TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RESTAURANTE QUE QUERIA CRESCER

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 8

O CASO DO RESTAURANTE QUE QUERIA CRESCER

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Teoria Geral da Administração II, sob a orientação do Prof. Jonas Elias de Oliveira

União da Vitória – PR

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

1.1 JUSTIFICATIVA

1.2 OBJETIVOS

3 DESENVOLVIMENTO

4 CONCLUSÃO

5 LAYOUT

6 BIBLIOGRAFIA

1 INTRODUÇÃO

O restaurante que queria crescer ficava situado numa cidade com ritmo de cidade grande. Os proprietários, jovens que seguem a trilha do pai e avô, já tinham conhecimento de administração e pretendiam fazer algo para seu empreendimento crescer. Estavam pensando em fazer uma gestão mais profissional baseada em planejamento, organização e controle. No entanto, achavam que nada daria certo, pois sua clientela era pouco exigente, orçada por senhoras, senhores, funcionários na sua maioria do comercio local. O restaurante com imóvel antigo, mais tradicional da região.

1.1 JUSTIFICATIVA

O estímulo leva a motivação, ninguém se motiva sem ele. A própria palavra diz: MOTIVAÇÃO. Segundo Maslow, existem as necessidades humanas, que se configuram como básicas e de auto realização, estas funcionam como uma espécie de hierarquia de necessidades. A teoria das necessidades mostra que os estímulos são provenientes das necessidades de cada indivíduo. Levando em conta as necessidades das pessoas, o RESTAURANTE criou métodos que permitem que seus funcionários se motivem através de um ambiente organizacional, onde suas necessidades básicas são: bom relacionamento, tratamento informal, avaliações e a estabilidade (de se sentir seguro e valorizado pelos seus serviços); e suas necessidades de auto realização, que são: oportunidades de crescimento, chances de melhorias. Tudo isso, trabalhando em uma empresa onde se oferecem bons salários, que segundo Taylor, seria o maior estímulo para o homem. Taylor dizia que o indivíduo é uma espécie de homo economicus, que encontra no salário a sua razão para trabalhar.

1.2 OBJETIVOS

Identificar quais seus objetivos da melhor forma, considerando suas relações no ambiente onde se insere, levando em consideração as continuas mudanças externas da empresa.

Relatar de forma clara suas estratégias, com uma administração eficaz que os deixa a frente das outras empresas, para que suas decisões não os prejudiquem, contando com uma estrutura organizacional organizada e coordenada, com um enfoque amplo, incluindo suas instalações, funcionários e sua situação financeira.

Uma das opções mais importantes é a opção de expandir-se quando as perspectivas econômicas são boas. Essa opção tem um certo valor. Vale a pena caso a demanda seja elevada. [...] Em 1977, a Saab foi a primeira fábrica de automóveis a introduzir veículos com motores turbo nos seus modelos a gasolina. As vendas do Saab 900 praticamente dobraram desde 1980. (ROSS, WESTERFIELD e JAFFE, 1995, p. 175)

1.1.1 OBJETIVO GERAL:

Observar e compreender as atividades que o gerente desempenha, sugerindo ferramentas que auxiliem na administração das organizações para realizar as possíveis melhorias.

1.1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Auxiliar na escolha das melhores ferramentas para solucionar problemas e realizar melhorias na organização.

Contribuir para que as decisões tomadas sejam as melhores possíveis para a empresa.

Procurar obter informações que permitam entender o que e passa em sua organização e no meio ambiente.

3 DESENVOLVIMENTO:

Planejamento Estratégico:

Definem a missão e a visão, o futuro e as formas de atuar no ambiente (produtos e serviços, clientes e mercados, vantagens competitivas), bem como os objetivos de longo prazo.

Planejamento Tático:

Definem os objetivos e cursos de ação das áreas funcionais (marketing, finanças, operações, recursos humanos) para realizar os planos estratégicos.

Planejamento Operacional:

Definem atividades, recursos e formas de controle necessários para realizar os cursos de ação escolhidos.

Missão: oferecer produtos e serviços na área gastronômica, valorizando o aspecto nutritivo, a qualidade, o sabor e a correta técnica de elaboração de cada alimento, para contribuir para a saúde dos nossos clientes, ofertando um sistema de atendimento diferenciado.

Visão: Ser uma empresa reconhecida como referencia dentro da gastronomia brasileira buscando qualidade, agilidade no atendimento e manter um bom relacionamento com os clientes, colaboradores e fornecedores. Sempre valorizando essa troca de experiências na convivência entre o restaurante e nossos clientes, em um espaço aconchegante e familiar.

ANALISE SWOT:

Forças Oportunidades

Estabelecimento próprio

Boa localização

Bom atendimento

Espaço para reformas e expansões Abrir filiais

Expandir p mercado exterior

Registrar a marca

Vender franquias

Fraquezas Ameaças

Publico pequeno e pouco exigente

Imóvel antigo

Concorrência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com