TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que Constituem e Para Que Servem os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável do IBGE e a Agenda 21?

Por:   •  2/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  1.836 Visualizações

Página 1 de 2

O que constituem e para que servem os indicadores de desenvolvimento sustentável do IBGE e a Agenda 21?

A Agenda 21 da indicação para a mudança do padrão de desenvolvimento global. Sendo um instrumento que deu início a implementações de políticas públicas baseadas em um planejamento participativo da sociedade e do governo voltado para o desenvolvimento sustentável. Assim desenvolvimento sustentável seja alcançado. É em um plano de ação de estratégia, que constitui a mais ousada e completas tentativa já feita, para realizar uma escala planetária, novo padrão de desenvolvimento, implementando os métodos de proteção ambiental, eficiência econômica e justiça social.

A Agenda 21 Brasileira é um processo e uma ferramenta de planejamento para o desenvolvimento sustentável, que tem como base central a sustentabilidade, conciliando a conservação ambiental, o crescimento econômico e a justiça social. O documento é resultado de uma imensa pesquisa à população brasileira, construída a partir das critérios da Agenda 21 global. Trata-se, de um ferramenta fundamental para a construção da democracia participativa e da cidadania ativa no País.

A Agenda indica as estratégias para que o desenvolvimento sustentável alcance o objetivo. Identificando parceiros e atores, criando base para a obtenção de consensos e os mecanismos institucionais para o seu monitoramento implementação. Outra função da Agenda 21 Brasileira é acompanhar um modelo de desenvolvimento sustentável a partir da avaliação das vulnerabilidades e potencialidades do nosso país, determinando estratégias e ou partilhadas entre a sociedade civil e o setor público e linhas de ação cooperadas.

Os indicadores do IBGE apresentam um cenário completo dos temas relacionados ao desenvolvimento sustentável no Brasil.

Os indicadores do IBGE apresentam os principais e completos temas relacionados ao desenvolvimento sustentável no Brasil. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se forma no principal provedor de dados e informações do país, atendendo às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, como dos órgãos das esferas governamentais estadual, federal e municipal.

O IBGE mostra uma visão completa e atual do País, através do desempenho de suas principais funções como produção e análise de informações geográficas; documentação e divulgação de informações; Análise e Produção de informações estatísticas; gerenciamento e consolidação das informações estatísticas e geográfica; estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; gerenciamento dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (26.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com