TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo decisório descrito pelo indivíduo e apresentado nos sistemas de apoio a decisão

Por:   •  23/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

REIS, Eliete dos; LOBLER, Mauri Leodir. O processo decisório descrito pelo indivíduo e apresentado nos sistemas de apoio a decisão. Ver. Adm. Contemporânea, Curitiba, v.16, n.16, junho de 2012.

        No artigo em questão, teve como objetivo compara os processos decisórios sem um Sistema de Apoio a Decisão e outro com o sistema. Foram utilizados os softwares AHP MAKH-ER e o protocolo verbal Think aloud para simular a escolha de requisição de um notebook.

        Foram utilizadas três alternativas para a realização da escolha, a parti delas foram gerados dezesseis critérios sendo oito para cada, dentre os critérios foram analisados velocidade de processador, memória RAM, HD, tela, peso, dimensão, marca, assistência técnica autorizada e preço, tendo o critério de manutenção como determinante na escolha.

        O software AHP MAKH-ER foi utilizado para avaliar três critérios por vez para comprar e ao final baseada na alternativa que obteve maior peso percentual. O sistema sem auxílio de um SAD definido foi o Think aloud. É realizado por dá verbalização dos pensamentos das informações em que a pessoa está prestando atenção, ou seja, os fatores que está considerando importantes, sendo o registro dos aspectos feito por gravação digital.

        O resultado do estudo feita com pessoas que possuíam informações de notebook mostrou igualdades em relação a visualização dos fatores, pois nos dois recursos as pessoas se estabeleceram a três condições, apresentando uma busca de informações parecidos. No entanto as mudanças de tempo das observações são maiores com o SAD, pois o tempo para tomada de decisão se apresentou bem maior já que com o auxílio de um sistema é fundamental seguir um processo de semelhanças para cumprir as etapas.

        Neste artigo ressalta-se que a tomada de decisão é feita com segurança quando se tem um conhecimento um conhecimento pequeno sobre a questão, por isso independentemente do método a escolha será mais segura. Um fato importante é que para uma pessoa leiga em notebook como foi o exemplo estudado a utilização de um software como o AHP pode contribuir no processo decisório com uma segurança melhor, pois o próprio sistema terá as condições mais claras para essa seleção

        Decisões simples podem não evidenciar uma grande diferença no resultado pelo dois métodos, mas ao se avaliar um senário mais complexo onde se possui um maior número de variáveis e mais detalhes que influenciam na decisão, como em ambientes industriais por exemplo, um SAD pode se fazer necessário e até obrigatório para que se possa estruturar as informações, registra-las em documentos e gráficos, do que sem um SAD pois o ser humano pode não enxergar ou ignorar uma variável que pode interferir no resultado de decisão consideravelmente.

        Observou-se também uma tendência por parte dos voluntários, em analisar primeiro os critérios do grupo configuração, ou seja, velocidade do processador, memória RAM e tamanho do HD.

A importância do estudo analisado é sem igual, tendo em vista a base teórica reforçada e os dados adquiridos como resultado, achando dados com relevância estatisticamente significativa. Apesar de que a tese não foi cem por cento comprovada dos métodos utilizados, a maioria revelou-se a favor da tese.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com