TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema logístico Porto de Paranaguá 2016

Por:   •  30/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

Débora Terêncio

SISTEMA LOGÍSTICO

Empresa: APPA – Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina

Local: PARANAGUÁ -  PR

  • Área total de 2,3 milhões de m²;
  • 2° maior cais do Brasil;
  • 2.232m² de extensão;
  • 1 dolphin para navios RO-RO;
  • 10 Shiploaders.

Complexo para graneis possui capacidade estática de 1,55 milhões de toneladas para exportação, ou capacidade de 27 mil caminhões. Capacidade de armazenamento de 3 milhões de toneladas.

Referência em produtividade no mercado mundial, desde sua inauguração o volume de cargas aumentou em quase 500 vezes.

Entre os portos brasileiros, Paranaguá é o:

EXPORTAÇÃO:

  • 1º Em exportação de farelo de soja;
  • 2° Em exportação de açúcar, milho, algodão, papel, álcool e veículos.

               IMPORTAÇÃO:  

  • 1º Em movimentação de fertilizantes

Novas obras e ações continuas de manutenção e dragagem são realizadas visando melhora no atendimento e redução de custos para clientes e usuários.

Nos últimos 4 anos, foram investidos 500 milhões para melhoria do porto. Troca de 4 shiploaders que aumentou em 33% a produtividade no carregamento de grãos.

Hoje Paranaguá recebe os maiores navios porta containers que operam na costa brasileira, com 368m de comprimento por 51m de largura.

Foram adquiridas novas balanças promovida a modernização do sistema de conferência de cargas de fertilizantes, adoção do monitoramento eletrônico, e novas regras de atracação no corredor de exportação. Também o programa Porto no Campo, que aproximou o produtor rural e o Porto de Paranaguá.

O pátio de triagem de Paranaguá é um dos únicos que continuam sendo públicos, diáriamente passam pelo pátio cerca de 2.500 caminhões, com o objetivo de descarregar grãos. Medidas de ampliação expandiram sai capacidade em mais de 1.300 caminhões.

Carga Online, sistema de informatizado que ordena a chegada de caminhões graneleiros ao porto de Paranaguá, acabou com as filas de veículos que existiam por toda cidade e seguiam pela PR-277.

Entre as principais obras está a reforma no cais de Paranaguá que já se encontra em andamento, calculado em 82 milhões de reais, a reforma permitirá operações mais pesadas.

A capacidade de operação do berço 201 será triplicada, passando de 2 milhões de toneladas para 6 milhões de toneladas ao ano. Também está prevista a reforma da Av. Bento Rocha em Paranaguá, onde a APPA irá investir 14 milhões de reais.

O porto realiza o monitoramento da qualidade das águas, dos sedimentos, fauna aquática e atividades pesqueiras.

A APPA faz ainda o gerenciamento de resíduos sólidos, limpeza e varreduras diárias das ruas e avenidas em torno da área portuária, no cais e terminais portuários.

São realizados ações educativas como palestras mutirões de limpeza e oficinas em Paranaguá, Antonina e Pontal do Paraná.

O porto saltou da 26º posição do ranking do índice de desenvolvimento ambiental da agência nacional de transportes aquaviários para a 3º posição em  2015.

FONTE:

https://www.youtube.com/watch?v=kthlcseYQXU

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com