TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Brzezinski

Por:   •  25/3/2019  •  Resenha  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

Para Brzezinski a Rússia é fraca demais para ser um ator global, entretanto, forte o suficiente para poder ser ignorada ou até mesmo considerada como um objeto passivo. Para Brzezinski, a Rússia deveria esquecer a sua ambição imperial e optar por ser um país europeu democrático e federativo com um consequente alinhamento em favor dos EUA. Segundo Brzezinski essa ocidentalização da Rússia a Eurásia ficaria menos instável.

 A terceira região geopolítica que Brzezinski identifica na Eurásia é chamada de “Bálcãs eurasianos”, essa seria uma zona de instabilidade e constantes lutas por poder, na qual os EUA desempenhariam o papel de árbitro em última instância. É uma região rica em fontes de energia e minerais, mas também há violentos conflitos étnicos e religiosos e muitos movimentos separatistas. Os principais competidores nessa região seriam a Rússia, Turquia, China, Índia, Irã, Paquistão e Ucrânia. E os principais candidatos as potências regionais da Ásia Central seriam o Cazaquistão e o Uzbequistão, contudo o Cazaquistão seria o primeiro candidato devido a sua maior homogeneidade étnico-nacional.

Brzezinski vê o leste da região eurasiana como decisiva, lugar onde grandes mudanças geopolíticas possam vir a acontecer e algumas mudanças já estão ocorrendo: a ascensão da China como potência regional dominante; o declínio da Rússia; a crescente militarização do Japão que passa aos poucos a ter maior autonomia político-militar em relação aos Estados Unidos e a virtual reunificação das Coreias. Brzezinski não acredita que a China vai alcançar o status de potência mundial, para ele a China vai se contentar com o status de potência regional e poderá inclusive colaborar com os Estados Unidos.

Tanto Kissinger quanto Brzezinski identificam-se com o chamado realismo e ambos, especialmente Brzezinski, são como continuadores da geopolítica clássica. Ambos raciocinam em termos geoestratégicos e estão preocupados antes de tudo com a manutenção da hegemonia global dos EUA. Faltou a ambos criatividade e ousadia ou até mesmo vontade, devido ao fato de almejarem cargos governamentais, para ir além do raciocínio geoestratégico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (29.5 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com