TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL PROINTER II IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

Por:   •  15/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.731 Palavras (19 Páginas)  •  786 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

POLO PASSO FUNDO

2ª SÉRIE

ELIZANDRO JOSÉ EHRIG          RA 9333694871

RELATÓRIO FINAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER II)

TUTOR(A) A DISTANCIA:  PATRIK KELVER MARÇAL SIQUEIRA

PASSO FUNDO/RS

2016.2

ELIZANDRO JOSÉ EHRIG                  

RELATÓRIO FINAL PROINTER II

IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

Trabalho de Conclusão do Projeto Interdisciplinar do Curso Tecnologia em Logística da Uniderp, como requisito parcial à obtenção de nota do Prointer II.

Orientador (a): Tutor(a) a distância:  Patrik kelver Marçal Siqueira

PASSO FUNDO/RS

2016.2

SUMÁRIO

RESUMO        3

INTRODUÇÃO        5

1.        ALVO DO PROJETO        6

1.1        Produto/Serviço        7

1.1.1        Padaria        7

1.1.2        Hortifrúti        8

1.1.3        Reposição de prateleiras        9

1.1.4        Estoque        9

1.1.5        Escritório        10

1.1.6        Caixas        10

1.1.7        Transporte        11

1.1.8        Limpeza        11

2.        CONTEXTUALIZAÇÃO        12

3.        DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL        12

4.        DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO        14

5.        RESULTADOS        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

RESUMO

O presente trabalho foi desenvolvido com o propósito de implantar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) no Supermercado Paraiense LTDA, localizado no Rio Grande do Sul, na cidade de Parai. Com o objetivo de minimizar ou sanar os impactos ambientais causados por ele. Através da pesquisa feita no supermercado percebeu-se a necessidade de implantar de imediato o SGA, pois foi encontrado falhas no gerenciamento de resíduos sólidos, visto que nos dias atuais é de extrema importância a organização estar de acordo com as normas, legislações e contribuindo com a sociedade de forma sustentável. Notou-se o interesse do administrador em implantar o projeto, visando não apenas ganhos financeiros, mas principalmente ser reconhecido pelas ações desempenhadas, com a implantação do SGA, os objetivos certamente serão alcançados, visto que a causa terá apoio de toda sua organização.

Palavras-Chave: Supermercado, Impactos Ambientais, Sistema de Gestão Ambiental.

INTRODUÇÃO

Segundo GARNIER (2008), as empresas são os principais agentes do desenvolvimento econômico do pais, os avanços tecnológicos e a capacidade de gerar recursos fazem com que elas vão em busca de auxílio para desenvolver processos com objetivo de desenvolver Gestão Ambiental e Responsabilidade Social. Uma empresa socialmente responsável, com postura ética, com respeito a sociedade tem vantagem significativa nos dias atuais. O reconhecimento dos clientes, fornecedores, colaboradores, enfim sociedade em geral faz a empresa atingir níveis elevados de sucesso.

Para haver equilíbrio entre o homem, a indústria e o meio ambiente, surge então o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para balizar as ações que são provocadas. A SGA é um conjunto de políticas, práticas e procedimentos técnicos e administrativos para como uma empresa poderá a vir obter um melhor desempenho ambiental. A norma ISO 14001, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável por regulamentar o sistema, estabelecendo os requisitos de implementação e operação (TERA AMBIENTAL, 2014)

O supermercado deverá conhecer o que precisa ser realizado, comprometendo-se com o SGA, assim elaboraremos um plano de ação imediato, onde o mesmo irá cumprir com os objetivos e metas ambientais, implementando ferramentas de sustentação necessárias. Periodicamente deverá ser feito algumas avaliações para analisarmos o progresso alcançado, desta forma revisando e aperfeiçoando a política ambiental implantada na organização, afim de aumentar sua eficiência e eficácia.

PROJETO EXPERIMENTAL DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

  1. ALVO DO PROJETO

O Supermercado Paraiense LTDA está localizado na Avenida Presidente Castelo Branco n°838, centro de Parai, Rio Grande do Sul. Encontrando-se em um lugar privilegiado, de fácil acesso, com estacionamento próprio, próximo aos demais comércios e consumidores, sendo ainda acessível a cadeirantes. O supermercado inaugurou-se no ano de 2001, mantem-se neste endereço até os dias atuais, portanto trata-se de um empreendimento consolidado no ramo do comércio varejista de gênero alimentício e possui uma grande demanda na cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (394.8 Kb)   docx (334.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com