TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formulação de projeto de trabalho profissional.

Por:   •  2/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  1.562 Visualizações

Página 1 de 6

FICHAMENTO ORIENTADO

FACULDADE REDENTOR DE CAMPOS

SERVIÇO SOCIAL 5º PERÍODO

ALUNA: Maria de Fátima Silva

Prof.ª. Thaís

Titulo do texto: Formulação de projeto de trabalho profissional.

Autora: Berenice Rojas Couto.

Professora de Política Social nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Serviço Social da PUCRS/Rio Grande do Sul, p. 1-14 ano?.

Temática principal abordada pela autora:

A autora aborda no texto os desafios postos a atuação dos assistentes sociais na formulação de projeto de trabalho como instrumento fundamental da profissão, a importância de identificar as necessidades sociais e transformá-las em projeto de intervenção para atender as demandas no âmbito profissional dos espaços públicos ou privados em que o assistente social está inserido.  

De acordo com IAMAMOTO (2001) o “Serviço Social é uma profissão que se constitui no processo de produção e reprodução das relações sociais e tem como seu objeto as diversas refrações da questão social, esta fundante para a profissão”.

Palavras chaves: Projeto; Intervenção; Demandas; Trabalho.

Tópicos principais destacados pela autora:

A autora destaca que o assistente social é um profissional que deve estar preparado para atender as mais diversas demandas que surgem no âmbito da profissão, bem como atuar com criatividade, competência, técnica, teórica e comprometimento ,deve ainda,  apresentar propostas utilizando os saberes adquiridos pela profissão, e assim, evitar a desqualificação profissional, e isso acontece quando o assistente social reproduz o projeto da instituição como sendo seu e para de produzir.

Ainda de acordo com a autora o projeto profissional é um importante instrumento de trabalho para outros profissionais, é um balizamento entre a profissão e a instituição contratante, e o mesmo deve apresentar as normas de regulação instituídas pelo espaço sócio-ocupacional e pelo código de ética que indica os deveres do assistente social na relação com os usuários, afim de democratizar a informações e o acesso aos programas  disponíveis no espaço institucional.

É importante para o projeto de trabalho a identificação institucional, saber qual a finalidade, se é pública ou privada, como se mantém, e se organiza, qual o papel do assistente social na instituição, quais são as relações de poder, ou seja, se o assistente social tem autonomia em sua atuação e quais são as demandas etc.

Objetivo da autora ao desenvolvimento do texto:

 O objetivo da autora é ressaltar a importância do projeto de trabalho no âmbito de atuação do assistente social, evidenciado suas competências e atribuições do profissional na assistência, é papel do assistente social, elaborar, implementar, executar e avaliar planos, programas e políticas sócias, de acordo com a Lei n. 8.662/1993,  que regulamenta a profissão.  Segundo a autora, o projeto de trabalho é um instrumento fundamental para a formulação do projeto de intervenção.

        

Resumo:

Formular projetos hoje é um grande desafio para os assistentes sociais, o projeto de intervenção é um instrumento fundamental para conhecer as necessidades e atender as demandas sociais, faz parte das atribuições do assistente social, nessa definição dois instrumentos são fundamentais a Lei n. 8.662/1993 (BRASIL, 1993), que regulamenta a profissão, e o Código de Ética de 1993 (CFESS, 1993), que define as competências e os valores éticos norteadores do trabalho profissional. O assistente social busca a defesa do projeto profissional seja numa instituição pública ou privada onde existe o Serviço Social.

 É preciso reconhecer o compromisso da profissão com o trabalho e com o atendimento às necessidades sociais, quando o trabalho do assistente social se coloca  entre trabalho e capital corre o risco de produzir um conhecimento pragmático, descritivo, desconectado da sociedade e  produzidas pela sociedade capitalista, para que isso não ocorra, é necessária uma sólida formação teórica e técnica evitando improvisações. É importante que o  assistente social esteja preparado para atender as diversas demandas que surgem, como mostra o  trecho da autora IAMAMOTO, citado no texto.

“Hoje, é fundamental estar preparado para as inúmeras demandas que surgem no cotidiano, tanto em quantidade como em qualidade e forma. É preciso manter os “olhos abertos”, pois o profissional que a contemporaneidade exige deve ser criativo e competente, teórica e tecnicamente, e comprometido com o projeto profissional” (IAMAMOTO, 2001).

O assistente social é um profissional preparado para apresentar propostas que vislumbrem soluções, e tem a responsabilidade de imprimir na sua ação os saberes adquiridos pela profissão, ao apresentar o projeto de trabalho estabelece parâmetros importantes da relação profissional dentro da instituição em que trabalha. O projeto de trabalho transforma-se em um potente recurso do próprio profissional, que, assim, cria as condições adequadas para analisar seu trabalho e os resultados do mesmo. Nesse processo é importante a identificação institucional, para saber a finalidade da mesma, suas demandas  e qual a importância do serviço social na instituição, bem como qual o perfil dos usuários e identificar quais são os elementos para a propostas de intervenção.

O projeto de trabalho é uma estratégia e deve ser escrito para que se materialize, sua formulação deve conter alguns elementos fundamentais como;

a) a identificação, a delimitação e a justificativa, claras, do objeto da ação;

b) a definição de seus objetivos com esse trabalho;

c) a identificação das metas;

d) o apontamento dos recursos;

 E por fim, é necessário que o projeto indique os mecanismos de controle social de seu trabalho, como os registros serão efetuados e como o conhecimento produzido no trabalho será potencializado. Um projeto de trabalho deve preocupar-se com que todo o conhecimento produzido seja um elemento que realimente novos projetos e que ofereça elementos de reforço à população usuária, na sua organização por ampliação de direitos sociais.

          Todo assistente social deveria recorrer a esses instrumentos na elaboração do projeto, procurando identificar o cumprimento de seus preceitos, quando no exercício da profissão. Assim, cabe lembrar que a Lei n. 8.662/1993 (BRASIL, 1993) coloca como atribuições privativas do assistente social, dentre outras:

a) coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social; e

b) planejar, organizar e administrar programas e projetos em unidade de Serviço Social.

Além disso, são competências do assistente social, segundo a lei, as tarefas de elaborar, implementar, executar e avaliar planos, programas e políticas sociais, ressalvando a importante participação da sociedade civil nesse movimento (Lei n. 8.662/1993, artigo quarto).

O projeto de trabalho constitui um instrumento fundamental para a consolidação do projeto ético-político profissional. A vinculação desse projeto com os ditames da profissão fez com que o estatuto profissional conquistasse relevância nos últimos anos. É preciso lembrar que o projeto ético-político profissional é materializado pela soma de todos os projetos de assistentes sociais na ocupação dos espaços sócio-ocupacionais. Quanto mais qualidade ético-política esses projetos encerrarem, mais a profissão terá reconhecido seu estatuto na sociedade contemporânea.

Os desafios colocados na sociedade capitalista de hoje exigem, cada vez mais, clareza, requerem um grande preparo teórico e técnico-operativo e indicam que os projetos de trabalho são necessários e essenciais para não se sucumbir nas tramas do real e no pragmatismo individual que busca capturar o trato da questão social e servirão de instrumento potente na busca de afirmação do projeto ético político profissional.

Analise crítica:

O texto da autora Berenice Rojas Couto nos trouxe uma importante contribuição para  o  assistente social no âmbito da profissão, pois mostra de forma clara e objetiva que o projeto de trabalho é um instrumento de atuação profissional de suma importância, e nos chama a atenção para o desenvolvimento dos saberes adquiridos pelos assistentes sociais dentro da instituição no qual foi contratado, quer seja privada ou pública, deve-se conhecer as demandas para que possa atender as necessidades sociais da população usuária, Faz parte das atribuições dos assistentes sociais formular, executar, avaliar e elaborar políticas públicas, sendo assim, é necessário o desenvolvimento de projetos de trabalho no processo de intervenção, isso fará com o que a profissão seja valorizada e o assistente social ocupe seu próprio espaço, quem sabe assim, o Serviço Social conquiste mais autonomia no seu âmbito de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com