TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Milk Run

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema Milk Run

Milk Run significa corrida do leite, é um planejamento de entregas, mantido por uma empresa de transporte, onde cada dia a empresa realiza uma coleta dos componentes de cada fornecedor em quantidades pré-determinadas com o objetivo de nos fabricantes.

Em algumas indústrias, como a de automóvel, a escolha dos componentes pelos fornecedores pode ser realizado pela própria empresa, para uma maior sugestão da sua rota da quantidade de componentes necessárias de cada fornecedor e da capacidade dos seus veículos de transporte.

Fornecedor Milk Run

Executa a coleta dos materiais pelos fornecedores de forma programada, em quantidades estipuladas, e tornando os  previsíveis, mesmo com grande variação de procura, facilitando  recebimento do material.

Esse processo é decorrente de uma mesma área, entre fornecedores locais, esse processo pode incluir fornecedores de diferentes áreas geográficas com um armazém local.

Nesse sistema, deverá ser maximizada a capacidade dos veículos utilizados para o transporte, para otimizar as rotas e reduzir os custos com o transporte.

Esse sistema é temporariamente programado, o transporte para o fabricante deverá ser efetuado apenas quando for solicitado desta forma é evitado o envio de quantidade superior a que foi definida para a captação dos materiais. Esse sistema reside na agregação de valor na cadeia de abastecimento, reduzindo os estoques, obtendo o maior controle sobre a gestão dos materiais solicitados, maior frequência de abastecimento, obtendo um maior acompanhamento das procuras.

Objetivos do Milk Run

-Reduzir Custos Logísticos;

-Reduzir os níveis de Estoque;

-Controlar os materiais em transito;

-Agilizar o carregamento e descarregamento;

-Uniformizar o volume de recebimento de materiais.

Benefícios do Milk Run

-Melhoria nos serviços de manuseio de materiais, possibilitado pelo uso de embalagens padronizadas e reutilizáveis e agilidade no carregamento e descarregamento;

-Redução nos custos de manutenção de estoques, pois o que chega dos fornecedores alimenta diretamente a linha de produção;

-Possibilita a implantação de sistemas Just-In-Time integrado nas empresas parceiras;

-Embarques programados segundo a necessidade do cliente uso de janelas de coleta com data, horário e quantidades pré estabelecidas;

-Nivelamento de fluxo diário de recebimento de materiais e redução do transito interno na fabrica;

-Otimização na utilização dos equipamentos de transporte o que reduz os custos associados a movimentação de materiais.

Para obter um bom sistema de Milk Run fornecedores, operadores logísticos e clientes têm de estar sincronizado, possuir um bom canal de comunicação entre esses, e cumprir com as devidas responsabilidades. Os fornecedores devem ter materiais prontos para embarcar na doca de expedição, na quantidade programada para o dia, observando os seguintes pontos antes da chegada do caminhão – embalagens padronizadas, etiquetadas e com a documentação emitida. Os operadores logísticos devem cumprir os tempos programados nas janelas de coleta (nos fornecedores) e janelas de entrega (nos clientes). Os clientes devem aos fornecedores todas as informações necessárias para a programação de suas fábricas – previsão da produção (10 semanas, por exemplo), programação da produção (2 semanas, por exemplo) e o ajuste final diário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com