TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA ERP

Por:   •  10/12/2018  •  Artigo  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 4

EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS

                             RENATA GOMES DE FREITAS (FACUNICAMPS)

                             THALIA GOMES DOS SANTOS (FACUNICAMPS)

TURMA: A6/AN1

RESUMO

CONTEXTUALIZAÇÃO

1.MRP (Material Requirement Planning - Planejamentos de necessidades de material)

1.1 Definição e Evolução

A função do MRP é mostrar a quantidade de matérias necessária na produção, com a finalidade de evitar a carência de tal material. A utilização do MRP permite através das informações e previsões o que é necessário para o processo produtivo, assim, evitando acumulo de estoque e até mesmo auxiliando o tempo de entrega.  Muito se engana quando pensamos que MRP é apenas para redução de estoque, o mesmo também é utilizado para decisão de compra baseada na análise de demanda conforme imagem a seguir (LUIZ E APARECIDA, 2017, p. 125).

Figura 1: Sistema de planejamento das necessidades de materiais.

[pic 1]

Fonte: produção industrial e qualidade (2011).

Em meados dos anos 60, os cálculos eram realizados manualmente para saber o volume e tempo necessário de produção, com o intuito de assegurar estoque o suficiente para produzir de acordo com a demanda. Na década de 80, o sistema de MRP incorporou uma nova versão que interage em outras áreas da empresa, com toda ampliação os cálculos que eram realizados manualmente começar a serem mais eficazes com a implantação de computadores na empresa, essa nova versão é conhecida como MRP II. (RENAN BARDINE; [ENTRE 2000 e 2018]).

2. MRP II (Manufactring Resource Planning - Planejamentos de Recursos de Manufatura)

2.1 Definição e Evolução

A Partir dos anos 80 inicia a utilização do MRP II, ampliação do sistema de MRP. O MRP II tem a função de monitorar e planejar todos os insumos da produção, participando desde a quantidade de comprar até a quantidade de produção, além disso, é possível realizar analise de aplicação de futuras demandas do departamento financeiro e engenharias. Assim sendo, o MRP II é considerado o plano global para as organizações por descrever os processos de manufatura. (LUIZ E APARECIDA, 2017, p. 125; RENAN BARDINE; [ENTRE 2000 e 2018])

Figura 2: Função do MRP e do MRP II.

        [pic 2]

Fonte: Adaptado de Corrêa (2011).

Os sistemas MRP e MRPII possui pouca abrangência de informações o que dificulta a interação com os outros sistemas da organização. Por não satisfazer todas as necessidades da empresa, surgiu o sistema ERP (Planejamento Corporativo de Recursos) na década de 90, sistema esse que possui uma abrangência ampla e que auxilia na toma de decisões (LUIZ E APARECIDA, 2017, p. 126).

3. ERP (Entreprise Resource Planning - Planejamentos de Recursos Empresariais)

3.1 Definição e Evolução

O ERP tem atuação efetiva dentro das organizações, agregando nas decisões gerenciais que conta com o auxílio de relatórios executivos, de forma parametrizada os sistemas se interligam e se comunicam entre si, de forma que todas as movimentações possam ser visualizadas o que permite uma melhor gestão (RENAN BARDINE; [ENTRE 2000 e 2018]).

Nesse sentido, a utilização do ERP veio com um novo layout que diferencia do MRPII que possui pouca abrangência de informações o que dificulta a interação com os outros sistemas da organização. O ERP integrou todos os departamentos da organização, trazendo a otimização dos processos e reduzindo custos (ROQUETE; CRISTINA E BENEDITO; ENEGEP 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (291.2 Kb)   docx (701.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com