TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO

Por:   •  3/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO?

As organizações são pessoas formam um grupo para alcançar objetivos comuns. Esse grupo tentam alcançar objetivos mais ambiciosos, o que seria impossíveis de serem alcançados sozinhos. Podem ser elas organizações formais, como uma empresa, ou informais, como um grupo de amigos que se juntam para fazer algo. Independentemente de sua forma e atividade, as organizações têm algumas características comuns.

Todas as organizações têm um propósito ou uma finalidade. Os objetivos são inúmeros, criar um produto, prestar um serviço, entre muitos outros. É por esse proposito que as organizações existem. Todas as organizações contêm pessoas, sem elas as organizações não têm quem tome as decisões referente aos objetivos, nem quem realize as tarefas para a alcançá-los. Toda as organizações têm uma estrutura que define e delimita qual é o papel de cada pessoa, a autoridade que ela exerce e quais são as responsabilidades de cada um dos seus membros. O desenvolvimento de uma estrutura organizacional requer a criação de regras e procedimentos, os detalhes de cada uma das funções, a divisão dos trabalhos, estabelecer as relações de autoridade entre os membros, entre outros. A organização é uma entidade que possui um propósito; é composta por pessoas e tem uma estrutura.

As empresas são diferenciadas por estarem sob a as leis de mercado, estando primeiramente atrás de lucros, assim como outras organizações. São submetidas as variáveis ambientais que se relaciona com seu desenvolvimento. As empresas não querem apenas a satisfação de seus acionistas e proprietários, querem também satisfazer os seus clientes, trabalhadores e fornecedores, etc. Necessitando ter um lucro que permita recompensar o investimento feito pelos acionistas, e também para poder se manter.

  1. Definir os conceitos de organização, estrutura organizacional e organograma;

O conceito de organização é criar um grupo de pessoas com objetivos em comum, um grupo que pode alcançar este objetivo mais rápido do que individualmente. A palavra organização tem sentidos diferentes, o conceito organizacional como entidade social (grupo estruturado para alcançar objetivos comuns) e como função administrativa (responsável pela distribuição de trabalhos e recurso).

Estrutura organizacional é o ultimo processo de organização, onde as atividades são ordenadas para o alcance do objetivo. Suas funções básicas são:

Possibilitar aos membros diversas atividades de acordo com a divisão do trabalho que define a especialização, a padronização e a departamentalização das tarefas. Proporcionar a coordenação das atividades por meio de mecanismos integradores, como supervisões hierárquicas, regras, procedimentos, treinamentos e socialização.

Definir as fronteiras e suas interfaces com o ambiente e outras organizações.

Organograma é uma forma visual de se transmitir os elementos da estrutura organizacional, para seus publico interno ou externo. É um gráfico que mostra a funções, departamentos e os cargos da organização, assim mostrando como cada um é interligado.

  1. Discutir o conceito de especialização do trabalho e suas implicações;

Especialização do trabalho é uma divisão das tarefas feitas em atividades pequenas e simples, para que os trabalhados aprendam mais rápido e se especialize nela então assim a tarefa fica mais eficaz e rápida em seu processo.

  1. Analisar os fatores que condicionam a adoção de uma estrutura achatada ou aguda;
  2. Distinguir os vários tipos de departamentalização e suas aplicações;
  3. Explicar em que consiste o grau de centralização e de formalização;
  4. Contrastar os conceitos de autoridade e poder, destacando seus impactos na organização;
  5. Comparar e contrastar as estruturas funcionais, divisional e matricial;
  6. Descrever o contexto de surgimento e as características das estruturas em rede;
  7. Contrastar os modelos mecanicistas e orgânicos de organização;
  8. Discutir a relação entre os fatores contingenciais e a estrutura organizacional.

Administração Teoria E Prática No Contexto Brasileiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (112 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com