TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO ADM

Por:   •  27/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.205 Palavras (17 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 17

Há três estruturas organizacionais clássicas – a organização funcional ou hierárquica, a organização por força tarefa e a organização matricial. Embora outras formas de organização possam ser adotadas, caracterizam-se como variações destas.

A organização funcional ou hierárquica

A) tem formato piramidal.

B)tem níveis de gerência estratificados.

C ) define claramente a autoridade.

D )agrupa os funcionários conforme suas especialidades.

E )(Todas as alternativas anteriores estão corretas).

 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.

Há três estruturas organizacionais clássicas – a organização funcional ou hierárquica, a organização por força tarefa e a organização matricial. Embora outras formas de organização possam ser adotadas, caracterizam-se como variações destas.

A organização funcional ou hierárquica

A )é caracterizada pela criação de uma equipe específica para a realização de determinada missão ou objetivo.

B )é orientada para a tarefa.

C )exige que cada funcionário tenha um superior bem definido.        

D) é protegida dos conflitos externos.

E )(Todas as alternativas anteriores estão corretas).

Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C.

Uma estrutura organizacional composta por uma equipe criada especificamente para a realização de determinada missão ou objetivo, na qual o gerente de projetos tem uma posição de prestígio, autoridade e responsabilidade, é orientada para a tarefa e para a equipe, sendo desimpedida de restrições impostas pela organização externa e protegida de conflitos internos.
A grande desvantagem dessa forma de organização é a mobilização e a desmobilização de pessoal – que são difíceis – já que o trabalho é de natureza temporária, dificultando os momentos de agregação da equipe e de dispensa, o que torna impossível manter os grandes especialistas.

Estamos falando da estrutura organizacional de tipo

A)        funcional.

B)         força tarefa.

C)        matricial.

D)        (Todas as alternativas anteriores estão corretas)

E)        (Nenhuma das anteriores está correta).Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: B.

 Leia atentamente o texto a seguir:

Há uma estrutura organizacional considerada como a solução mais moderna de gestão, pois apresenta a vantagem de agilizar a organização dada a maior velocidade de processamento das informações e o fato de trabalhar com recursos compartilhados, atendendo às necessidades a despeito dos obstáculos que possam surgir.
Algumas de suas vantagens são: (1) maior capacidade de processamento de informações tendo em vista a velocidade e agilidade de seus canais horizontais de comunicação e (2) posse de um meio termo aceitável quanto ao prazo, qualidade, custo, satisfação no trabalho em equipe etc.
Algumas de suas desvantagens são: (1) conflitos que podem surgir devido a disputas internas, (2) necessidade de definir com precisão as diversas responsabilidades para evitar operações duplicadas, (3) complexidade da matriz e (4) falta de equilíbrio em favor da sinergia do grupo.

Os elementos mencionados acima são próprios de uma estrutura organizacional de tipo

A )hierárquico.

B ) força tarefa.

C )matricial.

D )(Todas as alternativas anteriores estão corretas).

E )(Nenhuma das alternativas anteriores está correta).

 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C.

A estrutura organizacional do tipo matricial pode ser caracterizada pela

A )        constituição de uma equipe heterogênea de especialistas em diferentes áreas, deslocados de suas funções habituais para se dedicarem a uma tarefa específica.

B ) combinação de formas de departamentalização funcional e de produto, ou de projeto, na mesma estrutura organizacional.

C ) delegação de autoridade e responsabilidade às equipes, que se tornam autônomas e autossuficientes para decidir sobre seu trabalho.

D ) reunião de especialistas em torno de atividades similares, agrupadas e identificadas de acordo com os seus fins.

E )combinação de órgãos de linha, diretamente relacionados aos objetivos vitais da empresa e de órgãos de staff que apoiam os primeiros.

 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é:

Leia atentamente o texto a seguir:

Na departamentalização funcional os departamentos são formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns de um mesmo processo de trabalho. Em cada departamento cada pessoa é responsável por um processo especifico, adequado à sua especialização. Como os departamentos são formados de acordo com a principal função especializada, as principais áreas adotadas são as de produção, vendas e finanças, podendo também ser incluídas outras áreas, como a de recursos humanos. Esse tipo de departamentalização é o mais comumente adotado nas organizações.

Podem ser consideradas vantagens da departamentalização funcional:

A )melhora a coordenação intradepartamental, dada a facilidade de contatos e de comunicação num mesmo departamento, por haver compartilhamento de um mesmo conhecimento técnico.

B)incentiva à especialização técnica, pois estabelece carreiras para os especialistas em suas áreas de especialização, oferecendo-lhes a supervisão de profissionais da mesma especialidade.

C )orienta as pessoas para atividades específicas, concentrando sua capacidade de maneira eficaz, garantindo o máximo de utilização das habilidades técnicas e simplificando o treinamento do pessoal.

D )reduz custos devido ao fato de uma tarefa ser realizada em conjunto.

E )(Todas as alternativas anteriores estão corretas).

Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E

Leia atentamente o texto a seguir:

A organização funcional tem a desvantagem de reduzir a cooperação e a comunicação interdepartamental (contato e comunicação entre diferentes departamentos), dado o isolamento de cada departamento em relação aos demais, pois cada departamento funcional possui os próprios objetivos e prioridades. Essa dinâmica favorece a criação de barreiras e a ocorrência de conflitos entre departamentos, além de limitar a autoridade e as tomadas de decisão dos administradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (116.8 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com