TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SEU CORPO É SEU LAR

Por:   •  10/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]
UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

O SEU CORPO É SEU LAR

Nomes:                                  

Angélica Guaitoli Maximino           RGM: 17574765

Josefa Neide Soares da Silva       RGM: 17782139

Grupo n°04

SÃO PAULO, SP

2019

  1. Introdução

        O tumor na mama é o tipo mais comum em mulheres, as células anormais se multiplicam na mama e faz com que forme um tumor com potencial de invadir outros órgãos, ele apresenta seus sintomas e sinais em suas fases iniciais e se descobertos cedo, podem ser tratados o quanto antes, para que não se agrave.

É possível reduzir o risco desse tumor, é preciso ficar atento se identificado alguns dos sintomas como: nódulo indolor, pele da mama avermelhada, saída de liquido, alteração do bico do peito, pequenos nódulos na região das axilas. São diversos fatores que estão relacionados ao tumor nas mamas, como: fatores ambientais, hormonais e genéticos.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer em 2018 teve cerca de 29% novos casos de tumor de mama no Brasil, ele é o mais mortífero e frequente na população feminina e a população masculina também tem possibilidade de desenvolver esse tumor, mas com um porcentual bem menor de 1%.

  1. Descrição do problema

2.1 Tema

O seu corpo é seu lar

2.2 Razão da escolha

A pesquisa tem como foco orientar homens e mulheres a respeito da prevenção e detecção precoce do tumor, pois uma informação pode salvar uma vida. A detecção precoce ajuda a reduzir a mortalidade e traz melhores resultados no tratamento.

2.3 Relevância

É importante ressaltar que as pessoas precisam se preocupar com a alimentação, a má alimentação influência no mau funcionamento do corpo humano, o ideal é manter o peso corporal adequado, praticar bastante atividades físicas, isso ajudar a reduzir o risco desse tumor, evitando trazer um mal estar futuro a saúde.

2.4 Pergunta a ser respondida pelo grupo

A detecção precoce ajuda o tumor ser tratado o quanto antes?

Sim, pois quando o tumor é detectado precocemente as mulheres terão uma porcentagem de 95% de chance de curar

é possível tomar os cuidados que as mulheres devem ter

O que é preciso fazer contra prevenção desse tumor?

Para a prevenção é necessário, que tenhamos uma alimentação saudável praticar atividades físicas e também evitar o consumo de bebidas alcoólicas também ajuda na prevenção, E a partir dos 40 Anos as mulheres devem fazer anualmente os exame de mamografia.  

Tenho chances de não desenvolver esse tumor?

  1. Amostragem
  1. População alvo e variável

O estudo é voltado a homens e mulheres de alguns bairros na região da Zona Leste e no Alto Tiete, foi feito por uma semana consecutiva, através da pesquisa foi obtido um número favorável de amostragem de 100 pessoas sendo fundamental para sua realização.

Para abordagem foi utilizado o método pesquisa de campo para levantamento dos dados necessários, e realização da estatística quantitativa.

  1. Técnica de amostragem adotada

Para essa pesquisa foi coletada informações de 100 pessoas sendo 72% do sexo feminino e 28% do sexo masculino, com idades entre 15 e 67 anos.

A amostragem adotada foi a estratificada contendo 10 perguntas, sendo 9 de múltipla escolha e 1 dissertativa.

  1. Plano efetivo da coleta

Instrumentos: Pesquisa de campo

Forma: Realizada por meio de formulário com 10 perguntas

Local: Na região da Zona Leste e no Alto Tiete 

Datas: 01/10/2019 ao 07/09/2019

  1. Resultados
  1.  Pré-teste
  1. Descrição

Foi elaborado um questionário com 10 perguntas, sendo 0 quantitativas distribuídas em faixa de valores e 0 qualitativas.

  1. Resultados

As pessoas entrevistadas apresentam idade de 17 aos 67 anos sendo a maioria do sexo feminino 72% e 28% do sexo masculino, onde 58% têm filhos e 42% não tem filhos, ao perguntar se fazem check-up 57% disseram que sim e 43% dos entrevistados responderam que não.

Quando perguntados se praticam exercício físico 25% disseram que frequentemente, 42% sim às vezes e 33% não praticam exercício físico.

Ao ser entrevistados se já foi diagnosticado com o tumor na mama ou conhece alguém que passou por processo 55% responderam sim e 45% não e 69% acreditam que. As mulheres têm chance de desenvolver esse tumor e 31% responderam ambas.

Em relação às formas de prevenção contra esse tumor 43%responderam que conhece e tem se prevenindo 19% conhece, mas não se previne 38% não conhece as formas de prevenção.

Quando perguntado sobre o principal fator do tumor 34% responderam hábitos de vida e 66% acreditam que seja herança genética.

É importante a participação em palestras, reuniões e grupos de apoio contra a prevenção desse tumor 33% já participou 49% não participou, mas tem interesse 18% não tem interesse

  1. Amostragem
  1. Dados gerais

A pesquisa realizada é para alertar a população sobre o índice de aumento do tumor na mama, para que se previnam e busquem sempre orientações por meio de especialistas, palestras, grupos de apoios entre outros.

N° de casos: 2018 cerca de 29% em mulheres e 1% homens

Estimativa de novos casos: 59.700 (2018 - INCA)

Número de mortes: 16.927, sendo 16.724 mulheres e 203 homens (2017 - SIM)

4.2.2 Problemas encontrados

Após a coleta de dados foi possível notar o grande número de pessoas que não tem feito exame de rotina, e que não conhece as formas de prevenção contra esse tumor.

  1. Apresentação das variáveis qualitativas

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

  1. Apresentação das variáveis quantitativas

IDADE?

Gráfico de Idade

Mínimo:

Máximo:

Q1: e Q3:

Mediana:

Moda:

Média:

Desvio Padrão:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com