TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁREA DE MARKETING OU SISTEMA DE MARKETING

Tese: ÁREA DE MARKETING OU SISTEMA DE MARKETING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  Tese  •  2.994 Palavras (12 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 12

ÁREA DE MARKETING OU SISTEMA DE MARKETING

1) Apresente uma definição de Marketing:

R: Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros.

2) Os subsistemas de Marketing podem também ser chamados de Funções Gerenciais do Marketing. O que é que envolve e qual a importância do subsistema de Pesquisa de Marketing ou Pesquisa de Mercado?

R: Envolve planejamento, coleta de informações, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de Marketing enfrentada por uma empresa. Sua importância é estudar sobre determinados problemas e oportunidades. Fazer levantamento de Mercado, ou realizar testes de preferências de produtos, previsão de vendas por região ou até mesmo estudos sobre a eficácia de uma campanha de propaganda.

3) O que faz o subsistema de Propaganda? Qual a sua importância na fixação e manutenção do produto na lembrança do cliente?

R: Apresentam ideias, bens ou serviços para um patrocinador identificado.

Sua importância é lembrar os consumidores de que ele pode ser necessário e informá-los onde comprar os produtos demandados.

4) Explique a necessidade da área de Marketing em relação a detectar e criar demanda no Mercado.

R: Influenciar a demanda ao oferecer o produto apropriado, atraente, adquirível e facilmente disponível aos consumidores alvos. Em suma, "satisfazer as necessidades” humanas.

ÁREA DE PRODUÇÃO/OPERAÇÃO OU SISTEMA DE PRODUÇÃO/OPERAÇÃO

1) Comente em linhas gerais a evolução da área de Produção/Operações, estabelecendo comparações entre o funcionamento deste importante sistema organizacional nas empresas do passado e o funcionamento da área de produção/operações nas empresas modernas.

R: A administração da produção e operações diz respeito àquelas atividades orientadas para produção de um bem físico ou prestação de um serviço, neste sentido a palavra “produção” liga-se mais de perto às atividades industriais, enquanto a palavra “operações” se refere às atividades desenvolvidas em empresas de serviços.

Ao longo do tempo, a designação de administração da produção vem sendo confundida com atividade fabril. Ao ouvi-la, as pessoas logo imaginam um local cheio de máquinas, pessoas andando de um lado para outro, produtos sendo fabricados, vagões ferroviários ou caminhões sendo carregados ou descarregados e assim por diante. Não resta dúvida que isso tudo tem a ver com a administração da produção, mas a imagem é incompleta. Bancos, hospitais, escolas, aeroportos, que são todas atividades classificadas como serviços têm também a ver com a administração da produção e operações. Como esses conceitos e técnicas às atividades de serviços é relativamente recente, nem sempre a adaptação é perfeita, e vem se processando gradativamente.

A atividade industrial, em sua forma mais característica, implica a fabricação de um produto físico, tangível, tal como uma geladeira, um automóvel, um sabonete, etc. Por sua vez, um serviço é prestado, e a prestação desse serviço implica em uma ação, embora meios físicos possam estar presentes para facilitar ou justificar o serviço.

Quando somos examinados por um médico, a prestação do serviço consiste na ação exame-diagnóstico-prescrição. Quando estudamos em uma universidade, a prestação do serviço consiste em colocar à nossa disposição os conhecimentos dos professores, dos livros, das revistas, etc. Nesses dois casos, não há bem físico envolvido, embora meios físicos sejam usados na prestação do serviço. O médico utiliza-se de instrumentos para o exame, e a escola precisa ter salas de aula, quadro negro, giz, biblioteca etc. Esses meios físicos são indispensáveis, mais não constituem o serviço em si.

2) Apresente os principais aspectos do funcionamento do sistema de produção/operações.

Comente desde as entradas necessárias até os refugos gerados.

R: O sistema de produção/operações distinguem-se alguns elementos constituintes fundamentais. São eles os insumos, o processo de criação ou conversão, os produtos ou serviços e o subsistema de controle.

Os insumos são os recursos transformados diretamente em produtos, como as matérias primas, e mais os recursos que movem o sistema, como mão de obra, o capital, as máquinas e equipamentos, as instalações, o conhecimento técnico dos processos.

O processo de conversão, em manufatura, muda o formato das matérias primas ou muda a composição a forma dos recursos. Em serviços, não há propriamente transformação: o serviço é criado. Em serviços, a tecnologia é baseada em conhecimento (know-how) do que em equipamentos.

O sistema de controle é a designação genérica que se dá ao conjunto de atividades que visa assegurar que programações sejam cumpridas, que padrões sejam obedecidos, que os recursos estejam sendo usados deforma eficaz e que a qualidade desejada seja obtida. O sistema de controle promove a monitoração dos três elementos do sistema de produção.

3) Explique o que é lay-out. Mostre a importância de sua correta definição para o bom funcionamento de sistema produtivo.

O Lay-out (configuração de instalação),estabelece a relação física entre várias atividades. No planejamento do lay-out é necessário ter em conta todos os fatores (os materiais, a maquinaria “o homem”, o movimento, a espera, o serviço, a construção e a mudança), pois esses podem influenciar negativamente o planejamento do lay-out.

Para estudar o planejamento do lay-out é necessário estudar os padrões de fluxo nas estações de trabalho, no departamento e entre os departamentos.

O lay-out pretende reorganizar da melhor forma a disposição do espaço, e para tal é necessário: minimizar investimento em equipamentos; minimizar tempo de produção; utilizar espaço existente de forma mais eficiente possível; providenciar ao operador um posto de trabalho seguro e confortável; flexibilidade nas operações; diminuir custo no tratamento do material; melhorar o processo de produção e melhorar a estrutura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com