TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

Por:   •  16/12/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

GESTÃO HOSPITALAR

ALINY HAYASHI

REYLAN LUIZ DA SILVA SOBRINHO

RITHA EVELLYN NOBRE SÁ

ROSANA TAVARES

ROSEANE MACIEL

GARANTIA DA QUALIDADE

Belém/PA

2022

ALINY HAYASHI

REYLAN LUIZ DA SILVA SOBRINHO

RITHA EVELLYN NOBRE SÁ

ROSANA TAVARES

ROSEANE MACIEL

GARANTIA DA QUALIDADE

Trabalho de pesquisa para Conclusão de disciplina com somatória para avaliação final, para obtenção do titulo de graduação técnico superior em gestão hospitalar apresentado em forma de debate à universidade Paulista - UNIP.

Orientador: Profª. LAIS HELENA RESCINHO MACAMBIRA

Belém/PA

2022

RESUMO

Garantia de qualidade é uma série de atividades planejadas e sistemáticas de um laboratório que serão postas para garantir que seus produtos ou serviços atendam às exigências de qualidade. Assim, pretende-se que o produto final da atividade seja suficiente para satisfazer as necessidades e satisfação dos clientes. Para garantir a qualidade de seus produtos ou serviços, o laboratório deve programar um sistema de garantia de qualidade que suporte todas as suas atividades com um processo de gestão da qualidade. Os laboratórios clínicos devem ser responsáveis ​​pela produção de resultados de testes para uso prático para diagnóstico correto, prognóstico, monitoramento de tratamento, evolução e prevenção de doenças. A gestão da qualidade de uma empresa em saúde deve ser definida pela diretoria, que determina o suporte e disponibiliza os recursos necessários. Inclui as atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização com relação à qualidade incluindo o estabelecimento da política de qualidade, objetivos de qualidade com indicadores e metas e responsabilidades. Qualquer empresa em saúde preocupada com a qualidade de seus produtos ou serviços deve adotar um modelo de gestão que priorize atividades que aperfeiçoem seu próprio desempenho e que agregam valor ao produto / serviço para a satisfação do cliente. Para isso, o laboratório deve atuar com planejamento e visão para atingir sua missão, ou seja, a máxima satisfação do cliente.

A gestão da qualidade de um laboratório clinico deve ser implementada através do planejamento da qualidade, controle da qualidade, garantia da qualidade manutenção da qualidade e melhoria da qualidade.

Controle de qualidade: garantia da qualidade

Todo laboratório ou posto de coleta deve assegurar a confiabilidade dos serviços prestados. Para que isso se torne realidade é necessário que se invista em qualidade para que seja feita toda a diferença na imagem da organização, resumidamente os métodos gerenciais preconizam o espaço globalizado e sistemático da empresa basicamente nas seguintes premissas de qualidade:

  • Cada membro / colaborador é sim responsável para garantia da qualidade, inclusive a alta da empresa
  • Tecnologia e recursos humanos juntos para o bom desenvolvimento.
  • Os métodos e aplicações gerenciais devem ser explicados para que se possa controlar e desenvolver a qualidade.

Com isso, garantimos a qualidade ao nosso cliente (pacientes) assegurando ao mesmo nossa capacidade de atender aos requerimentos técnicos e também organizacionais exigidos nas normas e nos contratos de fornecimento, para a realização dos procedimentos solicitados para os médicos. Com isso, garantimos também que nossos fornecedores obedeçam aos requisitos prescritos.

Sobre o processo de acreditação, sabemos que o mesmo é voluntário e ocorre quando a instituição governamental ou não, laboratório através de auditoria e com isso determina se o mesmo atende as condições predeterminadas para exercer as tarefas a que se propõe.

Com esse processo, o objetivo é certificar a qualidade dos serviços prestados. Sendo necessário que o laboratório cumpra todos os requisitos fundamentados em normas específicas de qualidade que contemplem as atividades, tais como:

  • Atendimento a legislação vigente e aos clientes;
  • Realização de exames;
  • Validade dos regentes e produtos utilizados;
  • Calibragem de aparelhos;
  • Rastreabilidade de processo;
  • Capacitação da equipe;
  • Outros.

Programa de acreditação de Laboratórios Clínicos.

Atualmente, acreditação no Brasil não é obrigatório. Acreditação de Laboratórios é concedida em base nos requisitos estabelecidos nas normas ABNT NBR NM ISO 15.189.

Acreditação de laboratório não é concedida para atividade de natureza subjetiva ou interpretativa, tais como expressão de opinião, investigação de falhas ou consultoria, mesmo que essas atividades sejam baseadas em resultados de calibrações ou ensaios objetivos.

A acreditação é voluntária, sendo concedido para qualquer laboratório que realiza esse serviço de calibração ou ensaio, atendimento da própria demanda interna ou de terceiros, independente do seu porte ou área de atuação.

        A organização Nacional de acreditação (ONA) definiu “acreditação” como o sistema de avaliação e certificação qualidade de serviço de saúde. Tem um caráter eminentemente educativo, voltada para a melhoria contínua sem finalidade de fiscalização ou controle oficial/ governamental, não devendo ser confundida com os procedimentos de licenciamento e as ações típicas de Estado.

O procedimento é pautado por três princípios fundamentais:

  • Voluntário, para escolha da organização de saúde.        
  • Periódico com avaliação das organizações de saúde para certificação e durante o período de validade do certificado
  • Reservado, ou seja, as informações coletadas em cada organização de saúde no processo de avaliação não são divulgadas.

Para garantir ir o controle da qualidade o laboratório clínico, é preciso assegurar a confiabilidade dos serviços laboratoriais prestados por meio de, no mínimo:

  • Controle interno da qualidade
  • Controle externo da qualidade (ensaios de profissionais)

Os programas de controle interno da qualidade (CIQ) e controle externo de qualidade (CEQ) devem ser documentados, contemplando:

  • Lista de analítico
  • Forma de controle e freqüência de utilização
  • Limite e critérios aceitabilidade para os resultados dos controles
  • Avaliação e Registro dos resultados dos controles

        Para o controle externo de qualidade (CEQ), o laboratório deve adotar formas alternativas de controle externo da qualidade descrita em literatura científica, na avaliação da sociedade brasileira de analise clinicas – SBAC, hoje entidade associada e membros do conselho de administração da ONA; esse trabalho é muito importante porque está levando aos estabelecimentos de saúde um sistema de gestão de qualidade permitindo melhor atendimento e menor risco para os clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (208.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com