serviço na mesma faixa de preços com pontos de vendas semelhantes e mesmo público alvo, ou seja, as empresas que são parecidas.

Concorrência Indireta são empresas que vendem produtos e serviços substitutos que não são iguais a empresa, mas atendem a necessidade do público. A empresa possui diversos concorrentes, diretos e indiretos, os diretos são a Kopenhagen, Brigaderia e São Brigadeiros, ambos possuem produtos parecidos voltados para o público da classe Média alta e alta, e buscam conquistar o cliente através do atendimento personalizado e produtos similares, como concorrentes indiretos podemos citar a Cacau Show e Brasil Cacau que vendem chocolate, mas tem foco no produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (156.8 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com