TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SEGREDO DE LUÍSA

Por:   •  6/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.257 Palavras (18 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 18

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE

LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES  

ESCOLA DE NEGÓCIOS, COMUNICAÇÃO E DIREITO.

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

O SEGREDO DE LUÍSA

[pic 1]

MANAUS

2016

DOUGLAS BEZERRA SERRÃO JUNIOR[pic 2]

FERNANDO WILSON ROCHA MACIEL

FRANK NELLE SOUZA NEVES

HELEM SOCORRO MAIA DE OLIVEIRA

JORGIANNE SOUSA SENA

KERLLY CARVALHO DE SOUSA

RAMON RAMIRIZ SILVA DE SOUZA

WILLIAM REZENDE DA SILVA

O SEGREDO DE LUÍSA

[pic 3]

Trabalho realizado pela Turma ADN0502 apresentado ao Centro Universitário do Norte - UNINORTE/LAUREATE, como pré-requisito para obtenção de nota parcial do 1º bimestre, na disciplina Empreendedorismo.

Orientadora: Prof. Odiléia Monteiro de Carvalho

MANAUS

2016

SUMÁRIO[pic 4]

Introdução..................................................................................................................... 3

Capítulo 1 – A motivação e o perfil do empreendedor................................................ 4

Capítulo 2 – A avaliação de uma ideia.......................................................................... 6

2.1. A construção de uma visão..................................................................................... 8

2.2. Projetando a organização da empresa................................................................... 10

2.3. Os impactos da empresa na vida pessoal do empreendedor.............................. 12

Conclusão..................................................................................................................... 13

Bibliografia.................................................................................................................. 14

INTRODUÇÃO

        

O livro “O Segredo de Luísa”, escrito por Fernando Dolabela, publicado em 1999, trata-se da realização do sonho de abrir uma empresa. É um romance que envolve a vida sentimental da personagem principal Luísa, junto com a concretização da sua ideia de ter o seu próprio negócio. O autor relata desde a concepção da ideia de Luísa até a realização da abertura da empresa. No decorrer da narração, envolve outros personagens, que são essenciais na vida de Luísa. O livro expõe parte da vida da personagem principal, Luísa – uma moça muito inteligente - não só no lado profissional, mas também seu lado sentimental, onde mostra a força e a determinação de uma jovem que troca a faculdade de odontologia, para se envolver em na área empreendedora.

        Buscou inspiração em sua tia madrinha Fernanda, uma grande empresaria e com a ajuda e a orientação necessária, buscava conhecimento e pesquisa de mercado para conhecer os riscos e benéficos que estaria correndo montado o seu negócio de fabricação de goiabada.

        Com o seu empreendimento em mente fez um plano de negócio para distribuir para vários empresários e tentar uma sociedade, depois de analisar várias proposta  fecha um acordo com um empresário que lhe propõe instalação para a produção da goiabada, virando uma empresa muito conceituada e exportando vários produtos para diferentes países.  

   

O Segredo de Luísa.

Capítulo 1 – A motivação e o perfil do empreendedor

Luísa, ganhadora do prêmio de Melhor Empreendedor Global do Estado de Minas Gerais, proprietária da GMA- Goiabadas Maria Amália Ltda., sua premiação foi entregue pelo presidente da FIEMG, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. Saiu De Ponte Nova, há seis anos, para cursar ensino superior em Belo Horizonte, cursava odontologia e estava noiva.

De seus familiares, em que todos alcançaram um bom padrão de vida, a única empresária muito bem-sucedida, era sua tia-madrinha Fernanda. Construiu grande e notável patrimônio chamado Sereia Azul que oferecia serviços e comercio de variadas naturezas. Organizava e animava festas para crianças, para o seleto clube do fim de tarde e excluía os chatos. Porém havia uma pinga boa. A função da goiabada-cascão entra depois da cachaça boa, sendo que Fernanda recuperava seu custo com o queijo de minas.

Para os clientes, Sereia Azul, era um portal de notícias, vanguardistas da cidade (atual, moderno, inovador, novo) Crônica criadas na cidade, outros diziam que seria um antro de fofocas. Na Sereia Azul, a única regra era de convivência pacífica.  Era permitida provocação inteligente e bem humorada, eram excluídas as ofensas óbvias e de baixo escalão. A loja era o campo de prova da essência do jeito mineiro de conviver.

Atrás do balcão, Luísa iluminava com sua beleza sedutora. Fernanda, solteira aos 48 anos apesar de bonita, decidiu não se casar. Com isso, despertava não só o sentimento de amor, mas uma profunda admiração de sua afilhada. A carreira de dentista não era o sonho dela, mas sim de seus pais. Era bela, criativa, livre e amada por todos, porem teimosa e autoritária, desinteressada dos estudos no colegial, o que lhe prendia na escola eram seus amigos, saber fatos diferentes, aprender com os outros.

Ela não vivenciava o que aprendia na escola, os ensinamentos dos professores não coincidiam com o que queria ou precisava aprender naquele momento. Gostava de aprender por intermédio de conversas com pessoas na qual admirava, dos mais experientes.

Conseguia tirar a essência da comunicação que a levava refletir e reproduzir as situações aprendidas no cognitivo tendo-a como personagem central. Sentia prazer em ser diferente, nas roupas, no vocabulário que tirava dos padrões da sociedade.

Delcídio, seu noivo temia ser ultrapassado, não queria que fizesse curso superior, nem que fosse para longe, sentia ciúme de sua beleza e insegurança profissional.  Lutando contra o passado da noiva, se deixava corroer pelas histórias contadas pelos familiares e amigos. E o que mais intervinha em sua mente era que os personagens eram pessoas reais, deixando tudo mais complicado de não se acreditar. O que lhe confortava era que sua noiva era pura, sincera, jamais o trairia. Suas dúvidas eram tantas que passou a observá-la, analisar as vontades, suas reações, olhares rumores e suspiros. Percebeu seus sumiços sem desculpas convincentes, e quando questionava era evasiva, controladora, ameaçava uma briga ou um rompimento ele recuava, pois a moça odiava ser contrariada ou questionada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (171 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com