TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMAS DE INFORMAÇÃO JOBTASK

Por:   •  2/7/2022  •  Projeto de pesquisa  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

JOBTASK 2

MÓDULO 6

GABRIEL AMARANTE

RIO DE JANEIRO

2022

Realizar um estudo sobre os desafios da integração entre os sistemas de CRM com os sistemas de SCM, destacando as principais vantagens e os benefícios advindos dessa integração.

Considerar que:

a) Os sistemas de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM) garantem que materiais e informações fluam pela cadeia de suprimentos com a maior eficiência e o menor custo possível.

b) Os sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com os Clientes (CRM) se concentram na identificação, segmentação, aquisição e retenção de clientes e na construção de relacionamentos fortes entre a empresa e seus clientes.

c) Em muitas empresas, os ambientes de sistemas de CRM e do SCM, no nível prático não se comunicam eficientemente

        Antes de mais nada precisamos falar sobre o que é CRM e SCM, o CRM é uma ferramenta de gerenciamento de dados dos clientes, ele ajuda empresas a tomar decisões para melhorar a experiência do consumidor final, ele irá fazer um acompanhamento específico de cada cliente e ofertar um atendimento personalizado, com base no perfil de cada cliente de acordo com informações recolhidas anteriormente. Já o SCM é o gerenciamento do fluxo de mercadorias, dados, finanças e entrega final do produto, podendo chegar também na parte de fornecedores.

        É possível dizer que a indústria 4.0 foi construída com base na cadeia de suprimentos, pois houve a industrialização, implementação de inteligência artificial, internet das coisas e automação de equipamentos. O SCM da indústria 4.0 também tem uma grande vantagem competitiva pois seu planejamento e execução podem ser alinhados, fazendo com que aja assim, uma economia de custos, exemplo disso é que, a produção esta diretamente ligada as demandas dos clientes, só será fabricado o que o cliente irá adquirir, evitando assim, desperdícios e custos desnecessários.

        Os desafios que podem ser encontrados no meio dessa implementação é que serão necessários diversos sistemas para que as necessidades da empresa sejam atendidas, podendo assim, deixar os processos mais lentos e burocráticos, por isso a automação é de extrema importância, para eles se comunicarem no dia a dia. Também é necessário que a equipe técnica esteja alinhada com as formas das ferramentas trabalharem, precisando assim, entender a linguagem de uma e da outra, uma equipe com experiência e conhecimento técnico nessa etapa é de extrema importância e vital para o sucesso da integração.

        Para finalizar, apesar do processo ser trabalhoso, demandar tempo e extrema atenção nas etapas, depois de tudo estar alinhado e finalizado, há inúmeras vantagens que a empresa pode se beneficiar como por exemplo: troca de informações entre os setores, redução de erros operacionais dos funcionários, com isso vem a otimização do tempo e perda de tempo com retrabalhos e por fim, a maior satisfação dos clientes.

        Vimos então que, é possível ter um melhor aproveitamento dos profissionais, aumentando sua produtividade, já que estarão utilizando tecnologia como aliada nos processos, controle de dados para se obter uma visão mais ampla do perfil de cada cliente, melhor comunicação entre os setores fazendo com o que o trabalho seja mais organizado e alinhado, evitando falhas no meio da comunicação, também é possível evitar erros por causa de dados, já que em um sistema as chances de erros operacionais são menores, pois a base de dado estará alinhada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com