TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Prática Profissional

Por:   •  22/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. DADOS DA EMPRESA 3

1.1 Caracteristica da empresa 3

2. IDENTIFICAÇÃO DA OPORTUNIDADE 4

3. PROTOTIPO DO PROJETO 5

4. PROJETO DE NEGÓCIO DE IMPACTO SOCIAL PARA UMA ORGANIZAÇÃO ?

5. CONCLUSÃO ?

11. REFERÊNCIAS ?

1. DADOS DA EMPRESA

Razão social:

Nome fantasia:

Empresa fundada em:

Endereço:

Atividade econômica principal:

Recuperação de sucatas de alumínio, materiais plásticos, materiais metálicos.

1.1 CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA

Foram observadas na empresa Bob Ferro Velho e Reciclagens as seguintes características e pontos positivos, a coleta dos dados foi feita na própria empresa e com seu proprietário:

• Variado estoque de materiais recicláveis tais como objetos de ferro, cobre, alumínio etc.;

• Atualmente o trabalho é desenvolvido pelo proprietário e dois familiares;

• Coleta materiais em diversas cidades circunvizinhas, com veículo próprio;

• Preocupação com a saúde e segurança dos colaboradores;

• Contribui para a preservação do meio ambiente e para a sustentabilidade;

• Outras características que possam ser identificadas durante o desenvolvimento deste trabalho.

Assim, as atividades desenvolvidas pela empresa vão ao encontro com os Objetivos Sustentáveis da ONU, especialmente em relação ao Objetivo 8 (promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos), e Objetivo 11 (tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resistentes e sustentáveis).

2. IDENTIFICAÇÃO DA OPORTUNIDADE

AMBIENTE SOCIOEMPRESARIAL: APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Este trabalho será desenvolvido tomando-se por base pesquisas e entrevistas com proprietário e colaboradores da empresa Bob Ferro Velho e Reciclagens, localizada em Gandú-BA, e com a observação das práticas desenvolvidas em suas rotinas.

Trabalhos realizados diretamente na empresa (in loco) servem como subsídio para melhor compreender o funcionamento das organizações, conduzindo o aluno a vivenciar na prática o que se estudou em teoria na disciplina.

Nesse sentido, serão observadas as estratégias e práticas aplicadas que sejam importantes para o bom desempenho da organização e a importância dada pela empresa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), sendo finalizado com uma análise crítica dos resultados obtidos durante o desenvolvimento do trabalho.

Para que uma empresa obtenha sucesso em seus negócios é necessário possuir clareza em suas realizações, uma vez que conhecem os próprios propósitos e possuem um conjunto de valores e metas comuns, que respeitem a interação entre o homem e a natureza, premissas fundamentais para o desenvolvimento sustentável de uma sociedade.

Silva Neto e Basso (2010), afirmam que o desenvolvimento sustentável está longe de ser um conceito específico, é um processo que depende da capacidade evolutiva da sociedade como um todo. Ou seja, nessa visão, não existem países, regiões ou locais desenvolvidos, mas sociedades capazes de se desenvolver. Aqui entram em cena as agendas globais de desenvolvimento, os quais são importantes documentos e acordos entre nações com o objetivo de se alcançar o desenvolvimento econômico e social em consonância com a sustentabilidade.

A definição de sustentabilidade mais difundida é a da Comissão Brundtland (WCED, 1987), a qual considera que o desenvolvimento sustentável deve satisfazer às necessidades da geração presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Essa definição deixa claro um dos princípios básicos de sustentabilidade, a visão de longo prazo, uma vez que os interesses das futuras gerações devem ser analisados.

Aqui pode ser citada a criação da Agenda 2030, na qual se inserem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Agenda está ligada ao resultado do Rio+20 – a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável – que foi realizada em junho de 2012 no Rio de Janeiro. Ela aborda 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para trazer mudanças sociais, econômicas e ambientais na vida das pessoas e posssui cinco eixos de atuação: 1. Pessoas; 2. Planeta; 3. Prosperidade; 4. Paz e 5. Parcerias (ONU, 2015).

3. PROTOTIPO DO PROJETO

O Minimum Viable Product (Produto Minimamente Viável) é um conjunto de testes primários, utilizados para validar ou constatar a viabilidade de um negócio. Faz-se uso de diversas experimentações que levam um serviço ou produto a um grupo de clientes.

1) Primeiro Passo: Avaliar ambiente de negócios regional da empresa por meio de uma matriz SWOT (strengths, weaknesses, opportunities and threats), traduzido, em Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.

2) Segundo Passo: identificar as oportunidades de desenvolvimento sustentável com parcerias e canais de captação de recursos para fomento das atividades. Identificar possíveis oportunidades de negócios com parcerias e fabricação direta de produtos ou subprodutos que possam agregar valor ao negócio.

3) Terceiro e Último Passo: Apresentar as respectivas possibilidades de ganhos para a empresa pesquisada, para as parceiras e para atendimento dos objetivos de desenvolvimento da ONU, com vistas a uma sociedade mais sustentável.

4. PROJETO DE NEGÓCIO DE IMPACTO SOCIAL PARA UMA ORGANIZAÇÃO

Nesse contexto, um NEGÓCIO DE IMPACTO SOCIAL tem como prerrogativa beneficiar pessoas de distintas classes sociais que necessitam de soluções práticas e funcionais para resolver grandes questões de seu dia a dia. Ao mesmo tempo em que resolve ou atenua problemas sociais, busca solucionar também questões ambientais transformando realidades e gerando lucros, além de gerar oportunidades para empreendedores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com