TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é uma Organização

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.942 Palavras (8 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 8

O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO?

As organizações constituem segundo Chiavenato (2000) grupamentos sociais dos quais participamos para satisfazer necessidades que não satisfaríamos sozinhos.

Fiorelli observa que cada colaborador ao adentrar ao espaço organizacional participa da “cerimônia do batismo” onde lhe serão informada várias condições para que o mesmo participe, a contento, da organização.

É a partir deste batismo que o indivíduo começa a conhecer a cultura da organização e a perceber o quão próximo ou distante encontra-se situado na mesma.

INDIVÍDUO X ORGANIZAÇÃO

Se o meio oferece uma cultura muito distante da nossa realidade, nos são exigidos maiores sacrifícios em prol do grupo. Em muitos casos acontecem às chamadas ressocializações.

Quanto mais presentes os sacrifícios maior será a probabilidade de existência de conflitos no espaço organizacional.

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

A psicologia organizacional é a psicologia que atua nas organizações: empresas, ONGs, instituições, governo. O papel do psicólogo nas organizações é o de um profissional que desenvolve estratégias para melhorar o ambiente de trabalho, em geral.

Se ele atua em uma empresa, por exemplo, ele pode contribuir com a estruturação ou reestruturação da empresa como um todo: desde o número de funcionários até a faixa salarial de cada um deles.

Cabe ao psicólogo organizacional entender os fenômenos relacionados à vida do sujeito e seu contexto. Do colaborador com a organização.

Um exemplo simples: em um determinado supermercado os funcionários que trabalham no caixa ficam em pé o dia todo. Provocar uma mudança simples como comprar cadeiras adequadas ao desempenho na ocupação pode ser uma das funções da psicologia dentro das organizações.

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL, PRA QUÊ?

A aplicação de conhecimentos da psicologia e de áreas afins no contexto organizacional possui críticos severos no sentido de questionar sua utilidade ao meio corporativo.

Faz-se mister entender que onde existem pessoas, existem conflitos oriundos do campo o qual tais pessoas transitam.

Se estiver com a psicologia uma boa chance de compreensão das diferenças e dos atípicos, porque não apostar na sua atuação dentro das organizações?

SUBESPECIALIDADES DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Psicologia de Pessoal: concentra-se no estudo das diferenças individuais para realização de seleção e treinamento.

Comportamento organizacional - a organização influencia seus colaboradores assim como é influenciada pelos mesmos. Neste ramo são estudados estilos de liderança, comprometimento com os objetivos organizacionais, a comunicação etc.

Ergonomia – estuda as relações homem-máquina e sua adaptação.

Aconselhamento de carreira – compreende a integração da pessoa ao seu posto de trabalho, avaliando satisfação e possibilidades de troca de posto para maior aproveitamento do colaborador.

Desenvolvimento Organizacional – observa o crescimento da organização bem como o de seus colaboradores. Diagnostica e planeja a resolução de problemas encontrados na área do trabalho.

Relações Industriais – trata especificamente de problemas que envolvem empregados e empregadores. O psicólogo e/ou outro profissional que cuide desta área deve conhecer a legislação trabalhista, interagir com sindicatos e intermediar negociações entre vários segmentos do trabalho.

INSTINTO E INSTITUIÇÕES: AS ESPECIFICIDADES DA CULTURA

Instinto: Ao pensar o indivíduo e as suas experiências individuais é necessário presumir a existência, a priori, de um meio no qual essa possam se realizar. Experiências de vida, vivências, nessa analogia, são os resultados de procedimentos de satisfação.

Instinto: O homem tem urgências que buscam, num meio exterior, elementos que as supram a ponto de saciá-las.

A reação natural, aquela própria, sem artifício ou não, que não tem composição ou mistura, isto é, espontânea a estímulos externos em que o organismo retira elementos de satisfação que atendam às suas tendências ou necessidades o bastante para contentar-se, Deleuze denomina de instinto.

Instituição: A reação que institui um mundo singular entre a urgência e o meio exterior em que se buscam os elementos para satisfação, o filósofo denomina de instituição.

Para este, a característica central da instituição é o vínculo indireto entre a tendência e seu objeto de satisfação. Conforme Deleuze, “o instinto e a instituição são as duas formas organizadas de uma satisfação possível”.

ESPECIALIDADES DA CULTURA

Cultura Material: Diz respeito a toda criação que resulta em bens tangíveis. Ex: roupa, comida.

Cultura Não-Material: Não existe concretamente, é constituído por todos os membros de um grupo social. Ex: Comportamento, normas, religião.

Cultura Real: diz respeito à forma como os indivíduos pensam e põem em pratica suas atividades cotidianas. Exemplo: Casamento (efetuado por diferente formar porem com um ideal).

Cultura Ideal: Trata-se conjunto de comportamentos que os indivíduos, em tese, deveriam ter. É reguladora, consistem em normas, regras que estabelecem os comportamentos, considerados ideais para o grupo ou a sociedade. Ex: cada sociedade estabelece o seu casamento, sua família, sua educação.                  

MOTIVAÇÃO

“Motivação constitui um importante campo do conhecimento da natureza humana e da explicação do comportamento humano”

 (CHIAVENATO, 2003)

Através disso para compreendemos melhor o comportamento das pessoas é necessário conhecer sua motivação;

Etimologicamente falando “motivação” vem de o latim moveres, que significa mover, ou tudo aquilo que causa ou determina alguma coisa.

Segundo Maximiniano “A motivação é a energia ou força que movimenta o comportamento”. Segundo ele a motivação tem 03 (três) prioridades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (151.6 Kb)   docx (36.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com