TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalhador Moderno

Por:   •  12/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.111 Palavras (13 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 13

FATEC GUARULHOS

 

 

 BIANCA CAROLINA POSSENTI

 

 

PROJETO INTEGRADOR II


 

O Trabalhador Moderno – como a política da sustentabilidade está norteando o mercado consumidor

 

 



Trabalho apresentado como Projeto Integrador do segundo semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob orientação da Profª. Sueli Medeiros Nanni.

 

 

  

 

São Paulo

2018

        O TRABALHADOR MODERNO – COMO A POLÍTICA DA SUSTENTABILIDADE ESTÁ NORTEANDO O MERCADO CONSUMIDOR

1.INTRODUÇÃO

O presente trabalho de Projeto Integrador possui como temática norteadora a convivência entre velhos e novos modelos de negócios na economia globalizada, analisando os obstáculos, desafios e perspectivas para os processos de gestão da sustentabilidade. Como base para desenvolvimento foi proposta a análise de dois filmes – The Lunchbox e Um Senhor Estagiário – além de leitura de diversas notícias a respeito de aplicativos e consumo consciente, principalmente no mundo da moda, além de um modelo indiano de entrega de marmitas que está inspirando pesquisas pelo mundo. Essas análises somadas com os conhecimentos adquiridos em aulas de várias disciplinas deste curso e experiência no mercado de trabalho e como consumidora auxiliaram no desenvolvimento desta pesquisa.

De maneira geral, este trabalho se contextualiza no período em que vivemos, ou seja, marcado por cada vez mais tecnologia e por um mercado consumidor exigente em termos de qualidade e conforto. Embora diferentes lugares e culturas sejam analisadas aqui, a proposta de rapidez e sustentabilidade está fortemente presente.

O filme “The Lunchbox”, por exemplo, retrata o dia a dia de entregadores de marmitas em Mumbai, os chamados Dabbawallahs, que seguem um esquema logístico muito antigo e que hoje faz muito sentido para o mercado mundial por representar rapidez, sustentabilidade, relevância social e um índice mínimo de equívocos. Este faz uma ligação com a notícia “Os Marmiteiros de Harvard”.

 Já o filme “Um Senhor Estagiário” retrata um senhor que foi contratado para ser estagiário em um e-commerce de moda através de uma política social implantada na empresa. Por ser uma empresa moderna, há o conflito de mentalidade e métodos de trabalho entre o estagiário e os trabalhadores mais jovens. Este filme também pode ser concatenado com os diversos artigos lidos que também apresentam esta proposta do moderno, do sustentável, do compartilhado, do social, entre outros.

O objetivo desta pesquisa é compreender como a tecnologia afeta os negócios atualmente em diversas partes do mundo e como se dá as políticas de sustentabilidade em uma sociedade em que seus indivíduos são bombardeados diariamente por anúncios e propagandas em todos os meios de comunicação, além da influência exercida pelos chamados “digital influencers” – blogueiros, youtubers – que estão sempre mostrando algum produto a ser consumido. É neste contexto que surgem aplicativos e comércios colaborativos, onde o compartilhar é a base. Por fim, é interessante também pensar como se dá a assimilação destes conceitos novos, tanto de consumo como de trabalho, por pessoas de diferentes idades, moradoras de lugares distintos do planeta, com cultura, pensamento e classe social diversos.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 THE LUNCHBOX

O filme “The Lunchbox” retrata o sistema único de entrega de marmitas aplicado em Mumbai, na Índia. A trama se dá basicamente em uma mulher que tenta reavivar seu casamento oferecendo comida caseira diariamente a seu marido pelo sistema de entregas, contudo, este caso em especifico acabou fazendo parte da mínima chance de erros neste modelo, fazendo com que sua refeição chegasse as mãos de um funcionário público prestes a se aposentar e que vivia sem muitas perspectivas de vida após a morte de sua esposa. Esses dois personagens começaram a trocar mensagens por meio das marmitas e se ajudarem com seus problemas.

            O mais importante neste filme é analisar a logística simplificada deste sistema de entregas, pois como atualmente tecnologia e inovação são imprescindíveis para o sucesso de qualquer organização e a modernização se faz cada vez mais necessária para atingir a eficiência exigida pelo mercado, a forma mais rústica e arcaica dos dabbawallahs ultrapassa toda as questões de eficiência e rentabilidade atuais, e mesmo assim é considerado o mais eficiente do mundo. Provando que a falta de tecnologia não quer significa fracasso ou atraso.

Os dabbawallahs foram estudados por Harvard não apenas por sua eficiência, mas também pela sua capacidade administrativa. A revista The Economist estima que ocorra 1 erro a cada 16 milhões de entregas, fazendo com que este serviço desperte a atenção pelo seu modelo logístico perfeito.

Aproximadamente 5.000 homens são responsáveis por entregar cerca de 200.000 refeições por dia nos escritórios de Mumbai. Por meio das ferrovias, bicicletas e a pé os entregadores distribuem as marmitas seguindo seu próprio itinerário. Quando as entregas terminam, eles estão livres para fazerem suas próprias refeições e então recomeçar o trabalho – desta vez, recolhendo as marmitas vazias e as entregando nas residências. O trabalho se inicia as 08:30 com a coleta nas residências e cada entregador fica responsável por aproximadamente 35 marmitas por dia e por memorizar e calcular todo o trajeto, pois qualquer atraso influencia negativamente as etapas seguintes.

O trabalho é feito em grupo. O primeiro realiza a coleta e a leva para a estação ferroviária mais próxima, para que então o segundo grupo a transporte em seguida e mais um as distribua no local indicado. Todo este sistema só é possível caso haja um código para o reconhecimento das marmitas, que passam por vários entregadores e percorrem quilômetros até chegar a seu cliente. Além disto, é importante pensar que a maioria dos dabbawallahs são analfabetos. Foi criado então um código composto por símbolos e cores pintadas nas embalagens. Cada grupo é autônomo para criar seu próprio código.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (164.6 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com