TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Recebimento e Armazenagem

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.551 Palavras (11 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

ROBSON DA SIVA BRANCO

ANDRE LUIZ ARANTES

ROBERTO DE SOUZA

JEAN VULNER PETIT-FRERE

GISLAINE FELIPP DE SOUZA

PATRICIA BITTENCOURT

RECEBIMENTO E ARMAZENAGEM

FLORIANÓPOLIS, SETEMBRO DE 2014

INTRODUÇÃO

  Neste trabalho aqui desenvolvido vamos falar sobre o recebimento e a armazenagem de produtos em uma empresa, a armazenagem é a parte da logística responsável pela guarda temporária de produtos em geral (acabados, matérias-primas, insumos, componentes, etc.). Pode ter uma variação de tipo de local físico, conforme característica e necessidade do produto, como por exemplo, local coberto, local descoberto, local com temperatura controlada, entre outras. Pode ter variação de tipo de estocagem, conforme característica e necessidade do produto devem-se armazenado em prateleiras, gavetas, container e outros.

 O recebimento é uma parte muito essencial para a logística, esse processo inclui-se as etapas posteriores á criação do pedido, a notificação, o recebimento, a entrada do depósito subsequente e o lançamento das mercadorias perdidas. A principal vantagem da utilização da função de recebimento para ilustrar o processo de entrada no sistema é permitir uma simulação de vários processos antes do efetivo registro de entrada de mercadorias. 

 O recebimento descreve exatamente quais matérias ou paletes poderão ser recebidos, bem como a data e horário. Diante do exposto, percebe-se o grau de importância de se utilizar as atividades relacionadas à Armazenagem e Recebimento de materiais, assuntos descritos detalhadamente adiante.

OBJETIVO

  Os objetivos do nosso grupo neste trabalho é aprimorar as habilidades sobre recebimento e armazenagem, buscar conhecimentos necessários nesses tópicos essenciais da logística, saber como funcionam os processos e funções na área de armazenagem e recebimento, entender e utilizar com competência os tópicos importantes para a armazenagem e para o recebimento, tópicos explicados a seguir.


                                                            ESPAÇO FISICO

Existem quatro razões básicas para uma organização utilizar o espaço físico de armazenagem.

1° Reduzir custos de transporte e produção

2°Cordernar suprimento e demanda

3°Auxiliar o processo de produção

4°Auxiliar o processo de marketing.

ESPAÇO PRA FILAS DE VEÍCULOS

Plataformas compensadoras de altura, espaço pra separação e conferência, acesso livre para o estoque inicial e para a fábrica, todos esses tópicos são importantes para que tenha uma carga e descarga de sucesso.

ARMAZEM AUTOMATIZADO

O armazém automatizado é importante porque posso fazer aproveitamento do espaço, reduzir meus custos  operacional; mão de obra reduzida, eliminação de erros, e o mais importante em um estoque a organização.

ENTREGAS JTI

Vantagens : Não tenho um estoque.

O cliente faz o pedido pra minha empresa, depois fabricamos o produto na quantidade certa e na hora certa.

Esse é o sistema JUSTIN IN TIME, para que não haja o desperdício de matéria prima .

ESTRUTURA PORTA PALETES

Os paletes apresenta uma grande vantagem na organização de um armazém.

-Traz economia de movimentação de várias caixas ao mesmo tempo.

-Permite a automação dos lançamentos em massa por meio de etiquetas de códigos de barra.

-Possibilita a utilização dos materiais.

-Permite a agilidade nos processos de carga e descarga e de movimentação dos materiais.

-Existem vários modelos de porta-paletes.

ARMAZEM AUTOMATIZADO

O armazém automatizado é importante porque posso fazer aproveitamento do espaço, reduzir meus custos operacional; mão de obra reduzida, eliminação de erros, e o mais importante em um estoque a organização.

ENTREGAS JTI

Vantagens: Não tenho um estoque.

O cliente faz o pedido pra minha empresa, depois fabricamos o produto na quantidade certa e na hora certa.

Esse é o sistema JUSTIN IN TIME, para que não haja o desperdício de matéria-prima.

RECURSO DE INFORMÁTICA

A tecnologia é fundamental para facilitar o planejamento e as operações logísticas. Torna-se mais eficiente e efetiva na geração de valor para as empresas. Com isso, criou-se um ambiente favorável para inovações na área de Logística, motivadas principalmente pelo aumento significativo na complexidade das operações.

Para viabilizar essas informações, o EDI apresenta-se não só como uma tecnologia, mas como uma nova de gerenciá-las e o conhecimento desta ferramenta por parte da direção da empresa é fundamental para que se obtenham os benefícios que ela possa oferecer e minimizar as possíveis dificuldades relacionadas. O EDI surge como um diferencial nesses tempos de mudança, onde a globalização sugere de negócios no mundo inteiro de uma nova maneira, de modo a provocar um equilíbrio positivo entre a qualidade de seus produtos/serviços e as necessidades especificas dos diversos clientes.

[pic 1]Figura 1. Sistema EDI. Fonte: http://www.insite.com.br/edi/

Atualmente, o EDI tem sido utilizado como uma ferramenta estratégica pelas empresas, principalmente na relação cliente-fornecedor, podendo ser definido como o movimento eletrônico de informações entre o comprador e o vendedor, com o propósito de facilitar uma transação de negócios.

BENEFÍCIOS E RESULTADOS ALCANÇADOS COM O USO DO EDI

Segundo Porto et al. (2000a), o EDI oferece algumas vantagens, cujos impactos costumam ser maiores do ponto de vista estratégico em detrimento do operacional. Essa tecnologia melhora a eficiência operacional da organização, em razão de possibilitar uma rápida transferência de dados entre empresas e provocar a diminuição dos custos relacionados com papéis, mão de obra e outros custos operacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (233.9 Kb)   docx (275.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com