TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relátorio Final Prointer

Por:   •  26/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 6


[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO:  Superior em Tecnologia Gestão Pública

Luiz Fabiano Cordeiro Galvão – RA: 1238480694

Marcelo Arantes – RA: 1221365419

Murilo de Aguiar  Gadelha– RA: 057153595

Patrícia Santos – RA: 8323762359

Rodrigo Ataide RA 1600350554

Tainan Franco – RA :2850157448

PROINTER II - Relatório Final

Estudo de Viabilidade de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

Disciplinas:

Direito Empresarial

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Tecnologias de Gestão

Tutora EAD: Prof.ª Daniela Fonseca Cardoso Silva

JUNDIAÍ / SP

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: Superior em Tecnologia Gestão Pública

PROINTER II - Relatório Final

Disciplinas:

Direito Empresarial

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Tecnologias de Gestão

Tutora EAD: Prof.ª Daniela Fonseca Cardoso Silva

 Trabalho desenvolvido para o curso de Tecnologia Gestão Pública  disciplinas norteadoras Direito Empresarial, Responsabilidade Social e Meio Ambiente e Tecnologias de Gestão, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Relatório Parcial - Prointer II do 2º bimestre 2015_02, sob orientação da tutora EAD Daniela Fonseca Cardoso Silva

JUNDIAÍ / SP

2015

   SUMÁRIO

Resumo  ................................................................................................   04

Introdução ............................................................................................   05

Características da Organização.....................................................  ....   06

Limites da Organização Sugeitos ao SGA......................................... ....   07

Relatório Final

Projeto Experimental de Viabilidade para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) no condomínio horizontal Conjunto Residencial Pasárgada.

RESUMO

O principal benefício de um condomínio sustentável é a economia feita em termos de consumo de energia e água. Outras facilidades são a redução de problemas que possam agredir o meio ambiente e adotar políticas de conformidade, implantar  iluminação interna e externa adequada, calçadas e equipamentos que leve bem-estar aos condôminos. No entanto, a construção de prédios sustentáveis ou verdes ainda tem um alto custo inicial. Desta forma, para tornar sustentável um condomínio, uma residência ou um escritório convencional é alterar pequenas rotinas e mudar algumas atitudes. Este trabalho traz o estudo do Conjunto Residencial Pasárgada e de acordo com os levantamentos feitos em campo e através de pesquisas com moradores, funcionários e com a direção, em conjunto com os conhecimentos adquiridos nas aulas, AVA, PLT´s e pesquisas na internet, apresentamos as ações que julgamos necessárias para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental que resultará em significativa economia de recursos hídricos e energéticos bem como estabelecer políticas para gestão de resíduos sólidos.

INTRODUÇÃO

Estamos preparados para viver em um mundo melhor, com menos poluição, consumo, degradação e extinção de espécies? Será que nos basta separar nosso lixo para reciclagem, substituir  lâmpadas incandescente por lâmpadas econômicas ou fechar a torneira enquanto se escova os dentes para se afirmar que temos “consciência ecológica”?.

 É preciso refletir sobre o nosso comportamento diário e avaliar as nossas relações com o meio ambiente urbano, no dia a dia. De acordo com a bióloga e socióloga Rita Mendonça (2006), os problemas ambientais são resultado de uma crise de percepção do Homem.

Para resolvê-los devemos melhorar a compreensão sobre o meio que nos cerca e encontrar soluções, modificando a nossa forma de pensar e agir, superando as dificuldades de aceitar opiniões diferentes. É notório que os recursos naturais são finitos e que dependemos destes para a sobrevivência humana, a conservação da diversidade biológica e o próprio crescimento econômico. É fundamental, na prática do desenvolvimento sustentável, que a utilização dos recursos naturais seja realizada com qualidade e não em quantidade e, por isso, a gestão destes recursos e do desperdício é premente no país e no Planeta.

Contudo, algumas perguntas ainda devem ser respondidas, tais como: o que fazer com a geração de tanto lixo? Como minimizar o consumo de energia e de recursos naturais? Como economizar a água? Como auxiliar na sustentabilidade do Mundo?

Não possuímos conhecimento para resolver todos estes problemas e responder as perguntas satisfatoriamente. Por isso, o objetivo deste trabalho é orientar na minimização de impactos referentes ao consumo de água e energia elétrica, as formas corretas de descartes de resíduos.

O maior desafio deste século é aplicar uma idéia que parece abstrata, “desenvolvimento sustentável” e torná-la uma realidade para todas as pessoas do mundo.

                               

                                      Kofi Annan, Secretário Geral das Nações Unidas 1997-2006

ORGANIZAÇÃO

O Conjunto Residencial Pasárgada CNPJ 00.970.557/0001-25 é uma associação civil, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, pessoa jurídica de direito privado que é regida por regulamentos aplicáveis a seu contexto e pelo Estatuto e Regulamento Internos. Está localizada na Rua do Retiro 2172, Jundiaí-SP. Possui uma área total de 120.000 m2. Há 10 torres com 48 apartamentos totalizando 480 apartamentos e 1.726 moradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (150 Kb)   docx (46.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com