TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo Empreendedor

Por:   •  6/6/2015  •  Resenha  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

O PROCESSO EMPREENDEDOR


.
No capítulo 2 o autor fala sobre a revolução do empreendedorismo, demonstra que o avanço tecnológico tem sido um grande precursor para a necessidade do aumento de empreendedores, se fazendo necessária a formalização de conhecimentos que antes, eram apenas obtidos por experiências vividas. Os exemplos de sucesso empreendedor têm sido muito mais contínuos, levando em conta que o empreendedorismo tem se difundido rapidamente como disciplina, opção profissional e principalmente como instrumento de desenvolvimento social e econômico. Analisando a atual situação dos Estados Unidos, é dado como exemplo para a centralização do crescente número de países no empreendedorismo, onde o dinamismo empresarial e o crescimento econômico, as baixas taxas de inflação e o baixo nível de desemprego. Isso nos leva a um único fim em que o empreendedorismo é a ferramenta alavancadora para o crescimento econômico, dona da crescente geração de emprego e movimentação de recursos.

O projeto GEM – Global Entrepreneurship Monitor, a uma iniciativa juntamente com os Estados Unidos e Inglaterra, com o propósito de mensurar o empreendedorismo nos países.  É considerado um dos mais ambiciosos atualmente no que se refere ao acompanhamento e análise do empreendedorismo nos países. O empreendedorismo brasileiro se deu através da criação das entidades SEBRAE e Softex na década de 1990. Apartir do estudo anual de GEM, existe duas definições  de empreendedorismo, o de oportunidade e o de necessidade. O primeiro é idealista, sabe aonde e o que alcançar, cria sua empresa com base em um planejamento prévio, e visa gerar lucros, estando ligado ao crescimento econômico. O segundo é por falta de opção se aventura empreendedorismo, sendo criados informalmente, sem planejamento adequado levando ao fracasso de muitos.  O país ainda sofre com a falta de políticas públicas duradouras com o intuito de promover a consolidação do empreendedorismo no Brasil, adotando o movimento derivado da iniciativa privada e entidades não governamentais. A quebra do padrão cultural da falta de valorização de pessoas sucesso que têm gerado riquezas para o país, deve ser desmistificado, já que dando a eles a devida valorização. Segundo uma analise histórica, o surgimento do empreendedorismo, começa através do uso do termo empreendedorismo de Marcos Polo, que tentou estipular uma rota comercial para o oriente, para vender as mercadorias de um capitalista, correndo todos os riscos.

Estudos sobre o papel e as funções do administrador, podem afirmar que há muitos pontos em comum entre o administrador e o empreendedor.  Assim, o empreendedor é um administrador, mas com diferenças se relacionado aos gerentes ou executivos de organizações, pelo fato de os empreendedores serem mais visionários que os gerentes destas. O empreendedor de sucesso possui uma característica singular, que é aprofundadamente o negócio em que atua, leva tempo e exige experiência. Outro fator de diferenciação do empreendedor do administrador é o contínuo planejamento a partir de uma visão futura.  O autor define que o empreendedor é aquele que encontra uma oportunidade e cria um negócio para adquirir capital sobre ela, assumindo os eventuais riscos. Quanto aos aspectos referentes ao empreendedor em qualquer definição de empreendedorismo detectam-se, pelo menos, os seguintes: - Utiliza recursos disponíveis de maneiras criativas, transformando o ambiente social e econômico e social. - Iniciativa para criar um novo negócio e tem paixão pelo que faz. - Assumi os riscos calculados e as possibilidades do fracasso. Acreditava-se em alguns anos atrás que o empreendedor nascia com um diferencial e era predestinado ao sucesso nos negócios. Pessoas que não possuíam essas características eram desestimuladas a empreender, mas já se sabe que isso é falso. Hoje, acredita que o processo empreendedor pode ser aprendido por qualquer pessoa onde o sucesso é decorrente de uma sucessão de fatores internos e externos ao negócio, do perfil empreendedor e de como se administra os infortúnios encontrados.  A decisão de tornar-se um empreendedor pode ocorrer por acaso. Também em razão de fatores externos, sociais e ambientais, somados as aptidões pessoais, sendo críticos para o crescimento de uma nova empresa. O processo empreendedor dá-se quando um evento gerador desses fatores oportuniza o início de um novo negócio. O talento do empreendedor surgir da percepção, dedicação e trabalho dos mesmos, e somado à tecnologia, o processo empreendedor acontece, existindo a necessidade do fator essencial para que o negócio saia do papel: o Capital. Na visão de Timmons é preciso analisar três fatores: a oportunidade, equipe e recursos. O planejamento, por meio de um plano de negócios, é a ferramenta do empreendedor, com a qual sua equipe avalia oportunidades, identifica, busca e aloca os recursos necessários ao negócio, planeja as ações a serem tomadas, implementa e gerencia o novo negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com