TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Logística

Por:   •  9/11/2018  •  Resenha  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

Dentro da área da logística existem vários tipos de depósitos, sendo eles: De espaço próprio, onde se encontra uma armazenagem mais barata, maior grau de controle, conversão dos espaços, pessoal e equipamento especializado, que serve de base para outras atividades; de terceiros, que são commodities, granéis, refrigerados, utilidades domésticas e mobiliário e os armazéns gerais, que são zonas de livre comércio (ZFM).

O estoque em trânsito é uma excelente alternativa de custo de estocagem em alguns casos, consiste no tempo em que as mercadorias estão em veículos de transporte para entrega e ressalta-se por exemplo, a produção de frutas e hortaliças, ou produtos com prazo de validade muito baixo, ele auxilia o processo de just in time.

Para o manuseio desses produtos em estoques, são utilizados diversos equipamentos de movimentação, sendo eles: Empilhadeiras, tratores, transportadoras, esteiras e guinchos. Tendo ainda a disposição alguns equipamentos auxiliares, como estantes porta-paletes, sem prateleiras, para caixas, em fileiras, de fluxo contínuo, corredores móveis, estrutura em “A”, removível e de piso duplo

Em geral, o arranjo do espaço físico dos depósitos é feito considerando o tamanho, em largura, comprimento e altura para conhecimento de metragem cúbica para acondicionamento, são mais utilizadas plantas em formato L ou T para melhoria de entrada e saída de produtos. Este arranjo é feito de acordo com a área do deposito, e a sua utilização, podendo ser separado de três formas diferentes, sendo elas: Baixa rotação de estoque, que separa-se os estoques por áreas, com o máximo de aproveitamento do espaço, mesmo que os corredores sejam estreitos, como haverá rotatividade baixa, a movimentação não influenciará no custo; Alta rotatividade de estoques, normalmente os depósitos são compridos e estreitos, possibilitando praticamente só o transbordo, quer seja para consolidação ou fracionamento, buscando somente a economia do transporte e maior eficiência e eficácia no manuseio; E rotatividades diferentes, onde é necessário combinar as duas estratégias de rotatividade, contudo, definindo espaço para seleção de pedidos, e áreas de armazenagem.

A separação do espaço físico do deposito pode ser feita também de acordo com a sua natureza, podendo ser considerados o arranjo físico posicional, que também é conhecido como arranjo de posição fixa; arranjo físico por processo, conhecido também como arranjo funcional; arranjo físico por célula, que é uma tentativa de trazer alguma ordem para a complexidade de fluxo que caracteriza o arranjo físico por processo; e o arranjo físico por produto, que preocupa-se com a localização dos recursos produtivos transformadores inteiramente segundo a melhor conveniência do recurso que esta sendo transformado, ele também chamado de arranjo fixo em fluxo ou linha.

Considera-se que existem métodos científicos e intuitivos para a alocação do espaço físico. Os métodos intuitivos levam em consideração a rotatividade do item, seu tamanho, volume (cubagem) por pedido e agrupamento em famílias. Estes métodos são concebidos para que a melhor localização de produtos esteja de acordo com o manuseio para atender os pedidos, e não para condicionar a descarga que é realizada em maiores volumes.

O método de rotatividade do item reconhece que diferentes produtos, têm diferentes rotatividades. O volume de deslocamento realizados até o local de armazenagem, demonstra a rotação do mesmo, considerando isso, os produtos que possuem maior rotatividade, buscando agregar menores custo de manuseio devem ficar mais próximos da expedição. O que reduziria consideravelmente o custo de montagem do pedido. Considerando o tamanho do item, numa divisão podem estar armazenados um número de itens, muito maiores, se o seu tamanho for menor, arranjando-se o depósito de forma que os itens menores fiquem próximos da expedição, a distância total para montagem do item pode ser minimizada.

Heskett, ao considerar que um método negligencia o outro, combinou ambos os métodos, visto que não seriam satisfatórios separadamente, criando então o índice de volume por pedido, onde cria-se um indicador que é a razão entre o volume (cubagem) solicitado do produto, e a quantidade diária de pedidos do produto. Itens com índices reduzidos, são alocados próximos à expedição.

Disposição e Localização de estoques

  • Disposição quadrangular;
  • Disposição Angular;

  • Em ambos é importante utilizar-se de endereçamento que pode ser fixo, ou variável. Fixo quando sempre aquele produto vai para o mesmo lugar, e variável quando o mesmo produto pode ser alocado em lugares diferentes dentro do estoque.

Sistemas de endereçamento

  • Endereçamento fixo: Mantido por muito tempo para um grupo de produtos, considerando códigos de letras e números para identificação do local, designado pelos métodos vistos;
  • Endereçamento Variável: Considera que o produto que chega, é alocado no espaço que estiver disponível, dificultando assim a montagem do pedido, já que um mesmo produto pode estar em mais de um lugar. Necessita um sistema de controle eficiente e eficaz para auxiliar na montagem dos pedidos;

Considerações operacionais

  • Com a necessidade de mão-de-obra constante na montagem de pedidos, há que considerar técnicas para a condução da separação de pedidos, estas técnicas são:
  • Sequenciação;
  • Zoneamento;
  • Decomposição;
  • Formação de pedidos por lotes

Técnicas operacionais para separação de pedido – Sequenciação por produto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com