TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUADRO SÍNTESE DO EMPREENDEDORISMO

Por:   •  13/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

NOME DA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES – UNIT

CURSO: Gestão de Recursos Humanos – Noite

DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO

ALUNO: JOSÉ CLÁUDIO DOS SANTOS

MATRÍCULA:

1182512000

QUADRO SÍNTESE DO EMPREENDEDORISMO

Conceitos Básicos

1. O que é Empreendedorismo? (Defina com base em no mínimo 02 autores)

Segundo McMullen-Shepherd (2006), empreendedorismo é uma atividade ponderosa na geração e formação de acordos com vista ao progresso de uma determinada região, favorecendo o empreendedor com lucros, bens, serviços, proporcionando técnicas e estabelecendo valores nos produtos em que obtém ganhos com sua revenda.

Na opinião de Sanmya Feitosa (2014), o empreendedorismo está alusivo à conduta, ao comportamento e a forma de agir do cidadão a frente das circunstâncias e oportunidades atuais que lhe afloram.

2. O que caracteriza um empreendedor por necessidade e um empreendedor por oportunidade?

De acordo com Dolabela (2008), o empreendedor por oportunidade é aquele exímio observador atento as deficiências e demandas do consumidor, não tem medo de correr riscos, é ele quem cria e enxerga a carência de determinados produtos por meios de sua imaginação e criatividade, motivado pelo desejo de implementá-lo. É ousado e investe naquilo que crê, utilizando reservas financeiras, tem características de autoavaliação, autocrítica e autocontrole na oportunidade de crescimento no que acredita.

No que caracteriza o empreendedor por necessidade, refere-se à pessoa que passa por alguma dificuldade e vê o empreendedorismo como a saída para seus problemas, de diversas maneiras, como a perda do emprego, diminuição da renda familiar, dificuldade em recolocar-se no mercado, sendo assim, a grande diferença está no estímulo para empreender.

3. Quais as características inerentes ao perfil de um empreendedor?

Conforme pesquisas não existe uma descrição única quanto às características ou perfil do empreendedor, mas:

Segundo Dornelas (2013). Dentre as características mais comuns de um empreendedor, podemos destacar:

- o otimismo e a visão de futuro;

- a capacidade de transformar crises em oportunidades e influenciar pessoas, no sentido de guiá-las em direção às suas ideias;

- a habilidade para inovar criando algo novo ou inovando o que já existe;

- a busca incessante por novos negócios e oportunidades;

- a preocupação em melhorar produtos e serviços;

- o interesse nas necessidades do mercado.

4. A literatura revela que existem vários tipos de empreendedorismo, classificados em jovem, sênior, social, feminino e etc. Escolha um tipo de empreendedorismo e apresente a síntese das suas principais características.

Qual o tipo? Feminino.

Para Jonathan (2005), a mulher com a idade entre 30 e 49 anos e com alto nível de escolaridade (ensino superior, mestrado e doutorado), tem se destacado como exímia empreendedora provida de qualidades diversas, resolvidas, guerreira, capacitada para comandar um empreendimento, além de serem eficientes, mães e esposas. Realizam-se e tornam vitoriosas, melhoram sua autoestima, geram satisfação, liberdade para desenvolver e contribuem para a renda familiar.

Compreensão dos Conceitos Básicos

4. No filme Fome de Poder os atores empreendem por necessidade ou oportunidade?

Justifique sua resposta. Oportunidade

Oportunista Ray se vê como idealista e criador, apesar do seu visível oportunismo e ingenuidade dos irmãos, conseguiria crescer e tirar proveito e vantagens. É na recessão que surgem as melhores ideias.

5. Quais as características empreendedoras (perfil empreendedor) dos personagens no filme Fome de Poder? Justifique a sua resposta

Visão futura do negócio, oportunidade, criatividade, assumir riscos, logística, disciplina, talento, ambição, confiança, acreditar no negócio, demanda de mercado e estar aberto às mudanças. Unir o útil ao agradável, esse é o sentido de um negócio de sucesso.

São lições valiosas que mostram o que pode ser feito para alcançar a realização profissional e a ampliação dos negócios.

Além de ter uma boa estratégia de precisão, resiliência e persistência.

6. Na sua concepção, o que motivou a criação da rede de fast food retratada no filme Fome de Poder?

Praticidade, nicho comercial, oportunidade, economia, rapidez no atendimento, coragem, persistência, resiliência, ambição de crescimento e acreditar no produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com