TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) É COMPOSTO

Por:   •  24/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

1-

O Sistema de informação de Marketing (SIM) é composto por:

  • sistemas de registros internos, que são as informações que as empresas ja tem em seus próprios sistemas de informação e controle;
  • sistema de inteligência de marketing, que é um procedimento de pesquisa para coletar dados de forma regular e sistemática sobre o que esta acontecendo no mercado;
  • sistema de pesquisa de mercado, que é o processo de coleta e analise  de informações relativas às questões especificas ou problemas de marketing enfrentado pelas empresas;
  • sistema de apoio a decisões de marketing, que auxilia os gerentes de marketing a tomarem as melhores decisões.

2-

A pesquisa quantitativa tem um foco especifico, limitado, busca generalizar, as partes são iguais ao todo, pode ser feito na forma de um questionário direto, onde o entrevistado ja terá opções de resposta e terá que escolher uma delas, possibilitando uma analise estatística dos dados.
Já a pesquisa qualitativa possui um foco amplo, busca particularidades, preocupa-se com a qualidade das informações e respostas, e pode ser feita como uma pergunta em que não existem opções de resposta, mas sim um espaço para que o entrevistado possa dar sua resposta pessoal.

Um dos métodos de pesquisa qualitativa são as discussões em grupos, que podem acontecer de diversas maneiras.

Uma delas é através do mapeamento, onde os participantes dividem marcas ou produtos em grupos, estabelecendo seus próprios critérios para a divisão. Tem o objetivo de investigar a imagem, segmentação e posicionamento de marcas e produtos, sob a ótica do consumidor.

Existe também a personificação, que é quando os participantes criam um “personagem” para um determinado tema ou produto, atribuindo a ele características físicas, psicológicas e sociais, e tinham como objetivo identificar aspectos relevantes de imagem e valor associados pelos entrevistados ao tema em questão.

Podemos falar também sobre as associações livres, onde seus participantes compartilham verbalmente suas primeiras associações gerais a respeito de um tema ou produto, sem preocupações descritivas. E tem como objetivo levantar impressões espontâneas, sem racionalização.

3-

Atualmente estamos numa época muito ligada a tecnologia e a informação de uma maneira geral, que é e deve ser usada como uma importante ferramenta a favor das empresas. Outro fator que deve ser levado em consideração é que hoje em dia, a concorrência se mostra muito presente em todos os ramos, sendo bem acirrada e profissional, o que faz com que as organizações busquem, através da gestão de conhecimento e informação, formas de se manter dentro dos objetivos, gerando resultados positivos.

Devido ao fato de existirem diversos modelos e marcas de produtos no mercado, o cliente tem a possibilidade de adquirir qualquer um deles, e para conseguir essa fidelidade e preferencia, aliado a satisfação, é necessário uma compreensão de quais são seus interesses e qual é o seu comportamento.

Como vivemos em uma época de constantes mudanças, os Sistemas de Informação estão cada vez mais atuais e capacitados a acompanhar essas mudanças, gerindo a informação com qualidade e se utilizado de maneira correta, poderá levar a organização ao sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com