TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo Administrativo, Processo Administrativo: Planejamento da ação empresarial

Por:   •  28/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.550 Palavras (7 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 7

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE

CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

CLAITON RODRIGUES MEIRA

RA: 2917607957

JESSICA CRISTIANE VIANTE

RA: 8409828099

KARINE CRISTINE BRUSKE

RA: 8061773545

LAIS AMANDA POLSIN

RA: 9804466270

VANESSA MANZANI CARDOSO

RA: 8823380224

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROFESSOR: CELI LUCIANO

Joinville

Abril 2015[pic 2]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE

CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

CLAITON RODRIGUES MEIRA

RA: 2917607957

JESSICA CRISTIANE VIANTE

RA: 8409828099

KARINE CRISTINE BRUSKE

RA: 8061773545

LAIS AMANDA POLSIN

RA: 9804466270

VANESSA MANZANI CARDOSO

RA: 8823380224

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS – ETAPA 01 E 02

Trabalho do curso de Ciências Contábeis  da Faculdade Anhanguera Educacional – Joinville– com requisito de avaliação da disciplina de Processos Administrativos.

Apresentado ao professor Celi Luciano Gonsalves.

Joinville

Abril 2015[pic 3]


SUMÁRIO

1.        ETAPA 01        

1.1.        INTRODUÇÃO        

2.        ETAPA 3        

2.1.        Passo 1        

2.2.        Passo 2:        

3.        ETAPA 4        

3.1.        Passo 1        

3.2.        Passo 2        

3.3.        Passo 3        

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

5.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRAICAS:        

6.        APÊNDICE        

ETAPA 01

PASSO 01

  • Aula-tema: O processo Administrativo. Processo Administrativo: Planejamento da ação empresarial.

1 .Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?

R: Para ser um gestor de sucesso é necessário manter a equipe sempre motivada, traçar metas para um bom desempenho da empresa e dos funcionários e acima de tudo saber solucionar os problemas que surgirão nas mais diversas situações.

Segundo a Revista Exame, publicada em 13/04/2012,” Comandar uma grande empresa requer habilidades para lidar com inúmeros desafios, que vão desde saber gerir equipes e mantê-las motivadas até traçar rotas de crescimento competitivas, mesmo com alguma alteração de regra do mercado.” Contudo, além de resolver as crises e os conflitos, um bom gestor necessita ter as seguintes habilidades que são essenciais para uma boa gestão.

* Habilidades Técnicas: Está relacionada mais a área operacional da empresa, pois um bom gestor precisa ter o conhecimento técnico e a experiência que envolve o trabalho a ser executado. É necessário que o mesmo possua facilidade na aplicação das técnicas e nos devidos procedimentos que envolvem sua função. Esta habilidade está diretamente relacionada com o conhecimento que se tem acerca das atividades a serem desenvolvidas.

* Habilidades Humanas: Está diretamente relacionada com a maneira de lidar com pessoas, ou seja, exercer a sua capacidade de se comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou direcionados ao grupo. Esta habilidade pode ser subdividir em:

* Adaptabilidade: Cada organização possui sua particularidade e um bom gestor é capaz de se adaptar a cada uma delas. Ele precisa saber se comunicar com qualquer tipo de pessoa, desde o proprietário da empresa até um colega de trabalho.

* Resiliência: No dia-a-dia das empresas o gestor é submetido constantemente sob grande pressão. Porém, um gestor que possui esta característica sabe superar este desafio da maneira mais tranquila possível, ou seja, a resiliência é a capacidade de saber lidar com os problemas e resistir à pressão nas mais diversas situações.

* Interatividade: É preciso uma boa convivência com sua equipe de trabalho, gerando respeito e fazendo com que as decisões sejam bem aceitas ao serem tomadas. Caso seja necessário, o gestor pode auxiliar nas atividades a serem exercidas, que neste momento seria uma maneira de desenvolver a cooperação junto ao grupo, valorizando o trabalho realizado de cada um. Podemos considerar que esta atitude faz um verdadeiro diferencial no dia-a-dia de uma empresa, pois assim o gestor é capaz de identificar e distinguir as habilidades de cada funcionário.

  • Polivalência: Um bom gestor precisa conhecer todas as áreas que envolve a empresa e saber comandá-las. É necessário que ele tenha conhecimento especializado e experiência, pois ele precisa estar pronto para administrar qualquer departamento dentro de uma organização.

  • Ponderação: No decorrer de sua gestão, o líder enfrenta diversas situações e que precisa que certas decisões importantes sejam tomadas. De certa forma estas podem alterar a direção da empresa e das pessoas  aos quais estejam envolvidas. Sendo assim, é necessário que o gestor saiba analisar o momento certo e como serão as possíveis consequências durante o processo.

http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/5-habilidades-essenciais-de-um-bom-lider

  • Habilidades Conceitual: Está diretamente relacionada com a capacidade de enxergar a empresa como um todo, envolvendo a sua capacidade de planejar e organizar. Um gestor que possui esta habilidade deve estar apto a compreender todas as funções que envolvem a organização, como a mesma funciona e como ela se relaciona com o ambiente que a cerca, pois como são cargos ocupados por profissionais de níveis elevados na empresa (gerente, coordenador), exige que o gestor possua capacidade de análise critica, facilidade na compreensão das dificuldades e nas possíveis tomadas de decisões.

2 . O conceito de Empresa, de gestor e empresário?

R: Empresa é uma organização, apresentada de forma jurídica, constituída por pessoas, com a função de produzir algo, oferecer bens e serviços e, sobretudo atender as necessidades de seus colaboradores.  Concentrada na obtenção de lucros, empresa é uma estrutura constituída por indivíduos que relacionam entre si, com a finalidade de alcançar um objetivo em comum.

Gestor é um colaborador de uma empresa, que possui características de liderança, com a capacidade de estabelecer regras e procedimentos para implantação e execução de atividades dentro de uma organização, atingindo assim os devidos objetivos propostos pela empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (172 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com