TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁREA DE MARKETING OU SISTEMA DE MARKETING

Exames: ÁREA DE MARKETING OU SISTEMA DE MARKETING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  3.166 Palavras (13 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 13

I) ÁREA DE MARKETING OU SISTEMA DE MARKETING

1) Apresente uma definição de Marketing.

É a execução das atividades de negócios que encaminham o fluxo de mercadorias e serviços partindo do produtor até os consumidores finais.

2) Os subsistemas de Marketing podem também ser chamados de Funções Gerenciais do Marketing. O que é o que envolve e qual a importância do subsistema de Pesquisa de Marketing ou Pesquisa de Mercado?

Direciona-se para a sondagem do mercado, visando detectar as tendências de consumo, os anseios e necessidades dos clientes atuais e potenciais, os movimentos dos concorrentes, a expansão ou retração do consumo, dentre outros aspectos que se mostrem relevantes.

O delineamento do mercado, determinando-se onde vivem os consumidores, quando compram o produto, quantas vezes e em que quantidade.

3) Em relação ao subsistema Gerência de produto, informe sobre a sua atuação, seu papel na criação de vantagem competitiva para a empresa e sua participação na definição do preço do produto.

Atua na definição de preços, marca, embalagem e na busca das características que o diferenciarão da concorrência, podendo criar a chamada “vantagem competitiva”. A criação desta consiste no oferecimento aos clientes de qualidades não encontradas nos concorrentes, esta vantagem pode ser obtida de diversas maneiras como, por exemplo: através do preço menor de maior durabilidade, beleza ou facilidade de uso.

Mas não é necessário o menor preço para alcançar o sucesso no mercado. Deve haver, no entanto, uma plena coerência entre a qualidade do produto, o status as comodidades por ele oferecidas e o seu custo para o consumidor.

4) O que faz o subsistema de Propaganda? Qual a sua importância na fixação e manutenção do produto na lembrança do cliente?

Busca a divulgação ou a fixação da marca ou produto, fazendo-o conhecido e atraente para os seus consumidores. As marcas que estão sempre na mídia conseguem passar uma imagem de maior qualidade a seus clientes e alcançar mais sucesso do que outras que, embora possuam produtos de qualidade igual ou superior e preços menores, não são tão conhecidas.

5) Apresente os aspectos mais importantes do subsistema Promoção de Vendas.

Nos casos de venda direta, com os consumidores finais – busca a criação de condições favoráveis à manutenção de volumes elevados de negócios. O relacionamento com os distribuidores ou revendedores é essencial para o sucesso de um produto. E outro grande aspecto é o oferecimento de promoções.

6) O que faz e qual a importância do subsistema Vendas, para o Sistema de Marketing?

Gerencia o trabalho dos vendedores, incluindo a estipulação de critérios, estratégias de atuação e áreas de atuação, dentre outros fatores que dizem respeito ao seu dia-a-dia profissional. Têm se consciência da importância de que toda a força de vendas tenha como objetivos centrais a satisfação dos clientes e a lucratividade da Empresa.

7) Apresente os principais aspectos relacionados ao subsistema de Distribuição.

Analisa os canais de distribuição, buscando facilitar ao máximo o escoamento da produção e o acesso aos clientes, incluindo, além da definição dos canais mais apropriados, as questões referentes ao transporte e estocagem.

Os perecíveis – exigem mais marketing direto, em função dos prejuízos que podem ser gerados pelos eventuais atrasos e ao excesso de manipulação.

Produtos de alto valor unitário – são mais propensos a serem vendidos através da própria força de vendas da Empresa ao invés de terceiros.

O comércio eletrônico – a criação de mecanismos mais seguros para as transações eletrônicas estão favorecendo um rápido crescimento das compras via computador.

8) Explique a necessidade da área de Marketing em relação a detectar e criar de demanda no mercado.

Em relação a produtos já existentes no mercado, o marketing deverá analisar qual a demanda atual, sua distribuição entre os competidores e as possibilidades de ampliação da mesma. Quando se trata do lançamento de um novo produto, é preciso que sejam investigados os desejos e as necessidades dos clientes em potenciais ainda não atendidos, que poderão ser satisfeitos pelo mesmo.

9) Apresente os 7 tipos de demandas existentes. Explique cada um dos tipos e dê exemplos.

Negativa – é verificada quando o produto ou serviço é rejeitado pelos potenciais compradores, o que ocorre normalmente por questões culturais. Um exemplo é o seguro funeral, as pessoas não gostam de falar da própria morte, mas se sente confortável em efetuar planos em relação à mesma.

Inexistente – não há ainda o desejo da compra do produto, mas não há, por outro lado, resistência ao seu oferecimento. Um exemplo é o serviço de entrega de cestas de café da manhã (não havia anteriormente um serviço parecido).

Latente - É uma situação ainda mais favorável que a anterior, ocorrendo quando os consumidores têm desejos e necessidades não atendidos por outros produtos, desejando satisfazê-los e estando, portanto, bastante receptivos aos lançamentos. Ex: transporte alternativo.

Declinante – Representa um desafio para a organização, ocorrendo quando o interesse por um determinado está diminuindo por algum motivo. Ex: fabricantes de fraldas de pano, após a competitividade das fraldas descartáveis, acabaram fechando suas portas.

Irregular – É aquela que varia sazonalmente, ou seja, em função da época do ano. Como exemplo, temos o chocolate, que tem um pico de consumo por ocasião da páscoa, o material escolar, ao início do ano letivo.

Excessiva – Ocorre quando a demanda é maior do que a capacidade da organização em atendê-la. Ex: A empresa Operadora da ponte Rio - Niterói estimula os seus usuários a utilizar o chamado transporte solidário, a popular “carona” de modo a reduzir o volume de veículos em trânsito.

Plena – É a situação onde o nível de procura encontra-se perfeitamente equilibrado com a capacidade

Da organização. Ex: Uma empresa de fornecimento de energia elétrica que possua a capacidade de geração e distribuição equivalente ao nível de sua demanda, conseguindo atender bem a todos os seus clientes.

(II) ÁREA DE PRODUÇÃO / OPERAÇÃO OU SISTEMA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com