TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLANTAÇÃO MILK RUN

Artigos Científicos: IMPLANTAÇÃO MILK RUN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  3.539 Palavras (15 Páginas)  •  952 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

1.1 ASSUNTO

Apresentação do projeto para implantação do sistema logístico MILK RUN.

1.2 OBJETIVO

1.2.1 Principal

A implantação de um sistema logístico eficaz, para desoneração de custos relativos a administração de materiais em nossa companhia.

1.2.2 Específico

Demonstrar o estudo elaborado, apresentando e discutindo o novo modelo de gestão logística em nossa empresa, focando a redução dos custos e melhorar o controle sobre administração de materiais, conseguindo assim melhor desempenho operacional.

1.3 JUSTIFICATIVA

Dar continuidade à política de melhoramento contínuo em nossa empresa, onde no primeiro instante implantamos o projeto de entregas roteirizadas. Partiremos agora para a implantação do sistema MILK RUN, onde visamos que num tempo previamente determinado, coletaremos os insumos em nossos fornecedores, cumprindo-se as rotas pré-estabelecidas, conseguindo assim a redução dos custos com valores dos insumos, redução do estoque na cadeia de suprimentos, melhor controle operacional e industrial, redução de mão-de-obra, redução do capital imobilizado entre outros benefícios indiretos.

1.4 LIMITAÇÕES

No projeto proposto existem algumas limitações, apesar de estar baseado em literatura e já ter ocorrido com sucesso em outras empresas.

A falta de experiência do grupo para a apresentação e formulação de um projeto mais abrangente, no qual só conseguimos formular graças ao apoio de nosso orientador.

1.5 METODOLOGIA

A metodologia utilizada teve como base dados acadêmicos, além de embasamento em bibliografias, internet,benchmarking, reestruturação anterior, parâmetros externos, modernização.

Após o levantamento dos dados, utilizamos o material conseguindo projetar e analisar de forma comparativa os resultados esperados para o novo modelo de gestão.

1.6 ESTRUTURA DO PROJETO

O projeto compõe-se de cinco capítulos conforme abaixo:

Capítulo I: apresenta a introdução do projeto.

Capítulo II: inicia com a apresentação da empresa e o projeto de roteirização de entregas implantado anteriormente, o resultado obtido após 6 meses.

Capítulo III: apresentaremos o sistema MILK RUN, os fundamentos teóricos do sistema a ser implantado, fazendo uma analogia com outras companhias que já implantaram o sistema MILK RUN.

Capítulo IV: detalha o projeto a ser implantado.

Capítulo V: destina-se as conclusões e considerações finais sugerindo a continuação do projeto, bem como um acompanhamento para futuras melhorias que possam ser implantadas.

2 A EMPRESA

2.1 APRESENTAÇÃO

Neste capítulo iremos apresentar a empresa onde será realizada a implantação do sistema MILK RUN. Também demonstraremos o projeto que fora desenvolvido nesta companhia no semestre anterior, onde nos basearemos para os projetos futuros.

2.2 LOCAL

A empresa trata-se de uma multinacional, onde o seu maior nicho de mercado é a fabricação de autopeças para reposição, tendo como clientes grandes distribuidores, comércio varejista em geral, montadoras de veículos de grande porte e veículos especiais. Em sua gama de produtos existem diversos materiais como peças para suspensão de veículos, peças especiais de montagem de veículos de passeio, motocicletas, veículos de transporte.

2.3 DESAFIO

Nosso desafio é dar continuidade a modernização da empresa de modo gradativo, buscando em cada fase desta mudança elaborar projetos consistentes, onde conseguiremos os objetivos sonhados pelos nossos acionistas.

O primeiro projeto demonstrou que estamos na direção correta, por isso cada vez mais nos sentimos motivados para vencer os futuros desafios.

2.4 PRIMEIRO PROJETO

O projeto de roteirização foi desenvolvido na companhia devido aos problemas gerados pela desorganização em seu sistema logístico de entregas. Os problemas eram os mais diversos possíveis: alto custo, reclamações de clientes externos e internos, perda de vendas, atrasos nas entregas, falta de mercadorias, entre outros.

Como objetivo principal, o processo de roteirização visou propiciar um serviço de alto nível aos clientes, e redução dos custos operacionais.

2.5 RESULTADOS DO PROJETO ROTEIRIZAÇÃO

Após seis meses da implantação do sistema de roteirização em nossa companhia, conseguimos obter excelentes resultados. Uma das maiores incógnitas na elaboração do projeto, foi a absorção do mesmo entre nossos próprios colaboradores, pois, inicialmente encontramos muitas barreiras dentro da própria empresa.

2.5.1 Clientes Internos

Em pesquisa realizada internamente, foi constatado que o clima organizacional subiu de 59% para 78% de satisfação entre os colaboradores. Em relação a confiabilidade dos colaboradores na nova metodologia, passou de 41% para 89%.

2.5.2 Clientes Externos

Os clientes externos estão tendo maior confiabilidade na companhia, o índice de reclamação já se encontra em menor nível. A principal evolução foi a certeza do recebimento do seu pedido conforme programado, não tendo atrasos, bem como erros na entrega do material. Em pesquisa realizada o índice de reclamação caiu de 8,6% para 4,3% no geral, e de 13,5% para 3,1% relativo a atraso da entrega.

2.5.3 Custos

O custo relativo ao transporte diminui imediatamente após a implantação do sistema. O melhor dimensionamento dos veículos e a roteirização fizeram com que a economia chegasse até a 38% do custo direto sobre os fretes da empresa.

Foi constatado que os valores gastos com a troca de mercadorias entregues erradas, na qual representavam um percentual de 2,2% do custo relativo ao transporte de mercadoria, diminuíram para 0,12% no último mês.

Com isso o valor agregado do frete em relação aos nossos produtos obtiveram um decréscimo médio de 4,6%, sendo esse resultado positivo convertido na lucratividade da companhia.

2.5.4 Ganhos Diversos

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com