TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Coaching

Por:   •  19/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.228 Palavras (9 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

1.1 Contextualização da pesquisa

Atualmente as organizações estão vivendo um período de mudança constante. Percebe-se a importância do capital humano nas empresas e elas procuram investir cada vez mais nas pessoas.

O mercado de trabalho se transforma e busca profissionais que além das habilidades técnicas, precisam ter habilidades para liderar, motivar, ensinar e conduzir.

O coaching pode ser uma ferramenta importante para o desenvolvimento profissional, uma alternativa eficaz para quem busca o aprimoramento de suas habilidades individuais, aumento de desempenho ou transformação pessoal.

Por ser tão natural e presente no cotidiano, o processo de coaching não é percebido claramente, nem seu impacto nos resultados tão valorizados como deveria.

O objetivo desse estudo é identificar os resultados do processo de coaching no desenvolvimento profissional, avaliar a ferramenta coaching quando se trata do desenvolvimento profissional.

A consultora Selma Amaro (SER MAIS, 2011:380) afirma:

No campo do desenvolvimento pessoal e individual, o Coaching atua basicamente na maximização das competências comportamentais (saber ser), a fim de preparar, orientar, apoiar, incentivar e ajudar as pessoas a atingirem suas metas de vida e/ou carreira. Mas o seu principal objetivo é estimular o autoconhecimento e a melhoria da qualidade de vida. Nas organizações, contribui para o desenvolvimento de uma cultura de liderança Coach com ênfase na aprendizagem, na descentralização das decisões, na formação de times de alta performance e no desenvolvimento de novos Coachees.[...] O Coaching nas organizações não centraliza suas ações apenas no desenvolvimento da gestão. Em sua visão sistêmica do todo, procura desenvolver as habilidades de gestão do negócio, de processos, do conhecimento e de pessoas.

Coaching é um processo que possibilita que o capital humano circule livremente dentro da organização. É uma ferramenta para lidar com a diversidade, tirando o máximo proveito das similaridades e diferenças.

No nosso contexto atual, surge a necessidade cada vez maior de se preparar para os desafios do mercado de trabalho.

Partindo do conceito de coaching, esta pesquisa propõe falar a respeito das vantagens desta ferramenta no desenvolvimento profissional.

1.2 Objetivos

1.2.1 Objetivo geral

A pesquisa tem como objetivo geral usar como ideia a perspectiva de alguns autores que admitem que o coaching é uma ferramenta de orientação profissional efetiva no apoio a profissionais que desejam fazer uma mudança de carreira. Portanto o objetivo desse estudo compreender como esse processo acontece. O que se pretende investigar é: como o coaching pode auxiliar profissionais na mudança de suas carreiras? Qual a contribuição do coaching para o desenvolvimento profissional do indivíduo?

1.2.2 Objetivos específicos

São objetivos específicos desde trabalho de pesquisa:

• Compreender o que é o processo de coaching e seus conceitos.

• Entender as definições de meta e objetivos.

• Conhecer as ferramentas do coaching e como usá-las.

1.3 Justificativa

Esta pesquisa se justifica no atual momento em que vivemos: a era da informação.

Com a internet e a globalização, a era da informação ganhou um espaço muito maior e um crescimento significativo. A cada ano se produz mais que o dobro de informação em uma determinada área do conhecimento.

As pessoas querem ser bem sucedidas e estão dispostas a percorrer a jornada que a levara ate lá.

Nesse contexto surge o coaching, uma metodologia que tem como propósito desenvolver no indivíduo atitudes e aptidões para gerar idéias, repensar caminhos, ampliar possibilidades, descobrir outros significados e criar novas conexões.

Desta forma o mercado traz uma demanda por uma metodologia que a cada dia ganha mais espaço nas organizações, que é o coaching, um processo de aprendizagem e desenvolvimento. Visa potencializar o nível de resultados positivos nas diversas áreas da vida.

A principal conquista desse processo é a mudança de comportamentos que alavancam atitudes a partir da definição de um propósito.

“O coaching é uma abordagem comportamental e transformacional mutuamente benéfica para os indivíduos e as organizações nas quais trabalham ou com as quais se relacionam. É uma ferramenta emergente que vem ganhando foco devido a seus resultados adquiridos através do envolvimento dos colaboradores, mudando seu modo de pensar e agir, enaltecendo o trabalho em equipe e reumanizando o trabalho moderno.” (GOLDSMITH, LYONS; FREAS, 2003, p. 13).

Coaching consiste em incentivar as pessoas a tomarem a iniciativa, assumirem maiores responsabilidades, correrem riscos calculados e aprenderem com os revezes.

1.4 Problemas de pesquisa

O mercado está exigindo que os profissionais tenham melhores habilidades e competências para gerir sua carreira e por isso estão em busca de formas de se aprimorarem e se autoconhecerem. E uma dessas buscas é submeter ao processo coaching.

Diante disso, quais as contribuições do coaching para desenvolvimento profissional dos indivíduos?

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Neste capítulo, serão apresentadas bases teóricas do coaching através do conceito, sua origem, seus e seus tipos. Aqui também se destacam as ferramentas utilizadas no processo do coaching e seus benefícios.

2.1 O conceito de coaching

A palavra “Coach” é inglesa e significa originariamente carruagem. Sua origem deu-se no século XV, na cidade de Kocs na Hungria, cidade que era rota de viajantes da Europa e onde foram produzidas as primeiras carruagens com suspensão feitas de molas, também chamadas de coaches.

Em Kocs eram produzidas as melhores carruagens, conhecidas pelo seu conforto ao transportar seus viajantes do local de partida ao seu destino.

Esta é uma analogia perfeita para descrever o processo de coaching, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com