TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo Decisório

Por:   •  26/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

GISELLE BOLLORINI THURLER

2037392

PROCESSO DECISÓRIO

MACAÉ, 2021

Introdução:

Para utilização do processo Decisório eficiente neste período da Pandemia, vou falar sobre a nossa logística e sobre uma ausência de uma gestão eficiente pode custar caro e levar a empresa a perder espaço em seu mercado que, independentemente de qual seja, sempre apresenta grandes concorrências.

Primeiramente devemos conhecer os pontos fortes da empresa e as oportunidades de melhoria.

O planejamento é responsável por ampliar os horizontes de um gestor. É preciso planejamento.

Identificar riscos e ameaças futuras e criar estratégias para eliminá-las antes que ocorram.

Para ter uma gestão mais eficaz e poder tomar uma decisão sobre qualquer problema da empresa precisamos dos pontos abaixo:

Simplicidade nos processos;

Honestidade e transparência nos diagnósticos;

Ética e profissionalismo em todas as ações.

Além de ferramentas de gestão e dos pontos acima citados, é necessário ter consciência de como as mídias sociais podem contribuir com a evolução da empresa.

Como exemplo vou utilizar a empresa que trabalho, Grupo Cimentolândia Macaé, empresa de Médio porte, tempo de mercado 30 anos, a nossa ferramenta escolhida para o processo decisório e o conhecimento das normas, valores e regras da empresa.

Identificação do problema: Logística.

Identificando nosso problema verifiquei que a nossa logística não está conseguindo atender a grande demanda de vendas e as entregas sofrem pois com o covid-19 estávamos tendo na região dos lagos uns grandes números de Barreiras Sanitárias, com isso a grande maioria das entregas estavam voltando e deixando nossos clientes insatisfeitos com nossos serviços prestados.

Após a identificação dos problemas acima, com a pandemia, reaprendemos a trabalhar a fazer o que nunca havíamos feitos antes, procuramos melhorar nossa logística mesmo sabendo que muitas cidades da região dos lagos estavam com barreiras sanitárias o que atrapalhava muito o andamento de nossas entregas.

Diagnostico:

Pensamos em uma logística eficiente, no qual atendemos a necessidade do cliente e tentamos resolver e sanar o problema dentro de 24 horas, com isso o cliente ficaria satisfeito.

Critérios de decisão:

Enquanto houver pandemia teremos que todos os dias criar, reinventar, pensar fora da caixa para poder trazer lucro, diminuir as despesas e fazer a empresa a continuar a crescer mesmo num período de pandemia, onde a grande maioria das empresas fecharam as portas, nós triplicamos nossas vendas de aço e de cimento. No primeiro mês da pandemia pulamos de 80 mil sacos para 155 mil sacos.

Melhor decisão e avaliação do nosso problema:

A logística melhorou, mas uma equipe bem capacitada e capaz de fazer milagres. Hoje nossa logística está trabalhando dentro de todos os problemas que aparecem no dia a dia por exemplo: caminhão quebrado, pneu furado, falta de material, devoluções, preços etc.

O importante de todos os processos acima, e focar e tentar fazer o impossível.

Desenvolvimento:

Nome da empresa: Cimentolândia Macaé e Arcelormittal

Ramo de atividade: Distribuição de aço e Cimento.

Tempo de mercado: 30 anos

Estratégia escolhida para vencer a crise: Não para mesmo diante de tantas dificuldades.

Na etapa anterior falei da logística e o grande problema devido as barreiras sanitárias, nesta irie detalhar o início da pandemia, vendas, demissões, a crise e como evoluímos.

Nesta Etapa vou falar sobre as vendas que no início da pandemia era a nossa grande preocupação, como vender e entregar sem poder entrar em macae e movimentar nosso estoque interno.

Como fazer a empresa continuar rodando sem demitir nossos funcionários.

No final de março de 2020 no início da pandemia, tivemos que parar nossas operações na base e buscar meios de fazer a empresa continuar vendendo e evitar que houvesse demissões.

Escolha de alternativa:

Fizemos um comitê chamado Covid-19 e resoluções, e começamos a tomar todas as decisões junto ao dono da empresa como iriamos fazer para trabalhar.

Implementação da decisão:

Decidimos que iriamos fechar a empresa conforme o Decreto municipal e iriamos operar somente com as quatros das melhores vendedoras e eu do administrativo financeiro para fazer a empresa continuar mesmo que todas estivéssemos em home office.

Nossa inadimplência aumentou consideravelmente, mas nossas vendas não caíram, foi ao contrario vendemos mais do que imaginávamos.

Avaliação da decisão:

Nos cincos fizemos a empresa rodar por 45 dias em home office e os outros demais funcionários 35 exatamente ficaram em casa em banco de hora.

Tivemos uma gestão compartilhada com o grupo do comitê e o dono da empresa, buscando ideias e soluções.

Num mês normal venderíamos 80 mil sacos e 700 toneladas de aço, mas em março de 2020 vendemos 155 mil sacos e 1000 toneladas de aço superando nossas expectativas.

Nossa inadimplência que estava ruim, conseguimos reduzir e com uma análise de credito mais detalhada estávamos avaliando mais o mercado com medo que se tivesse um lockdow no estado, se nossos clientes realmente iriam conseguir ter fluxo de caixa para nos pagar.

Deu certo, pois dentro da nossa gestão compartilhada buscamos manter o emprego dos funcionários que estavam em casa pelo banco de hora e em casa trabalhando em Home Office.

Não foi fácil, lutamos dia após dia, sabendo das dificuldades de vender e entregar nosso produto para nossos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com