TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo Empreendedor

Por:   •  17/4/2017  •  Resenha  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 6

Origem

A origem da palavra empreendedor é derivada da palavra francesa entrepeneur, que foi utilizada pelo economista irlandês Richard Cantillon para descrever o “ indivíduo que assumia riscos”.

O empreendedorismo esta na veia humana a muitos séculos, os homens primitivos naquela época buscando a sobrevivência, confeccionavam armas com o intuito da caça aos animais, com o passar dos anos podemos observar muitos marcos importantes de empreendedorismo atrelados a inovação, um exemplo clássico desse desenvolvimento empreendedor foram as civilizações egípcias, que com muita habilidade, estudo e inteligência construíam as pirâmides, eram necessários 30 mil homens e 20 anos de trabalho, os mesmos na agricultura utilizavam a cheia do rio Nilo para preparar a terra para o plantio da safra seguinte, também foram muito relevantes nas áreas da engenharia e matemática.

Esses esforços em busca da sobrevivência e posteriormente a demonstração do conhecimento acumulado como no caso dos egípcios evoluiu juntamente com a humanidade em interesses econômicos e o empreendedorismo ganhou novas áreas de aplicação.

No Brasil temos grandes feitos empreendedores com a exploração do território pelos portugueses no século XVII, eles começaram a ocupar essas terras definitivamente e distribui-las aos cidadãos portugueses.

Através de vários empreendimentos muitos deles utilizando mão – de – obra escrava desumana, um dos nomes de maior destaque foi o Barão de Mauá (Irineu Evangelista de Souza) foi o responsável pelos tubos para encanamento de água, armas, fabricação de caldeiras de máquinas a vapor, engenhos de açúcar, guindastes e prensas, outros nomes também deixaram seu marco empreendedor na história brasileira: Luiz de Queirós, Attilio Francisco Xavier Fontana, Valentim dos Santos Diniz, Guilherme Guinle, Wolf Klabin, Horácio Lafer e José Ermínio de Moraes.

 

Processo Empreendedor

A abertura de um novo empreendimento está integrado ao processo de empreender. Nesse processo não basta à solução de problemas em uma colocação administrativa, para o empreendedor é necessário encontrar, avaliar e desenvolver uma oportunidade, excedendo as forças que se contrapõem à criação de algo novo.

Abaixo veremos as quatro fases desse processo segundo Hisrich, Peters e Shepherd (2009, p. 31)

  1. Identificação e avaliação da oportunidade, (2) desenvolvimento do plano de negócio, (3) determinação dos recursos necessários e (4) administração da empresa resultante. Embora essas fases ocorram progressivamente, nenhuma é tratada de forma isolada ou está totalmente concluída antes de ocorrer o trabalho nas outras fases. Por exemplo, para identificar e avaliar bem uma oportunidade (fase 1), o empreendedor deve ter em mente o tipo de negócio desejado (fase 4).

No desenvolvimento do empreendedor existem três forças que atuam sobre o indivíduo a autonomia, estar em um processo contínuo de aprendizado e fazer parte do processo da humanidade (MACHADO, 2010).

Ao ter o próprio negócio a pessoa poderá colocar em prática as ideias particulares que não teria a mesma autonomia em colocar como empregado em outra empresa, porém é necessário ter claro que a autonomia não significa não ter patrão, já que o empreendedor deve sempre prestar contas e satisfazer o cliente.

A pessoa que deseja empreender precisa sempre estar em constante desenvolvimento de aprendizagem, pois, o mercado que existe hoje amanhã não existirá mais, seja por mudanças tecnológicas, de consumo ou inovação, quem está na liderança precisa estar atualizado.

Independente do empreendimento, ele começa com uma ideia na cabeça e depois de muito trabalho e esforço é transformado em um produto ou serviço. Esse processo de criação de ter visão de algo e transformar em  algo palpável é a definição do progresso humano.

TABELA 1 Aspectos do processo de empreender

Identificação e Avaliação da oportunidade

Desenvolvimento de um plano de negócio

Recursos necessários

Administração da empresa

  • Avaliação da oportunidade
  • Criação e dimensão da oportunidade
  • Valor real e valor percebido da oportunidade
  • Risco e retornos da oportunidade
  • Oportunidade versus aptidões e metas pessoais
  • Página de título
  • Sumário
  • Resumo executivo
  • Principal seção
  1. Descrição do negócio
  2. Descrição do setor
  3. Plano tecnológico
  4. Plano de marketing
  5. Plano financeiro
  6. Plano de produção
  7. Plano organizacional
  8. Plano operacional
  9. Resumo
  • Apêndices
  • Determinar os recursos necessários
  • Determinar os recursos existentes
  • Identificar a falta de recursos e os fornecedores disponíveis
  • Desenvolver acesso aos recursos necessários
  • Desenvolver o estilo administrativo
  • Conhecer as principais variáveis para o sucesso
  • Identificar problemas e possíveis problemas
  • Implementar sistemas de controle
  • Desenvolver a estratégia de crescimento

Fonte: Empreendedorismo 2010

Identificação e Avaliação da Oportunidade

Uma vez as oportunidades identificadas é necessário cada uma ser analisada e verificada cuidadosamente, a avaliação permite o empreendedor concluir se a oportunidade de determinado bem ou serviço oferece o retorno necessário em relação ao investimento que será preciso.

A oportunidade deve adaptar-se ás habilidades e aos objetivos pessoais do empreendedor, o mesmo precisa estar disposto a dispensar o tempo e energia necessário para ter sucesso, ele também deve acreditar, fazer os sacrifícios necessários para amplificar a oportunidade ao negócio resultante.

Desenvolvimento de um plano de negócio

Essa parte possivelmente será a parte mais demorada no processo de empreender, um plano de negócios é essencial não só para o desenvolvimento da oportunidade como também na obtenção dos recursos necessários e assim uma administração bem-sucedida do negócio resultante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com