TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Setor Financeiro

Por:   •  14/6/2019  •  Resenha  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

O Setor Financeiro pode ser considerado como o “coração” da empresa que permite o funcionamento de forma correta, passando o “oxigênio” ou vida para os outros setores, sendo preciso circular constantemente, permitindo a efetivação das atividades necessárias, objetivando o lucro, maximização dos investimentos, mas acima de tudo, o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos, empréstimos entre outros, mas sempre visando a viabilidade dos negócios, que proporcionem não somente o crescimento, mas o desenvolvimento e estabilização. Tem a função de gerir o dinheiro, gerir investimentos e as relações com os investidores, fornecedores e clientes, fazendo com que os ganhos por ela obtidos sejam suficientes não só para cobrir todos os gastos do dia-a-dia, mas também para gerar lucros e assim garantir o seu desenvolvimento futuro. Por isso o departamento financeiro é um setor fundamental para qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, pública ou privada e tenha ou não fins lucrativos.

Para que uma empresa continue a se desenvolver e crescer, é necessário aplicar o dinheiro de forma eficiente, distribuindo por todos os setores, fazendo com que as metas estabelecidas pela direção sejam alcançadas, controlando da forma mais eficaz possível. Cabe ao departamento financeiro analisar as várias alternativas de investimento, observando qual delas é a menos onerosa, evitando gastos desnecessários, desperdícios e estabelecendo o montante de recursos que será investido. O planejamento financeiro precisa apresentar a fonte dos recursos, de onde sairá o dinheiro necessário para se realizar o que foi planejado.

O Financeiro lida diretamente com o controle das receitas geradas pela empresa, controle dos pagamentos realizados: fornecedores, colaboradores, impostos e entre outros, controla todo o dinheiro gerado, os gastos, as notas de gastos que entram e saem da empresa, tendo como objetivo oferecer o dinheiro requerido pela empresa ao custo mais baixo. Avalia os registros de contabilidade ou de qualquer outra atividade que envolva recursos financeiros, é uma área que cuida da preparação e envio das contas, incluindo lidar com investidores atuais e prospectivos, bem como oferecer informações relevantes e fiáveis através dos indicadores.

É por falta de informações financeiras precisas para o controle e planejamento financeiro que muitas empresas brasileiras entram em falência até o quinto ano de existência. São indiscutivelmente necessárias as informações do balanço patrimonial, no qual se contabilizam os dados da gestão financeira, que devem ser analisados detalhadamente para a tomada de decisão.

Na prática, com base em informações fornecidas por uma funcionária do setor financeiro, a empresa onde a mesma trabalha, funciona conforme está na teoria, realmente dentro dos padrões legais. O departamento financeiro é o responsável por lidar com todas as questões relativas as finanças, e todas as atribuições são realizadas conforme definição da teoria. Segundo a entrevistada, suas atribuições são apenas do setor financeiro como: planejamento financeiro, folha de pagamento dos funcionários, pagamentos de contas e controle das despesas. Cada departamento tem suas funções específicas, buscando homogeneidade e equilíbrio entre todas as tarefas a serem desempenhadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (33.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com