TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Natura

Por:   •  4/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.089 Palavras (13 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 13

Razão social:[pic 1][pic 2]

Industria e Comércio de Cosméticos G. Berjeaut  Ltda.

 

nome fantasia:

Natura

Endereço:

sede em Cajamar, no estado de São Paulo.

Área geográfica de atuação:

existem polos operacionais, administrativos e comerciais em:

Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal.

Além do Brasil, a empresa está presente também na Argentina, no Chile, no México,

no Peru, na Venezuela e na França.

Antecedentes historicos:

        A Natura foi fundada em 1969 por Jean-Pierre Berjeaut e o atual presidente, Antônio Luiz da Cunha Seabra , com o nome de Industria e Comércio de Cosméticos G. Berjeaut  Ltda. Começou com uma pequena loja e um laboratório situados à rua Oscar Freire, em São Paulo(SP), e com a ideia de incorporar a seus serviços uma abordagem personalizada, oferecendo produtos difereciados para o clima úmido do país e para os vários tipos de peles locais.

         Hoje, com sede em Cajamar, no estado de São Paulo, a empresa possui “instalações verdes”, ou seja, construídas levando em consideração práticas ambientalmente corretas, que abrigam um moderno centro integrado de pesquisa, produção e logística. Além disso, existem polos operacionais, administrativos e comerciais em Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal. Além do Brasil, a empresa está presente também na Argentina, no Chile, no México, no Peru, na Venezuela e na França.

        A estrutura de venda da empresa consiste em 6 gerências de mercado que cobrem regiões específicas do país e 27 gerentes de vendas responsáveis pela supervisão do trabalho das 680 promotoras de venda. Estas por sua vez são a principal ligação com os revendedores, acompanhando-os, recrutando-os e treinando-os.

Numero de lojas

a natura não possui uma loja estabelecida ois suas vendas são realizadas por consultoras ou através da internet.

Numero de funcionários

        o total de colaboradores até o ano de 2008 chegava em 5.698 contabilizando todas as filias nacionais e internacionais

Estrutura Organizacional:

organograma funcional natura

Mix de produtos:

a natura produz a maioria dos produtos no seu centro integrado de pesquisa  produção e logistica lá são produzidos cerca de  220 milhões de unidades as instalações são projetadas de maneira a proporcionar uma expansão eficiente a medida que as operações crescem proporcionando uma maior economia o mix de produtos também segue a politica da terceirização em algumas linhas, em média a Nartura recebe e envia 35.850 pedidos por dia das consultoras natura são produtos como:   shampoos e condicionadores, sabonetes líquidos, sabonetes em barra, proteção solar, desodorantes, maquilagem e produtos de barbear.

Segmento mercado alvo da empresa:

        

        Segundo o próprio site da empresa a Natura foca na venda de produtos que possuam alto valor de percepção, o que vem  permitindo-lhe estipular preços mais altos.

        O mercado consumidor abrange diversas idades e vai da classe A até a D e o mercado vendedor também vai da classe A até a D, mas ele tem uma composição maior das classes C e D, ou seja, países que têm uma maior representatividade dessas classes tendem a uma aceitação maior das vendas diretas. Ex. na Europa, isso fica muito claro quando comparados os países mais ricos com os em desenvolvimento.

        Do ponto de vista metodológico as vendas são realizadas de maneira diferente: enquanto a Avon pratica a venda domiciliar por catálogo, a Natura realiza venda por consultoria e relacionamento. Com esse movimento a estratégia de distribuição da Natura pode ser entendida como uma diferenciação, pois permitirá à empresa superar algumas dificuldades que a Avon começou a ter a partir do final da década de 1980, quando a violência aumentou nos grandes centros urbanos, e tornou difícil o acesso aos clientes de classe média, enquanto a estratégia centrada em relacionamento pessoal, adotada pela Natura, não sofreu com esse problema.

Segmento mercado concorrente

    Avon

        Avon líder mundial em vendas diretas de cosméticos, atua em mais de 100 mercados e conta com mais de 5 milhões de Revendedoras.

Nívea

        A Nívea Brasil, parte do grupo alemão Beiersdorf, e anunciou investimentos de R$24 milhões para o lançamento da sua linha de maquiagem Nívea Beauté, já vendida na época na Europa. Em 2003 construção de sua primeira fabrica no Brasil, com investimentos de R$ 55 milhões e capacidade de produção de 10.000 toneladas ao ano.

L’oréal

        Empresa francesa está no Brasil desde 1939, e possui extenso portfólio permitindo-a operar em diferentes nichos de mercado. Possui marcas mais acessíveis ou de massa como Garnier e Maybelline assim como marcas de alto valor como: Biotherm, Helena Rubinstein, e Lancôme Paris, que juntamente com Chanel, Estée Lauder e L´occitane não representam ameaça à Natura por destinarem-se a outro público.

O Boticário

        O Boticário foi escolhido por ser o competidor mais próximo da Natura. Contudo opera com o sistema de franquia, e é um dos líderes de mercado na indústria de perfumes. A surgiu no final dos anos 70 em Curitiba, e tornou-se forte como marca quando as grandes cidades começaram a se interessar pelo negócio, resultando no sistema de franquias.

Fornecedores

        A Natura procura fornecedores que compartilhem suas crenças e valores e estejam alinhados à sua política de responsabilidade social e sustentabilidade, comprometendo-se, entre outras coisas, a respeitar o Estatuto da Criança e do Adolescente e a legislação ambiental.

        A Natura desenvolveu em 2005 uma política com as diretrizes e responsabilidades relacionadas ao processo de compra de materiais na empresa. Também recomenda que, sempre que possível, os fornecedores de cooperativas ou projetos de distribuição de renda sejam selecionados também por sua responsabilidade socioambiental. Assim é possível ampliar os benefícios sociais do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com