TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Orientação Profissional

Por:   •  21/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E DIREITOS HUMANOS

Projeto Orientação Profissional

Objetivo Geral

Realizar um projeto de Orientação Profissional com estudantes de escolas públicas, como estudo e prática complementar da disciplina de Avaliação Psicológica e Direitos Humanos. O público alvo são estudantes entre 14 e 17 anos.

O objetivo das atividades desenvolvidas é levar os jovens a indagarem sobre seu projeto de vida e iniciação profissional, ampliando a compreensão da realidade individual, da realidade da sua comunidade e de seus contextos em seus múltiplos e interdependentes aspectos.

Objetivos Específicos

Contribuir para o fortalecimento de recursos internos (autoestima), valorização de habilidades, enfrentamento e solução de problemas e o exercício da autonomia; instrumentalizar os jovens à elaboração de currículos, preparação para entrevista de emprego, bem como demais procedimentos necessários à inserção profissional.

Justificativa

Nunes (2009) ao investigar os diferentes modelos de realizar Orientação Profissional, mais especificamente os que contêm relatos de experiência, destaca que os instrumentos utilizados nas estratégias de intervenção são variados, entre eles: dinâmicas de grupo, jogos, atividades plásticas e psicodramáticas, vivência e dramatizações, entrevistas, testes, informação profissional, técnicas de autoconhecimento e recursos audiovisuais. Entre os temas mais abordados pelos psicólogos nesse processo encontram-se, em primeiro lugar, informação profissional seguida do tema do autoconhecimento, influências familiares e escolha profissional.

O orientador profissional deve auxiliar o jovem na identificação dos seus interesses e definições de seu projeto de vida e dessa forma possibilitar que possa fazer uma retrospectiva de sua história, entender como funciona o mercado de trabalho atual e estabelecer metas realistas para sua carreira, traçando estratégias para alcançá-las. Deve-se salientar ainda a importância de considerar, neste processo, a etapa da vida em que o adolescente se encontra, as vivências ocorridas durante o seu desenvolvimento e as influências da família e dos amigos (Levenfus & Soares, 2010).

Sob estas bases, Bock (2002) enfatiza que conhecer a si mesmo implica em descobrir as habilidades, gostos e características individuais de comportamento, sendo compreendidos não de forma estática e naturalizada, mas como fruto de uma vivência que se constitui em constante transformação. Assim, ao se deparar consigo mesmo, o sujeito passa a obter condições que o possibilitam a elaborar seu projeto de vida.

No que concerne à influência nas escolhas, Santos (2005) enfatiza que os fatores influentes em uma profissão variam de características individuais a convicções políticas e religiosas, valores e crenças, situação político-econômica do país, a família e os pares. Ainda enfatiza que conhecer esses diferentes aspectos é tão essencial para uma escolha profissional, quanto conhecer a si mesmo. Ao refletir sobre as influências que recebem ao longo de sua vida, os adolescentes têm a oportunidade de desenvolver uma postura crítica que possibilita o discernimento de aspectos positivos e negativos que norteiam suas escolhas, dentre elas, a profissional.

Com os obstáculos enfrentados pelos jovens frente às demandas do mercado de trabalho no processo de inserção profissional e decorrentes decisões aí implicadas, constitui-se tarefa central da Orientação Profissional facilitar esse momento de escolha de um projeto profissional (Soares, 1987). Nesse contexto, torna-se fundamental viabilizar informações sobre as profissões e mercado de trabalho atual, procedimentos importantes como elaboração do curriculum vitae, comportamento esperado em uma entrevista de emprego e desenvolvimento de competências profissionais, possibilitando ao jovem ter informações mais acuradas sobre o mundo profissional e eliminar dúvidas frequentes sobre determinadas áreas de interesse.

Método

Participantes

Participaram da intervenção proposta, 10 adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 14 e 17 anos, estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, provenientes de escolas públicas. Os adolescentes foram convidados a participar do Projeto pelos seus pais e/ou responsáveis a partir da divulgação realizada pelas acadêmicas da disciplina de Avaliação Psicológica. O local onde será desenvolvido o projeto é uma sala da Prefeitura. O projeto terá duração de 2 meses, com a realização de 7 encontros com duração de 2 horas cada.

As inscrições ocorrerão mediante os seguintes critérios: possuir entre 14 e 17 anos de idade, estar devidamente matriculado em escola regular. Para a efetivação da inscrição, os adolescentes preenchiam uma ficha que solicitava dados pessoais, seguidas do termo de autorização destinado aos responsáveis.

Procedimentos

O projeto estrutura-se em três módulos, conforme proposto por Lucchiari (1992) denominado “planejamento por encontros”: (a) autoconhecimento e projeto de vida; (b) influência nas escolhas; (c) conhecimento das profissões e do mercado de trabalho. Cada módulo tem como objetivo a busca pelo conhecimento de si mesmo, projetando perspectivas e escolhas profissionais para o futuro. Serão realizados sete encontros no período de dois meses, com duração de duas horas, sendo que no último encontro será realizada a avaliação de todo processo de Orientação Profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (99.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com