TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUINTO TRABALHO PROPOSTA

Por:   •  26/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Gabriela Félix Vicente

QUINTO TRABALHO

PROPOSTA

Em função do que foi exposto até aqui nas aulas síncronas, das três esculturas abaixo qual (apenas uma) retrata o princípio grego do “cuidado de si” e qual (apenas uma) destoa dele? Justifique suas escolhas [até 1.0 ponto cada justificativa].

       O preceito do “cuidado de si” era, para os gregos e romanos, um dos mais importantes princípios das cidades. Fazer o homem preocupar-se consigo mesmo era uma das regras primordiais para as condutas sociais e individuais, e para a arte da vida. O objetivo desse pensamento é, que o sujeito consiga tomar a si mesmo como objeto de conhecimento e ação, que através das relações de si, possa transformar-se, corrigir-se e purificar-se. Foucault, no livro “A hermenêutica do sujeito”, diz que as “tecnologias do eu” permitem aos indivíduos efetuar, por conta própria ou com a ajuda dos outros, certo número de operações sobre seu corpo, sua alma, pensamentos, conduta ou qualquer forma de ser, obtendo assim uma transformação de si mesmos com a finalidade de alcançar certo estado de felicidade, pureza, sabedoria ou imortalidade.

      A escultura “Self Made Man” (O homem esculpindo a si mesmo) sintetiza bem essas ideias. A obra em bronze transmite a força de um homem que emerge ao esculpir a si mesmo a partir de uma pedra bruta. Ele realiza a nossa maior ambição, sermos obra de nossas próprias mãos. Não nascemos prontos, desde o primeiro dia de vida até o fim de nossa existência devemos aperfeiçoar nossa alma e corpo. Além disso, a escultura representa a vitória do homem que constrói seu próprio destino, esculpindo o seu futuro. É necessário identificar nossos erros e tomarmos consciência de nossos atos ao pavimentar o caminho para a felicidade, é um exercício constante na qual jamais podemos nos descuidar.


     

 O princípio do "cuidado de si” para os gregos é fazer o homem olhar para si mesmo, retornar a si, é dar conta de sua própria conduta para consigo e com os outros. A escultura “Running Man”, diferente das demais, é a única que não compreende indícios desse pensamento. Ela apresenta o movimento do homem rápido e ágil, que age sem preocupações, o que sugere uma falta de reflexão sobre si e sobre suas ações, essa reflexão ocorre através de exercícios operados pelo pensamento sobre o próprio pensamento, permitindo criar um sujeito que porta sua própria verdade.

Enquanto na escultura “Self Made Man”, nos deparamos com o homem que, ao esculpir a si mesmo, denota preocupações com o corpo e com a alma em um eterno processo de transformação, cujo objetivo seria alcançar um certo estado de felicidade, pureza, sabedoria, perfeição ou imortalidade. Na escultura “Running Man”, não é possível identificar nenhuma dessas operações. Uma vez que esta representaria um homem fechado sobre sua própria mente, focando apenas no que há à frente, ilustrando uma possível fuga do passado, que destoa do princípio grego. Princípio esse que evoca o cuidado de si como uma ação permanente, um exercício contínuo, um labor, uma atenção diária, que requer práticas e regras. Busca não só uma transformação individual, como também o modo de se relacionar com o mundo e com os outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com