TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Competitivo Cruzeiro do Sul

Por:   •  28/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.164 Palavras (9 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL ADMINISTRAÇÃO

Alexandre Barbosa de Souza – RGM: 23882301

Diego Alves Guedes – RGM 24228991

Giulia de Amorim Grasser - RGM: 20029667

Nubia Alves Camilo – RGM: 25419706

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE COMPETITIVO

SÃO PAULO - SP

2021

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL ADMINISTRAÇÃO

Alexandre Barbosa de Souza – RGM: 23882301

Diego Alves Guedes – RGM 24228991

Giulia de Amorim Grasser - RGM: 20029667

Nubia Alves Camilo – RGM: 25419706

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE COMPETITIVO

                                           Trabalho de projeto, apresentado ao curso de Administração, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Projeto multidisciplinar ambiente - competitivo 2020, sob a orientação dos tutores Gabrielle, Pedro, Élcio e Márcio.

SÃO PAULO –SP

2021

Resumo

Neste projeto será abordado 4 cenários de uma pizzaria (Face Pizza). Será analisado o início da empresa e o seu comportamento diante de diversas situações que irão colocar em risco seu monopólio desde a entrada de concorrentes no mercado local. Veremos o porquê a concorrência é importante para a evolução do mercado.

        Palavras-chave: monopólio, concorrência, mercado.

Sumário

Resumo        3

Introdução        5

1.        A empresa        6

2.        Análise do Cenário 1        6

3.        Análise do Cenário 2        7

4.        Análise do Cenário 3        8

5.        Análise do Cenário 4        9

6.        Análise SWOT do cenário 4        10

6.1.        Matriz de SWOT        10

6.2.        Analisando a Matriz de SWOT        10

Forças X Ameaças        10

Fraquezas X Oportunidades        11

Força X Oportunidades        11

Fraquezas X Ameaças        11

Conclusão        11

Referências Bibliográficas        13

Introdução

O projeto tem o objetivo de apresentar a vocês uma empresa desde a sua criação ao seu declínio e/ou ascensão. Será demonstrado as análises do cenário competitivo ao qual a empresa está envolvida. Das vantagens competitivas, suas fraquezas e as forças que possibilitam seu reposicionamento no mercado, assim como ampliar sua competitividade nele. Iremos apresentar 4 cenários que essa empresa enfrentou e proporcionaremos a análise de cada cenário com base nas 5 forças de Porter, e também demonstraremos uma ferramenta gerencial importante para examinar o ambiente interno e externo de uma organização, a matriz SWOT.

Apresento a vocês a empresa Face Pizza, uma renomada pizzaria pela qualidade e belo ambiente no bairro que está situada, mas que começou com os elogios de amigos e vizinhos pela deliciosa pizza caseira do Sr. George.

  1. A empresa

Sr. George era conhecido no seu bairro por fazer excelentes pizzas em casa. Com os elogios cada vez mais frequentes ele decidiu abrir uma pizzaria onde se preocupou em principalmente manter a mesma qualidade que as pizzas fabricadas em sua residência, então começou com um cardápio de 10 sabores de pizza, assim surgiu a Face Pizza. Como não haviam pizzarias próximas ele colocava o preço que queria em suas pizzas, porém com a crescente fama da Face Pizza no bairro surgiram mais duas pizzarias onde como atrativo uma delas oferecia pizzas bem mais barata e a outra um amplo cardápio com pizzas um pouco mais baratas, mesmo abaixando o preço de suas pizzas a Face Pizza continuo a perder seus clientes.

Diante desse cenário o sr. George percebeu que precisava melhorar, evoluir e decidiu reformular seus custos para oferecer uma pizza de qualidade com preços mais baixos e uma produção mais rápida, acrescentou novos serviços como atendimento telefônico e delivery o que aumentou a comodidade do cliente ao solicitar uma pizza na Face pizza e assim sua clientela voltou a crescer. Seus concorrentes tentaram responder a essas mudanças com novidades também, uma delas focando em preços extremamente baixos, mas com a total falta de qualidade aos poucos foram fechando, a outra com cardápio variado investiu também em promoções e um lugar agradável para seus clientes, mas ainda não foi o suficiente diante da evolução da Face pizza com a sua qualidade mantida a criação de pizzas com massa crocante e fina,  sua agilidade na produção e entrega amplio vastamente seu cardápio e se tornou um ponto de referência para encontros ao final de semana.

.

  1. Análise do Cenário 1

A partir do momento que o Sr. George teve o feedback,de vizinhos e pessoas próximas a ele, sobre o sabor da sua pizza, percebeu que seu produto tinha valor. Ele viu que tinha uma boa oportunidade em mãos e resolveu abrir o seu negócio. Quase sem nenhum planejamento, Sr. George vê demanda nas pizzas criando uma boa relação com seus clientes, que saiam satisfeitos pelo sabor e curta localização.

É normal que para uma empresa decolar ou fazer o mínimo de sucesso deve haver algum diferencial em comparação aos concorrentes. No caso do Sr. George o atrativo era minimalista. Seu marketing estratégico era arriscado, pois ele apostava na qualidade da pizza (conforme a fama que ela possui no bairro) e na localização, considerando que a pizzaria mais próxima era em um raio de 20km, o que dava a ele exclusividade naquela região. A localização seria sua principal vantagem competitiva, mas isso seria até a face pizza começar a ter concorrentes naquele bairro. A probabilidade de o cenário mudar e o Sr. George começar a perder parte da sua clientela seria alto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (125.2 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com