TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Monografia

Por:   •  9/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.429 Palavras (6 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – UEMS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – UNIDADE DE PONTA PORÃ

GILIARD DOS SANTOS FLOR

A IMPORTÂNCIA DA ESTRATÉGIA DE COMPETITIVIDADE PARA AS EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA “X”


PROJETO DE MONOGRAFIA

PONTA PORÃ

2014

1 INTRODUÇÃO

Este projeto de pesquisa tem por objetivo apresentar a estratégia de competitividade utilizada pela empresa “X”, atuante no setor de autopeças de Ponta Porã- MS, e com os resultados apurados saber como sua estratégia tem se apresentado eficaz na gestão da empresa.

A estratégia em uma empresa é algo vital para sua sobrevivência. Seja para planejar referente a dados e informações do setor de atuação, demanda de mercado, desse modo almejando resultados, é algo que os gestores buscam cada vez mais aperfeiçoar. Principalmente nos dias de hoje em que os trabalhadores de maneira geral, não só os gestores, estão cada vez mais técnicos e bem preparados substituindo o trabalho braçal e repetitivo pelo intelectual e criativo. Portanto, esse lado estratégico em uma empresa é algo quase que obrigatório para manter-se competitiva.

Essa estratégia competitiva das empresas não é apenas utilizando uma visão interna apenas com um escopo estratégico bem definido que estará tudo bem, porém sim, além disso, estar bem informado sobre o que se passa ao seu redor, respondendo ao posicionamento e estratégias de seus “inimigos”, que buscam vencer essa batalha pela conquista de território, figurando assim este cenário de disputa quase em uma batalha medieval.

Para dar seguimento ao presente projeto, opta-se pelo estudo de caso na empresa “X”, que possui um bom rendimento sendo a maior empresa no número de vendas do setor de autopeças na região de Ponta Porã-MS, mesmo apresentando uma alta concorrência, pois além de existir um grande número de empresas localizadas praticamente lado a lado, ainda existem as empresas da cidade vizinha, Pedro Juan Caballero, situada no Paraguai, onde os impostos são bem menores aliado a geralmente uma baixa remuneração dos funcionários comparado ao lado brasileiro, e isto pode ser um agravante para a competitividade das empresas ponta-poranenses.

Quanto à estrutura deste projeto, são apresentados os elementos tradicionais tais como: a contextualização, objetivos (subtitulados geral e especifico), justificativa, hipóteses, metodologia (método), revisão de literatura, cronograma, orçamento e referências, para que o leitor encontre uma maior facilidade em sua leitura.

2 CONTEXTUALIZAÇÃO

A concorrência é algo que se intensifica. Muito disso vindo da exigência de clientes que tornam rotina a busca por produtos com maior qualidade e inovadores, porém com um preço agradável. Concorrência esta que “[...] é um processo sem término, contínuo e sem tréguas” (POSSAS, 1999, p. 31), portanto, as empresas devem estar prontas para esta realidade, que segundo Porter, não faz muito tempo era quase inexistente em muitos países e em vários setores, pois os mercados eram, em geral, protegidos e prevaleciam as posições de dominação.

Hoje em dia, a partir do momento que uma empresa ingressar no mundo dos negócios, provavelmente já estará sendo observada por seus concorrentes que são impulsionados por fatores que ditam o ritmo do ambiente dos negócios, como, por exemplo, a facilidade que o uso das TI (tecnologias de informação) e sistemas de informação cada vez mais completos proporcionam na descoberta de informações, fazendo assim com que as empresas sejam cada vez mais informatizadas e estejam prontas a definir suas estratégias rapidamente.

Esse novo conjunto de regras, é destacado por Porter em sua obra “O que é Estratégia?” quando diz:

As empresas devem ser flexíveis para reagir com rapidez às mudanças competitivas e de mercado. É importante que pratiquem de modo constante o benchmark para atingir as melhores práticas. Também devem terceirizar de forma agressiva para conquistar eficiência. E é fundamental que fomentem umas poucas competências essenciais, na corrida para permanecer à frente dos rivais.

Benchmark citado pelo autor é a prática de observar como outras empresas realizam algumas funções a fim de melhorar o seu desempenho na realização. É claro que essa não é a busca pela “receita de sucesso” da outra empresa, pois mesmo tão simples que seja o que foi observado, adotá-la em sua organização e esperar apenas colher os frutos seria impossível. Isso é algo que vai além, pois o mundo dos negócios não tem uma receita ou uma fórmula, como fazer um bolo ou elaborar um cálculo matemático exato.

É claro que seria impossível sanar todas as dúvidas a respeito de estratégia e competitividade com apenas este projeto, porém, pode servir como mais um embasamento ao leitor. Com essa pesquisa realizada na empresa “X”, será possível identificar como a empresa consegue se destacar, mesmo frente a esse ambiente tão competitivo que se apresenta na região e no setor de atuação. Se os gestores adotam um maior investimento na estrutura e treinamento para um melhor atendimento ao cliente, em uma melhor matéria-prima para uma maior qualidade do produto, na tradição da empresa na região ou quais outros fatores chaves para seu sucesso.

Com esse ambiente de amplos acontecimentos relacionados à competitividade que se apresenta nesse setor na região fronteiriça, torna-se muito interessante a realização deste estudo e para que se obtenha um maior entendimento sobre o problema a ser tratado, é utilizada a questão a seguir: Como as estratégias competitivas adotadas pela empresa “X” têm apresentado eficácia? É abordado também o tema: As estratégias competitivas da empresa "X", do setor de autopeças de Ponta Porã-MS.

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

A importância das estratégias de competitividade para as empresas se manterem fortes no mercado.

3.2 Objetivo Específico

  • Identificar as estratégias de competitividade da empresa “X”.
  • Observar como as estratégias de competitividade da empresa “X” têm apresentado resultados.
  • Observar como o ambiente em que a empresa “X” está inserida lhe exige no que diz respeito à entrega de seus serviços.

4 JUSTIFICATIVA

Compreender esse ambiente competitivo que as empresas enfrentam, além de ser interessante, pode ser algo extremamente produtivo não apenas para as organizações como também para os clientes, pois todos nós, de alguma forma, já somos, ou seremos beneficiados pela aquisição de produtos ou serviços, estes que estão cada vez se tornando de melhor qualidade, pois com a competitividade as empresas devem inovar com qualidade, serem confiáveis, atenciosas e além de tudo isso buscarem ao máximo manter seus preços baixos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (160.2 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com