TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Unopar

Por:   •  3/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.114 Palavras (9 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DELEON SOARES ALVES

LEONAM ANDERSON PEREIRA MENDES

MICHEL GEFERSON MACHADO DOS SANTOS

ODELI MENDES ROCHA DE SOUZA

THAYS PEREIRA MENDES

PRODUÇÃO TEXTUAL - GRUPO – 1º SEMESTRE - 2013

[pic 3]

Ceilândia

2013


DELEON SOARES ALVES

LEONAM ANDERSON PEREIRA MENDES

MICHEL GEFERSON MACHADO DOS SANTOS

ODELI MENDES ROCHA DE SOUZA

THAYS PEREIRA MENDES

PRODUÇÃO TEXTUAL - GRUPO – 1º SEMESTRE - 2013

Trabalho apresentado ao Curso de Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Economia e modelo de Gestão, Relações Interpessoais, Tecnologia e Desenvolvimento Humano, Ética, Política e Sociedade.

Professores: Joenice L. D. Santos, Ulysses Januzzi, Elizete A. Z. Oliveira, Henry Nonaka e Márcia Bastos.

Ceilândia

2013


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ................................................................................................................ 3

1 – APRESENTAÇÃO DA EMPRESA ........................................................................... 4

2 – PRIMEIRO DESAFIO ................................................................................................ 4

3 – SEGUNDO DESAFIO ............................................................................................... 5

4 – TERCEIRO DESAFIO ............................................................................................... 6

5 – QUARTO DESAFIO .................................................................................................. 7

6 – QUINTO DESAFIO ................................................................................................... 8

CONCLUSÃO ............................................................................................................... 10

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA .................................................................................. 11


INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo geral levar os alunos a refletir sobre o sistema de gestão das organizações, fazendo com que escolham uma empresa e façam uma pesquisa relatando as informações obtidas para a resolução dos desafios propostos pelo grupo de docentes do primeiro semestre.

No primeiro desafio proposto o grupo terá identificar o mercado que a empresa está inserida, descrevendo quais os seus principais produtos e sua estratégia de venda. No segundo desafio devem descrever em quantas áreas funcionais a empresa está estruturada. No terceiro desafio será analisado se a empresa possui um código de ética e se esse código é conhecido e praticado pelos funcionários da organização. No quarto desafio será descrito como é realizada a comunicação da organização com o empregado, se existem barreiras na comunicação e o que se propõe para solucionar essas barreiras. Já no quinto, e último, desafio proposto será analisado quais os programas e aplicativos a organização possui instalado e funcionado nos computadores, qual o grau de conhecimento dos colaboradores em relação aos programas utilizados e o que o gerente pensa a respeito da internet ser liberada a todos os funcionários, destacando as vantagens e desvantagens.

1 – APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A pizzaria Bella Pizza, inaugurada em 2011, desde o início de suas atividades, sempre colocou a busca pela qualidade do seu produto em primeiro lugar. Desde o planejamento da área de trabalho, treinamento do pessoal, os cuidados extremos com a higiene, a escolha dos produtos utilizados, tudo, absolutamente para atingir um nível de excelência. Nesses 2 (dois) anos de vida formou-se um público fiel e cativo, com forte tradição familiar, assim o proprietário já pensa em um novo endereço com perspectiva de atender a demanda e ampliar o serviço.

2 – PRIMEIRO DESAFIO

A empresa pesquisada é do ramo alimentício, no segmento de pizzaria, situada na região Centro-Oeste, Planaltina-DF a qual, hoje possui cerca de 165.000 (cento e sessenta e cinco mil) habitantes.

Seu principal produto é a pizza, além de outras massas como lasanha, macarronadas e bebidas. A Bella Pizza sempre busca alternativas para acompanhar o mercado, criando várias receitas e implantando o delivery (tele entrega), oferecendo um cardápio diferenciado pela excelência dos seus produtos e pela sua variedade (mais de 20 sabores de pizzas e 8 tipos de massas). Toda marca de sucesso tem como características a qualidade, o atendimento, preço e ambientação, adjetivações que conferem a Bella Pizza um selo de qualidade. O mercado é dinâmico e é preciso enfrentá-lo, desafiá-lo, propor novas soluções. Por isso, a Bella Pizza está sempre se atualizando para fazer o diferencial.

Para o empreendedor se sair bem após um investimento é preciso conhecer o mínimo sobre a atividade que pretende administrar e, no caso da Bella Pizza, os proprietários investem naquilo que detém certo conhecimento, usando a estratégia citada acima para aumentar o lucro com perspectiva de expandir a participação de mercado e ampliar o conhecimento da marca Bella Pizza. Quanto a região escolhida, por se tratar da cidade onde residem os proprietários.

3 – SEGUNDO DESAFIO

A pizzaria Bella Pizza possui 8 áreas funcionais:

  • Gerência: função relativa à coordenar e liderar toda a área funcional da empresa. Funções: Comandar e incentivar.
  • Marketing – função relativa à identificação das necessidades de mercado, bem como à colocação dos produtos e serviços junto aos consumidores. Funções: produto e distribuição.
  • Produção – função relativa à transformação das matérias-primas em produtos e serviços a serem colocados no mercado. Funções: fabricação e qualidade.
  • Administração financeira – função relativa ao planejamento, captação, orçamentação e gestão dos recursos financeiros, envolvendo também os registros contábeis das operações realizadas na empresa. Funções: gestão dos recursos disponíveis e contábil.
  • Administração de materiais – função relativa ao suprimento de materiais, serviços e equipamentos, à normalização, armazenamento e movimentação de materiais e equipamentos da empresa. Funções: Aquisições e gestão de materiais e equipamentos.
  • Administração de recursos humanos – função relativa ao atendimento de recursos humanos da empresa. Funções: pagamentos e recolhimentos e desenvolvimento de recursos humanos.
  • Administração de serviços – função relativa a administração do escritório, documentação, patrimônio imobiliário da empresa. Funções: serviços de apoio e patrimônio imobilíario.
  • Manutenção – função relativa a limpeza do ambiente, uma vez que num ambiente que trabalha com alimentos a limpeza é fator fundamental de credibilidade ao estabelecimento. Funções: limpeza, manutenção dos equipamentos e utensílios.

4 – TERCEIRO DESAFIO

Ética ou filosofia moral é a reflexão sobre noções e princípios que fundamentam a vida moral. É o conjunto de princípios e valores que norteiam as escolhas, a ação moral. Qualquer escolha que o sujeito faça está fundamentada em um princípio ético.

O código de conduta ética, da Bella Pizza, é um instrumento destinado a aperfeiçoar os relacionamentos da organização e elevar o clima de confiança nela existente. Tem por objetivo estabelecer os princípios éticos e normas de conduta que devem orientar as relações internas e externas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com