TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Científico

Por:   •  7/12/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO ENSINAR BRASIL

FACULDADES UNIFICADAS DE LEOPOLDINA

“EXPANSÃO DO MERCADO DE CAPITAIS: O que é? Consiste em que? Como funciona?

LEOPOLDINA

2021

INSTITUTO ENSINAR BRASIL

FACULDADES UNIFICADAS DE LEOPOLDINA

DARCY REZENDE

EDGAR MARIANO DE ABREU

FRANCISCO MONTEIRO DE REZENDE NETO

LÍVIA ANDRADE GOUVÊA

TAYNARA ANDRADE

THAYNÁ OLIVEIRA

 “EXPANSÃO DO MERCADO DE CAPITAIS: O que é? Consiste em que? Como funciona?

Pesquisa apresentada ao Curso de Administração, das Faculdades Unificadas de Leopoldina, como requisito para aprovação na disciplina Mercado de Capitais, orientada pela Prof. Graziela Fátima Pereira.

Área de Concentração: Empreendedorismo

LEOPOLDINA

2021

1.0- RESUMO

Partindo do universo dos estudos da Economia, o presente estudo tem como tema o mercado de capitais, cujo fenômeno se delimita ao contexto no Brasil e pergunta qual a importância do mercado de capitais, seus conceitos e dilemas? A Justificativa apreende-se pela relevância do assunto nos últimos tempos, cujo nicho tem motivado cada vez mais a participação do público investidor, sendo oportuno a disponibilidade de atualizações, tanto no sentido acadêmico como profissional, tendo como público alvo, investidores, empresários, pesquisadores de bancos de investimentos e alunos de universidades, sem área específica.

Palavras-Chaves: Economia; mercado de capitais; expansão do mercado; mercado de ações e investimentos.

  1. - INTRODUÇÃO

O mercado de capitais é um mercado criado para a negociação de ativos financeiros. Constituído por bolsas de valores, corretoras e instituições financeiras autorizadas, ele é responsável pela intermediação entre poupadores e tomadores de recursos.

O mercado de capitais é uma das partes da estrutura financeira do Brasil e a sua principal função é ligar as instituições poupadoras – que têm dinheiro para investir e buscam rentabilizá-lo – com as instituições tomadoras – que buscam dinheiro e estão dispostas a rentabilizá-lo. É por meio dele que os ativos são negociados, ou seja, onde são realizadas compras e vendas dos valores mobiliários.

No mercado de capitais acontece a negociação dos mais diversos ativos financeiros. Entre eles, podemos citar os títulos de dívida – como debêntures e letras financeiras – ações, moedas, commodities e derivativos. O mercado é composto basicamente por poupadores e tomadores de recursos.

O mercado de capitais permite que os tomadores tenham acesso aos recursos que necessitam, remunerando assim o capital dos poupadores. A estrutura do mercado de capitais – composta pelas bolsas de valores, corretoras e diversas instituições financeiras autorizadas – é utilizada para canalizar esses recursos.

Ao realizar a pesquisa, nota-se a defasagem que o mercado brasileiro ainda tem em relação ao número e representatividade das empresas listadas em bolsa. Para crescimento das empresas e geração de renda, é necessário ter recursos, e o mercado de capitais tem esse poder relevante para o desenvolvimento do país. O somatório do valor de mercado das empresas listadas no país em relação ao PIB, no Brasil, está abaixo de 40%, nos EUA é de 150%, na China 70% e no Chile 89%.

“Notamos que há uma lacuna de percepção de valor da empresa e de analistas. Nesse cenário, os profissionais passam a receber uma demanda por maior pro-atividade na comunicação com os investidores, com potencial de impacto direto no valor das empresas. E no mundo conectado e de hiper exposição, a função ganhou maior relevância dentro das empresas para lidar com o dinamismo das notícias, de possíveis fake news e, também, para captar novos investidores. O uso de tecnologia tem aumentado, mas grande parte ainda não adotou tecnologias como analytics, robótica e inteligência artificial nas áreas de relação com investidores”, destacou Minelli.

Como o próprio nome sugere, a expansão do mercado visa gerar o crescimento de empresas a partir da conquista de novos mercados, que sejam rentáveis.

Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, a expansão de mercado não deve ser um objetivo apenas de grandes empresas. Ela também pode, e deve, ser considerada na estratégia de pequenas e médias empresas.

Para realizar a expansão de mercado as empresas podem usar os serviços e produtos que já comercializam ou iniciar o desenvolvimento de ativos novos ou similares aos “originais”.

Além de novos produtos, a expansão de mercado nos negócios pode significar:

- Atuação em novos mercados;

- Vendas em outros canais;

- Criação de novos produtos e serviços;

- Atendimento às demandas de outras personas;

- Ampliação do espaço democrático atendido e mais.

Uma loja física pode, por exemplo, expandir seu mercado por meio da criação de uma loja virtual ou da venda por marketplace. Geralmente, empresas que buscam pela expansão de mercado o fazem por enxergar oportunidades de aumento nas vendas.

Fonte: https://gyramais.com.br/blog/o-que-e-expansao-mercado/

https://ibefsp.com.br/desafios-do-mercado-de-capitais-sao-discutidos-em-seminario/

3.0- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

De acordo com Marconi e Lakatus, como forma a atingir o objetivo geral, apresentam-se alguns objetivos específicos a serem alcançados no decorrer do trabalho: Apresentar conceitos de mercado de capitais; Indicar possibilidades de ganho nesse investimento. Conhecer e apresentar o mercado de capitais e evidenciar a importância de como é promissor a ganhos financeiros para as organizações, a expansão deste recurso de investidores pode acelerar o fluxo de poupança a longo prazo dos países relativamente ricos em capitais para os países em fase de desenvolvimento carentes de capital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com