TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RESUMO A CORPORAÇÃO

Por:   •  12/7/2021  •  Resenha  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO[pic 1]

Fundação Instituída nos termos da Lei n.º 5.152, de 21/10/1966 – São Luís – Maranhão

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA

DISCIPLINA: AUDITORIA FINANCEIRA

Profº.: Ronies Bonifácio da Silva

Aluno: Jonas Figueiredo Barros

A CORPORAÇÃO

        A Corporação é um documentário canadense de 2003, dirigido e produzido por Mark Achbar e Jennifer Abbott. O documentário obteve grande repercussão e chegou a ganhar 26 prêmios internacionais.

        É um documentário que fala das corporações, as causas, as consequências na sociedade dessas grandes empresas. Os autores tentam, através de exemplos e entrevistas, mostrar os crimes cometidos por empresas. As corporações são grandes empresas que tem como principal objetivo o lucro de seus acionistas, e para conseguir sucesso nos seus objetivos buscam explorar a sociedade geral, sem preocupação alguma com o bem-estar da população e dos funcionários, com o meio ambiente, com a saúde dos consumidores, com a ética no trabalho e com os direitos humanos.

        O documentário retrata as mais diversas situações quando da instalação das fábricas nas cidades, a sua influência sobre a política, o comércio e a sociedade, por exemplo, quando a corporação vai se instalar numa cidade, elas agem através de estratégias perante os líderes locais e mais ainda sobre a população com uma relação de benefícios/vantagens que terão com a chegada daquela fábrica, como empregos, investimentos locais etc., porém quando a produção começa, é tudo diferente do esperado, salário baixos, investimentos pífios.

        O documentário retrata vários exemplos de empresas que provocaram um impacto negativo gigantesco na vida dos consumidores e pessoas que moravam próximos à área de abrangência das fábricas, causando sérios problemas de saúde.

        As corporações passaram a ser usadas como escudos para que seus sócios e administradores tomassem decisão sem ter que prestar contas, através do entendimento da Corte Americana.

        As corporações se vangloriam dizendo que estão sempre criando produtos para melhorar a vida das pessoas, tornar o mundo melhor, mas o objetivo maior das corporações é maximizar seus lucros. É bastante explorado no documentário as questões de como aumentar a produção de um produto e a exploração de mão de obra barata no 3º mundo, como a devastação do meio ambiente.

        Em certo trecho do filme, as corporações são comparadas como psicopatas, pois tem algumas características de psicopatas tais como não se preocupar com sentimentos alheios, incapacidade de manter relações duradouras, incapacidade de sentir culpa entre outras.

        Por fim, podemos perceber que pelo documentário, as corporações eram um grande perigo para a sociedade, usufruindo em muitos casos de trabalho escravo e trabalho infantil, causando enormes dando ao meio ambiente, fazendo concentração de capital na mão de poucas pessoas no caso os acionistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (85.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com