TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DE MARKETING OU SISTEMA DE MARKETING

Casos: DE MARKETING OU SISTEMA DE MARKETING. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2013  •  3.022 Palavras (13 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 13

ÁREA DE MARKETING OU SISTEMA DE MARKETING

Definição

Marketing, é o conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro possibilidades: preço, distribuição, comunicação e produto. Em sentido amplo, é a concepção da política empresarial, na qual o desenvolvimento das vendas desempenha um papel predominante.

Pesquisa de mercado

É importante, pois direciona-se para a sondagem permanente do mercado, visando detectar as tendências de consumo, os anseios e necessidades dos clientes atuais e potenciais, os movimentos dos concorrentes, a expansão ou retração do consumo, dentre outros aspectos que se mostrem relevantes. Envolve o delineamento do mercado, determinando-se onde vivem os consumidores, quando compram o produto, quantas vezes e em que quantidade. Deve considerar, também, as principais características dos consumidores (idade, renda, escolaridade, sexo, dentre outras). Sem uma pesquisa adequada, qualquer produto poderá fracassar no mercado, por não estar amparado nas necessidades e expectativas dos consumidores. Buscar continuamente entender o que o consumidor espera de seu produto é uma das características fundamentais das empresas que buscam a excelência na gestão.

Fixação de manutenção na lembrança do cliente

É importante fixar e manter o produto na lembrança do cliente, pois, hoje vivemos em uma mercado competitivo e astuto, com um grande leque de opções, o que torna complicado a conquista de clientes, assim como mantê-los fiéis e comprometidos. Na opinião de Kotler, os clientes de hoje são mais difíceis de agradar, pois “são mais inteligentes”, mais conscientes em relação aos preços, mais exigentes, perdoam menos e são abordados por mais concorrentes com ofertas iguais ou melhores . O desafios, nesse novo contexto, não é deixar os clientes satisfeitos, uma vez que os concorrentes podem fazer isso. A peleja é conquistar os clientes, que serão fiéis.

É importante lembrar que o primeiro presidente; Asa Griggs Candler, distribuía cupons oferecendo gratuitamente o refrigerante, naquela época já ele utilizou de meios da propaganda para conquistar e marcar território na lembrança do cliente.

Demanda

Um dos principais requisitos para o sucesso de um produto ou serviço é a existência de um volume de demanda, ou seja, de procura, de desejo, por parte dos consumidores ou clientes.

No caso de produtos ou serviços que já existem no mercado, o marketing deverá analisar qual a demanda atual, sua distribuição entre os competidores e as possibilidades de ampliação da mesma. Já quando se trata do lançamento de um novo produto, é preciso que sejam investigados os desejos e as necessidades dos clientes em potencial ainda não atendidos, que poderão ser satisfeitos pelo mesmo.

Kotler, Philip. Administração de Marketing. 10 ed São Paulo: Prentice Hall, 2000.

O processo de desenvolvimento industrial começou no fim do século XVIII e inicio do século XIX, a partir daí houve a necessidade de buscar maneiras de melhor controlar os gastos, a produtividade, o trabalhador e o retorno financeiro.

SISTEMA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO

É a definição do tipo de processo utilizado em manufatura de produtos e serviços. Os elementos de um sistema de produção são:

• Insumos – matéria prima

• Mão de obra

• Capital – recursos financeiros

• Maquina e equipamentos

• Know how – Conhecimento de como se faz.

E quanto ao processo de conversão em manufatura na industria, há mudança no formato da matéria prima, na composição e na forma dos recursos. Nos serviços há a transferência de conhecimentos ou tecnologia. O que é mais importante na industria são os equipamentos e maquinas, quanto que nos serviços é a mão de obra e o conhecimento.

Os tipos de manufatura tradicionais são: Cruzada de Schroeder e Produção Enxuta.

Este tipo de sistema tradicional está sempre relacionado com o fluxo de produção. Ele tem uma orientação e uma dimensão.

Neste modelo tradicional há três tipos de processos diferentes que são:

1) Produção continua: É a produção em massa de fluxo em linha, ou seja, grandes volumes e pouca variedade, sua sequencia é linear, os produtos produzidos são padronizados, e essas etapas de produção fluem numa sequencia prevista de um ponto de trabalho para outro.

2) Produção em lote por encomenda – Jobbing – Jobshop: Define que cada tipo de produto tem seu processo e em cada lote os produtos podem ser diversificados. Esse sistema é bastante flexível e pode apresentar problemas diversos para que não tenha prorles mas é necessário a implantação de programas de qualidade para evitar desperdícios, erros, etc.

3) Produção de Grandes Projetos: Cada projeto é um produto único, e não há um fluxo destes produtos. São produzidos em baixos volumes e grande variedade.Esse processo é de longa duração com inicio e fim bem definidos, as suas tarefas são com pouca ou nenhuma repetitividade e seus intervalos de tempo são diferentes. O maior problema é que eles são de alto custo e há uma grande dificuldade para gerenciar os projetos em função das diferentes atividades concorrentes e concomitantes Ex. Produção de filmes, estaleiros e navios , fabricação de aviões e etc.

SISTEMA DE PRODUÇÃO CRUZADA DE SCHOREDER

É o sistema que pode ser aplicado para serviços e industrias. Possui duas orientações e dimensões que são:

Orientações por fluxo de produto com três tipos de linha, intermitente e etapas do processo por tipo de consumidos, quanto que as dimensões são para estoque e para cliente ou encomendas

SISTEMA TAYLORISMO

Sistema de produção criado no Japão e tinha em sua base a tecnologia da informática e da robótica, isso ocorreu na década de 1970 e primeiramente foi usada na fabrica da Toyota. Nessa modalidade de produção o trabalhador não fica limitado a uma única tarefa, o operário desenvolve diversas atividades na produção.

SISTEMA FORDISMO

Essa modalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com