TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE PRODUÇÃO CONTÍNUA NA INDÚSTRIA DE CIMENTO

Por:   •  6/3/2022  •  Monografia  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Willian Maciel Silva

SISTEMA DE PRODUÇÃO CONTÍNUA NA INDÚSTRIA DE CIMENTO

PORTO VELHO/RO 09/06/2021

  1. Introdução

Cimento portland é a denominação convencionada mundialmente para o material usualmente conhecido na construção civil como cimento.

O cimento portland é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurecem sob ação da água. Pode-se dizer que o cimento é o principal responsável pela transformação da mistura dos materiais componentes dos concretos e das argamassas no produto final desejado.

Portanto, é de fundamental importância utilizá-lo corretamente. Portland, ele registrou esse nome em sua patente por isso que o cimento é chamado cimento portland.

  1. classificação
  • Grande quantidade de produtos:

Com uma produção ininterrupta da indústria de cimento acaba gerando uma enorme quantidade de produtos, mesmo com que o processo de fabricação tenha um período longo de tempo, acaba tendo um alto volume de produção sendo maior do que qualquer sistema que for

implantado nessa indústria.

  • Processo padronizado:

Com turnos de produção que não para, acaba tendo a rotatividade de funcionários e de manutenções das máquinas de forma contínua, o que exige que o processo da fabricação seja de grande quantidade, para que assim não tenha erros que podem vim a comprometer a linha de produção do cimento, tendo também com que os funcionários consigam realizar tais funções.

  • Pouca variabilidade:

Por ser contínua a forma de produção, acaba com que a opção de personalização não seja viável, com isso esse tipo de sistema está

perdendo espaço nas linhas de produção.

2.1 Estrutura e escopo

Como forma de otimizar tempo e produção, a indústria de cimento busca terceirizar alguns setores, como o da matéria-prima, tendo como escopo da indústria apenas a produção.

[pic 2]

  1. Projeto detalhado de processos - Mapeamento - Fluxograma

[pic 3]

  1. Arranjo Físico e Projeção dos Arranjos Físicos

Arranjo físico como uma operação produtiva que se preocupa com a localização física dos recursos de transformação. Assim, deve-se decidir onde colocar todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal da produção. O arranjo físico determina a forma e aparência de uma operação produtiva e por isso é uma das características mais evidentes, geralmente o arranjo é a primeira coisa a ser notada ao entrar pela primeira vez em um local.

A indústria deverá optar pelo arranjo posicional dentro da indústria.

[pic 4]

2.4 Aplicação de processos de Produção Mais limpa

Produção Mais Limpa , consiste na aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, que evita a geração, minimiza ou recicla os resíduos gerados pelos processos produtivos, com a finalidade de aumentar a eficiência na utilização das matérias-primas, água e energia e de reduzir os riscos para as pessoas e para o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (185.6 Kb)   docx (138.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com