TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Significado da palavra administração

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.747 Palavras (11 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 11

EMMANOEL MACEDO MARECO – RA 4300065730

HENRIQUE MOREIRA DOS ANJOS – RA 7930693139

JULIANO DOS SANTOS – RA 4340832712

LUCIANO FERREIRA DA SILVA – RA 5317967258

MÁRCIO LIMA BRAGA – RA 4301776101

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

PROFESSOR EAD:

PROFESSOR TUTOR PRESENCIAL: CARLOS STEIN

PROFESSOR TUTOR:

PORTO ALEGRE/RS

2015

INTRODUÇÃO

Com o rápido avanço das tecnologias e desafios que as empresas se deparam, não bastam apenas se ter bons funcionários. Atualmente existe uma busca continua por profissionais com habilidades e competências que estejam em sintonia com os objetivos estratégicos das empresas.

Atualmente os bons profissionais precisam possuir um bom treinamento, boas habilidades, a atitude e o conhecimento, para garantir uma boa gestão. Ferramentas importantes para o bom desenvolvimento das organizações buscando e identificando. O trabalho nos mostrará como a gestão de competências pode identificar o potencial dos profissionais nas empresas, melhorando todo desempenho do grupo e a qualidade dos profissionais e seus superiores.

Sabe-se que as empresas passam por imensas transformações, que proporcionam acontecimentos inovadores, acarretando impactos na vida de todos os envolvidos dentro e fora da empresa. Preocupadas em estes impactos as empresas passaram a se preocupar com seus funcionários e suas competências, surgindo assim à gestão de competências profissionais.

Vamos mostrar um pouco da importância e transformações de tal gestão. Com este estudo da Gestão de competências, nota-se que os profissionais são “forçados” a saírem de suas zonas de conforto, tornando o mercado mais competitivo e em crescente desenvolvimento. Vamos mostrar também como são desenvolvidas as competências dentro das empresas. A Gestão de competências representou uma grande mudança cultural, visando não somente o sucesso das empresas, mas também de seus funcionários. Vamos ver claramente que mesmo com toda a tecnologia as empresas compreenderam que para o sucesso precisam mais que máquinas e equipamentos. Iremos ver e entender um pouco do que se trata e quais as consequências das competências profissionais para as empresas.


ETAPA 1 – PASSO 1

O significado da palavra “administração”:

A palavra Administração tem sua origem no latim, em sua essência a palavra administração significa desenvolver uma atividade sob comando de outro. Esta antiga conotação de que supervisionar ou comandar uma atividade ou grupo de pessoas, atualmente já esta totalmente ultrapassada. Nos dias de hoje a administração possui princípios bem organizados.

A administração como ciência é proposta com o objetivo de organizar e gerenciar ações nas empresas, transformando-as em ações empresariais, planejando, organizando, direcionando e controlando todas as atividades e em todas as áreas da empresa.

Podemos assim dizer que a administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar as competências organizacionais, alcançando assim os objetivos com maior eficácia e eficiência.

ETAPA 1 – PASSO 1.1

As habilidades e competências do administrador nos tempos modernos. Para que o administrador possa atingir os resultados esperados, ele deve possuir certas habilidades e competências, fundamentalmente as principais competências são:

O conhecimento: O conhecimento adquirido e acumulado através do aprendizado, representando uma das maiores riquezas do mundo moderno. Com o avanço das organizações o administrador deve cada vez mais aprender, e cada vez mais rápido. Em suas tarefas o administrador deve sempre estar ampliando seu conhecimento e sempre que possível transmitir para seus subordinados.

As habilidades: É o saber como fazer, o administrador deve saber aplicar o seu conhecimento em soluções para problemas, nas melhorias propostas ao grupo ou em inovações. Assim colocando em prática todo seu conhecimento e tornando-se eficaz para a empresa.

O julgamento: É o saber analisar cada situação obtendo detalhes e informações a respeito do que esta sendo tratado, e a habilidade de criticar com clareza, definindo as prioridades e tomando as decisões certas a respeito. Assim definindo exatamente o que, como, e quando fizer algo.

A atitude: Saber fazer acontecer, o administrador não pode ter medo de agir, deve ter uma atitude empreendedora, saindo assim da zona de conforto assumindo riscos, lutando para atingir os objetivos propostos, e seus resultados defendendo seu ponto de vista e trazendo seu grupo de trabalho para compartilhar seu estilo pessoal, tornando-se um formador de opinião.

Juntamente com as competências já mencionadas o administrador moderno deve agregar as suas competências algumas habilidades, que iremos mencionar agora.

Habilidades técnicas: São onde o administrador utiliza seus conhecimentos através de métodos, técnicas e equipamentos necessários para realizar as tarefas. Esta habilidade esta relacionada em se fazer atividades concretas e práticas, como por exemplo, elaborar um cronograma, elaborar um programa de produção ou desenvolver um projeto.

Habilidades humanas: É a habilidade de se relacionar de trabalhar com pessoas, saber se comunicar, compreendendo suas atividades  e motivações, desenvolvendo uma liderança eficaz. O administrador tem que possuir a habilidade de lidar com pessoas, educa-las, ensina-las, orientando e motivando-as continuamente. Em resumo é a habilidade de liderança, comunicação, motivação e construção.

Habilidades conceituais: É capacidade de liderança com ideias e conceitos abstratos. Fazendo com que isso se desenvolva filosofias, valores e princípios de ação. Esta habilidade possibilita que se tenha ideias amplas, valores e princípios que mostre aonde chegar, a capacidade para soluções de problemas, elaboração de ideias novas. Assim se definindo qual a missão, a visão e os valores futuros para a empresa.

        

ETAPA 2 – PASSO 2 - utilizar o Power Point


ETAPA 2 – PASSO 3

O plano de influenciar os colaboradores, parte do principio de se obter resultados por parte do gestor, o qual tenta obter do seu grupo o melhor desempenho de todos, para que os resultados sejam os esperados por parte do gestor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (230 Kb)   docx (571.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com