TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior em Gestão Pública

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.476 Palavras (10 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 10

Apresentação

Neste trabalho vamos apresentar O Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior em Gestão Pública do quarto semestre, tem o objetivo de reunir as ideias das ATPS do segundo bimestre. As ATPS Financiamentos Públicos, Políticas Públicas , Estado e Poder Local.

Disciplinas Norteadoras: Financiamentos Públicos, Políticas Públicas , Estado e Poder Local

Uma proposta à tributação brasieleira

Reforma tributária é uma reforma político-econômica que visa a mudança da atual estrutura de legislação de impostos, taxas e outras contribuições vigentes num país para que a tributação seja mais igualitária. Recorrendo ao site da Secretaria do Estado da Fazenda do Maranhão, lemos que “ela afetará a vida da população, dos empresários e dos governos federais, estaduais e municipais, pois mexerá com os recursos que são transferidos dos particulares para manter o sistema estatal e os serviços públicos, como segurança, educação, saúde, saneamento básico entre outros”.

Infelizmente, a Reforma Tributária não está acontecendo no ritmo desejado. As propostas apresentadas estão enfrentando séria oposição por parte do Executivo, o que faz com que as perspectivas de uma reforma efetiva sejam reduzidas. Existem gritantes falhas nos projetos aprovados na comissão especial, o que tem dificultado sua aceitação tanto por parte de amplos segmentos do setor produtivo nacional, como pelos contribuintes individuais que não enxergam naquelas propostas asinovações almejadas.

O objetivo da Reforma Tributária é buscar o equilíbrio entre a capacidade contributiva das pessoas físicas e jurídicas e a necessidade da manutenção da receita dos entes federativos, visando alcançar a almejada justiça tributária. Porém o relatório da comissão especial da Reforma Tributária não sinaliza nessa direção. O relatório fugiu dos objetivos principais e o mais grave é que mantida em seus termos atuais, a Reforma Tributária representará prejuízos aos municípios e uma carga maior sobre o cidadão. O relatório mantém as bases conservadoras. Ao invés de simplificar o sistema, a matéria complica-o ainda mais, exigindo aumentar a estrutura de fiscalização pelos Poderes Públicos. A máquina hoje já tem enormes dificuldades para fiscalizar, quer dizer então com aumento do volume de fontes a ser fiscalizadas?

A simplificação do sistema é necessária para reduzir o custo operacional tanto do contribuinte como do Poder Público. Hoje gasta-se com burocracia (entre o lançamento, a fiscalização e a arrecadação de tributos) o equivalente a 4% do PIB. Daí a importância da implementação dos impostos chamados eletrônicos e os seletivos, sobre os quais a arrecadação e o controle são muito mais facilitados.

A redução da carga individual só irá ocorrer quando a tributação alcançar a economia informal, que hoje representa 8% do PIB. O mesmo ocorre com ascontribuições sociais: 15 milhões hoje no mercado informal, além de outros 18 milhões sem carteira assinada, serão amanhã clientes da Previdência e Assistência Social sem nunca terem contribuído para os cofres públicos.

Essas são algumas das razões para que a defesa da implementação do IMP (imposto sobre movimentação financeira) como forma de alcançar aqueles que hoje não pagam. Porém para evitar o efeito cascata seria necessário que fossem criados mecanismos para evitá-lo, como abater esse tributo no Imposto de Renda e ainda que o IMF não incidisse sobre as aplicações financeiras e investimentos. Mas a Reforma Tributária não consiste em reduzir esse ou aquele imposto, trata-se de dar novas regras a todo sistema tributário, corrigindo os defeitos que nele hoje encontramos.

Nesse momento da nossa história, a reforma tributária é fundamental, nosso sistema está ruim e cria inúmeros problemas para a economia.

Em todas as pesquisas já feitas sobre a questão tributária constata-se que os três maiores problemas são:

Carga tributária elevada;

Burocracia excessiva;

Insegurança jurídica, inclusive nas questões já julgadas.

Está claro que uma redução nos impostos ainda que seja viável pode gerar injustiças e criar problemas especialmente para municípios e mesmo para Estados. Tal questão deve levar em conta o quadro atual de arrecadação, onde se verifica que a Uniãorecebe quase 60% dos impostos, ficando cerca de 25% para Estados e mais ou menos 15% para Municípios. A arrecadação deve ser proporcional as necessidades de cada tributante.

A lei de responsabilidade fiscal também deve ser revista para criminalizar com mais rigor o uso indevido de verbas públicas. Dinheiro público que vem de impostos só pode ser usado no que estiver no orçamento. E este não pode desviá-lo para o que não seja de interesse de todos, mediante aprovação do legislativo.

Seguramente nosso sistema tributário não favorece o desenvolvimento. Todavia não é o único inconveniente apresentado pelo sistema tributário brasileiro. Ao concentrar muitos impostos sobre o consumo, o sistema torna-se altamente regressivo, pois pessoas com pequena renda pagam alíquotas iguais as de renda elevada. Isso exigiria um reforma no ICMS de que vivem Estados e Municípios. O entanto é de fato necessário remover esse caráter regressivo de nossa tributação. Seria necessário pensar em um sistema unificado sem perdas para as unidades de federação.

Além disso, a complexidade do nosso sistema cria um custo elevado para as empresas quando elas tratam de definir impostos que tem de pagar. Caberia rever a burocracia vinculada à arrecadação, mas, certamente, por uma redução de sonegação.

É possível fazer uma reforma progressivamente, desde que partindo de um projeto global em quesejam analisados os efeitos e modificações, para se evitarem novas contradições no sistema, e tendo a preocupação de não inibir o desenvolvimento e de dispor de um regime tributário mais justo, e não regressivo, como o de hoje. Para isso o ideal seria formar uma comissão de alto nível que prepararia um projeto a ser enviado depois ao Congresso prevendo as etapas dessa reforma.

O projeto de reforma tributária

Está em andamento um projeto de reforma tributária proposto pelo Ministério da Fazenda desde 2008,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com