TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Racismo O Conceito

Por:   •  19/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

Racismo no Brasil

O racismo é todo pensamento e atitude que separam as raças humanas por acreditarem serem superiores, não apenas de raça, mas também de religião, cultura e linguística.

No Brasil, o racismo surgiu com os portugueses chegando nesse pedaço de terra, onde os indígenas moravam, e já com o pensamento de superioridade sobre esse povo nativo fizeram acreditar que tinham o direito de invadir essa terra, impor sua religião, costumes, se apossar de suas riquezas naturais e até mesmo escravizar esse povo. Nem tudo saiu como planejado e quando necessitou de mão escrava e de um povo que acreditava ser inferior aos portugueses foram para outro país e voltaram trazendo os “negros”, para servirem como escravos.  O preconceito não partia apenas dos portugueses, provinha da igreja católica que abolia a existência de santos negros, apesar de pregarem o inverso.

Nessa época nenhum negro, índios ou mestiços poderiam ocupar cargos de confiança e de honra, pela alegação de não possuírem tradições católicas e títulos de nobreza. Naquela época precisavam comprovar ser “sangue limpo”.

A abolição da escravidão brasileira foi um processo lento, e mesmo quando a abolição foi decretada não existiam projetos de assistência ou leis para a facilitação da inclusão dos negros à sociedade, e assim fazendo com que continuassem a ser tratados como inferiores e tendo sua cultura e costumes “marginalizados”, causando reflexos até hoje na sociedade afrodescendentes.

Mesmo com Constituição Federal que no seu art. 5º, dispõe que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, no seu art. 1º, dispõe que todos os seres humanos nascem iguais em dignidade e direitos. O art. 2º ainda assevera que todos os seres humanos estão aptos a exercer os seus direitos sem distinção de nenhum tipo ou gênero, seja por raça, cor, sexo, língua, orientação política etc. A Constituição Federal, no seu art. 5º, incisos XLI e XLII, dispõe que a lei punirá qualquer discriminação atentatória aos direitos e liberdades fundamentais e que a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão. “Portanto, todo tipo de discriminação e preconceito é vedado pela legislação brasileira”, e apesar disso o Brasil desenvolveu e alimentou o racismo da diferença social, religião, cultural entre outras. Racismo até mesmo contra nossos próprios nativos.

O Brasil sempre procurou mostrar a imagem de um país amável e que acolhe a todos, caracterizado pela democracia racial, porém quando você anda pelas cidades e conhece a história do povo nota ser visível a desigualdade e os limites de oportunidades oferecidas para os mulatos, negros, índios e entre outros. Diferente de outros países que fizeram um extermínio claro de determinado grupo (raça, religião ou políticos), o Brasil sempre deixou isso bem camuflado, o que fez com que muitos acreditassem na politica da igualdade. Essa visão acaba sendo tão perigosa quanto à dos países que ensinam isso para suas crianças, pois o racismo e preconceito acontecem e ficam como se fosse algo normal, pois não se prega claramente que a sociedade te ensina a ser intolerante com quem é diferente de você, ou faz escolhas diferentes do que a sociedade decreta ser correta. O racismo se encontra nos atos do dia a dia e as pessoas nem percebem de tão corriqueiro que é, como um comercial, novela, folheto etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com