TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TERMO DE ABERTURA DE PROJETO

Por:   •  8/9/2020  •  Artigo  •  1.557 Palavras (7 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 7

TERMO DE ABERTURA DE PROJETO

Este documento tem por objetivo consolidar as informações necessárias para que as principais partes interessadas no projeto possam discutir sobre suas diferentes dimensões, permitindo ao patrocinador a tomada de uma decisão de iniciá-lo formalmente.

As informações necessárias para a elaboração de um TAP são definições e decisões produzidas pelo Iniciador ou Patrocinador, o Gerente do Projeto, e as demais Partes Interessadas envolvidas nas Atividades Gerenciais típicas da 1a Fase do Ciclo de Gerenciamento do Projeto. Essas atividades são desenvolvidas para promover a aplicação das "Melhores Práticas de GP".

Diretrizes para elaborar o TAP

Caro Aluno,

Para cada item que compõe esse documento você encontrará abaixo diretrizes que foram elaboradas para assegurar a consistência e uniformidade na aplicação dos conceitos que apóiam as "Melhores Práticas de GP" para a iniciação de Projetos, e que foram transmitidos em aula.

Observar estas diretrizes facilitará a você a tarefa de elaboração do TAP do seu projeto, e nos permitirá uma avaliação objetiva, e com uma referência comum, para consideração do conteúdo do seu trabalho e dos demais alunos.

Bom trabalho! E... sucesso no seu projeto.

Titulo do Projeto:

Elabore e inclua aqui um titulo adequado para o seu projeto. Uma frase curta e sugestiva que transmita a essência da missão e do conteúdo de valor do seu Projeto.

Elaborado por:

Preencha aqui o sem nome completo; endereço de email; a identificação da sua turma e do campus onde ela é realizada.

  • Descrição do projeto

Descreva de forma sintética a Situação Atual e o problema, ou oportunidade, que motiva a realização do projeto (como estão as coisas hoje, antes de iniciar o projeto). Destaque e enfatize os impactos negativos do problema ou as perspectivas positivas da oportunidade. Descreva resumidamente em que consiste o projeto, o que será feito, o que será realizado, as suas principais etapas de trabalho, e a Situação Futura Desejada (como ficam as coisas no futuro, quando o projeto terminar).

  • Objetivo e justificativa do projeto

[Produto do Projeto é Produto, capacidade de serviço, ou resultado a ser entregue pelo Projeto.]

Declare qual é o Produto do Projeto. Descreva a finalidade (o propósito maior) do projeto. Descreva os resultados que se pretende alcançar com a realização do projeto. Descreva porque é importante realizar o projeto. Destaque e enfatize os impactos positivos da realização do projeto.

  • Demanda ou necessidade do cliente

[Cliente do Projeto é a pessoa ou organização que receberá e utilizará o Produto do Projeto.]

Identifique o Cliente do Projeto. Se houver mais de um identifique o principal.

Descreva a demanda ou necessidade do cliente que, obrigatoriamente, deve ser atendida com a conclusão do projeto e a colocação do Produto do Projeto em uso pelo Cliente.

  • Partes interessadas no projeto e seus requisitos

[Partes Interessadas do Projeto são Pessoas e Organizações que estejam envolvidas no projeto ou cujos interesses possam ser afetados pelo projeto.]

[Requisitos são condições ou capacidades que devem ser atendidas, ou possuídas, pelo Produto do Projeto, ou pelo próprio Projeto. Incluem necessidades, desejos e expectativas do Cliente, do Patrocinador, e de outras partes interessadas.]

Identifique as principais Partes Interessadas. Identifique e descreva seus respectivos requisitos.

  • Principais produtos/entregas do projeto

[Uma Entrega é qualquer produto ou resultado verificável que deve ser produzido para concluir uma etapa ou fase do Projeto. Entregas incluem, além do Produto do Projeto, qualquer produto, capacidade de serviço, ou resultado específico essencial para satisfazer as necessidades a serem atendidas pelo projeto.]

Identifique e descreva resumidamente as principais Entregas do Projeto. Se o Produto do Projeto é composto por componentes maiores que possam ser considerados entregas relevantes, significativas para verificar o andamento do projeto, inclua-os

Se o Produto do Projeto requer complementos necessários para a sua adequada utilização, na forma de produtos ou serviços complementares, inclua-os

Descreva como, uma vez colocado em uso, o Produto do Projeto pode satisfazer as necessidades que dão origem ao projeto.

  • Prazo estimado para conclusão do projeto

Desenvolva uma estimativa preliminar e declare a meta de prazo para concluir do Projeto.

  • Cronograma de marcos dos principais produtos/ entregas do projeto

[Um Marco é um ponto na linha de tempo que marca um evento significativo no Projeto.]

[Cronograma de Marcos é um cronograma sumarizado que assinala os principais eventos de realização de entregas ao longo do projeto]

Desenvolva o Cronograma de Marcos do seu projeto incluindo todas as Entregas identificadas no item "Principais produtos/entregas do projeto" deste termo de abertura.

  • Orçamento estimado dos principais produtos/ entregas do projeto

[Orçamentos são metas financeiras. Podem ser simples ou complexos; de custos e / ou de receitas. Podem conter estimativas mais precisas ou menos precisas dependendo: do grau de incerteza, da natureza do projeto, das necessidades de gerenciamento, e do momento em que são elaborados. No início do projeto podem ser menos precisos e, a partir daí, refinados progressivamente.]

Avalie a natureza do seu projeto. Em função da natureza do projeto decida se incluirá estimativas de receitas, ou somente de custos. Desenvolva estimativas preliminares e declare o orçamento estimado para cada uma das Entregas identificadas no item "Principais produtos/entregas do projeto" deste termo de abertura.

Avalie o grau de incerteza do seu Projeto. Em função do grau de incerteza, declare o nível de confiabilidade dessas estimativas.

  • Restrições internas e externas ao desenvolvimento do projeto

[Restrições são fatores que limitam as opções e alternativas a serem consideradas pela equipe do projeto ao longo do seu desenvolvimento.]

Identifique e descreva possíveis limitações de: recursos materiais, humanos ou financeiros; condições ou circunstâncias que limitem a produtividade do trabalho, ou então a qualidade e possibilidade de aceitação das entregas; limitações de disponibilidade e de aquisição de materiais, equipamentos, ou contratação de serviços; e ainda datas impostas por autoridades internas ou externas à organização responsável pelo Projeto.

Inclua as restrições para realização do trabalho previsto (Escopo do Projeto) e cumprimento dos orçamentos estimados para as Entregas; assim como para cumprimento dos prazos, e datas previstos no Cronograma de Marcos.

  • Premissas para o desenvolvimento do projeto

[Premissas são fatores que, para fins de planejamento do projeto, são tomados como verdadeiros, porém sem comprovação.]

Identifique e descreva possíveis fatores dessa natureza que você considerou: no cenário da Situação Atual e da Situação Futura desejada; no entendimento da demanda do cliente; ao desenvolver a visão do Projeto e do seu Produto; nas estimativas de prazo e financeiras; nas projeções de impactos e resultados. O que você está "tomando como verdade" e que pode ou não "ser verdade", que pode ou não "acontecer".

Descreva aqui, de forma resumida, os fatores identificados - as premissas que você está adotando para desenvolver o seu projeto.

  • Interfaces com outros projetos e suas implicações – conflitos e complementaridades

[Interfaces são Interdependências externas, relevantes para o planejamento e execução do projeto; principalmente aquelas relacionadas a outros projetos da organização. Uma interface com outro projeto pode ser uma  interdependência de natureza técnica relevante para o trabalho de desenvolver, ou para colocar em uso, o produto do projeto. Pode ainda ser uma interdependência relacionada à necessidade de coordenar a programação dos diversos projetos da organização.]

A realização do seu projeto pode depender dos resultados de outros projetos. Outros projetos  podem depender do seu.

Identifique os outros projetos da mesma organização que estão em andamento, ou em iniciação. Identifique possíveis interfaces entre o seu projeto e os demais. Estas interdependências precisarão ser bem resolvidas no planejamento e na execução, para que o seu Projeto - e a organização como um todo - possa obter a produtividade dos recursos compartilhados, elevar os benefícios e cumprir as suas metas estratégicas de negócio.

Descreva aqui de forma resumida as interfaces identificadas.

  • Riscos potenciais identificados

[Riscos são eventos ou condições incertas que, se ocorrerem, terão um efeito positivo ou negativo em pelo menos um dos objetivos do projeto - de custo, de prazo, qualidade, etc. Esses eventos ou condições incertas podem ter como fonte os métodos de trabalho, tecnologia e recursos humanos necessários para o desenvolvimento e colocação em uso do produto do projeto. Podem ter origem nas atividades de operação e gestão de negócios da organização. Ou podem ainda ter origem externa relacionada a aspectos legais, normativos, ou de mercado].

Analise as  circunstâncias internas e externas que envolvem a realização do seu projeto. Identifique os principais fatores que, embora incertos, se ocorrerem, podem afetar a realização do trabalho, o cumprimento dos prazos e orçamentos estimados, a realização dos resultados desejados e o alcance do objetivo do seu projeto.

Descreva aqui de forma resumida os principais fatores os respectivos impactos que podem ter sobre prazos estimados, sobre as estimativas financeiras, sobre as  entregas, a qualidade das mesmas, e a satisfação das necessidades que dão origem ao projeto.

  • Patrocinador do projeto

[Patrocinador do Projeto é a pessoa que autoriza, promove e apóia a execução do projeto.]

Identifique a organização responsável pelo projeto, e dentro dela o título e nome da pessoa que possui o nível de autoridade necessário e cumprirá o papel de patrocinador do seu projeto.

  • Gerente do projeto – responsabilidades e autonomia

[Gerente do Projeto é a pessoa responsável pelo gerenciamento, e pelo sucesso ou fracasso, do projeto.]

[Responsabilidades são os deveres a serem cumpridos pela pessoa designada para atuar como Gerente do Projeto]

[Autonomia é expressa pelas Atribuições de autoridade dadas ao Gerente do Projeto para tomar decisões e efetuar definições no projeto para o qual foi designado.]

Identifique aqui o nome da pessoa que atuará como gerente do seu projeto.

  • Equipe preliminar do projeto

[Pessoas envolvidas na Fase de Iniciação do projeto mais as pessoas que participarão das atividades iniciais da Fase de Planejamento.]

Identifique aqui nomes e títulos dos membros da equipe preliminar.

  • Assinaturas

[Do Patrocinador e do Gerente do Projeto]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (133.1 Kb)   docx (321.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com